Drama na água: Tibiriçá Cruz, um herói
O sargento Tibiriçá Cruz, salva-vidas do Posto 12 da Praia do Pontal, foi “convocado” para participar do resgate da menina por um motorista, que o conduziu, junto com outros dois colegas, ao local do acidente.
Antes de deixar a guarita em que trabalha, levou uma máscara de mergulho, uma faca e uma corda. O equipamento foi essencial durante o resgate. A faca foi usada para facilitar as buscas no momento em que o veículo foi localizado.
A corda foi amarrada no veículo, que foi retirado da água. Mas o conhecimento em primeiros socorros foi ainda mais importante do que a utilização do equipamento. Quando segurou a criança nas mãos ainda dentro d‘água, o sargento fez respiração boca-a-boca.
— Esse procedimento é essencial. Quando a criança expeliu água, percebi que era possível que ela saísse do acidente com vida.
O resgate também mobilizou pessoas comuns, como o administrador Daniel Cardoso, de 31 anos, que passava pelo local e não pensou duas vezes na hora de ajudar nas buscas.
— Ouvi a mãe gritando: “A minha filha tá dentro do carro”. Decidi ajudar. Se a minha filha estivesse nessa situação, também gostaria que as pessoas agissem assim — disse Daniel, pai de uma menina de 11 meses.
(FONTE: Jornal EXTRA, 15/02/2011, reportagem)
"Nesta hora,
esquecemos a indiferença com que somos tratados,
esquecemos os baixos salários que nos são pagos,
esquecemos a má alimentação,
esquecemos as horas de folga comprometidas,
esquemos a fadiga,
enfim,
esquecemos todos os nossos problemas,
apenas oramos a Deus para que nos acompanhe,
ajudando a salvar uma vida, e a voltarmos para nossos familiares.
Belo resgate!!
Mais uma missão cumprida!!
Ser Bombeiro é na paz a sagrada missão!!
Só quem é Bombeiro sabe e se orgulha!!
E isso, ninguém nos tira!!
Parabéns aos bravos guerreiros que efetuaram, com técnica e perfeição, esse resgate!!
Que Deus continue nos abençoando e permita que em breve,
esta menina possa estar trazendo alegria para sua casa!"
(texto retirado do orkut, comunidade cbmerj)
Só nos resta reverenciar, aplaudir e aprender com mais essa lição de eficiência, preparo técnico e compromisso com o dever de "VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR" proporcionada por nossos companheiros.
Minha continência a todos BOMBEIROS que participaram desse brilhante salvamento!
A cada salvamento desses que assistimos ou participamos, aumenta o orgulho por nossa profissão (mesmo que inversamente proporcional à admiração por nossa corporação)!
JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞۞