terça-feira, 20 de julho de 2010

BOMBEIROS: A PROFISSÃO MAIS RESPEITADA DO MUNDO

"Pesquisa feita no Brasil e em outros 17 países indica que a confiança depositada pelos eleitores nos políticos diminuiu de 2009 para 2010. O estudo, conduzido pelo grupo alemão GfK, avaliou a credibilidade de 20 categorias profissionais. A classe política só não caiu no ranking porque já ocupava o último lugar.
Na classificação internacional de 2009, políticos eram considerados confiáveis por 18% dos entrevistados. Em 2010, apenas 14% tiveram essa opinião. No Brasil, a queda foi maior: de 16% para 11%, informa o repórter do UOL Fábio Brandt. Quer dizer: os políticos brasileiros estão 36 pontos atrás do 2° grupo menos confiável, os executivos de bancos, que têm a confiança de 47% das pessoas.
Abaixo, quadros com os índices de confiabilidade de cada profissão avaliada pelas pesquisas de 2009 e de 2010:


A pesquisa de 2010 foi realizada de 1 a 29 de março, com 18,8 mil pessoas, sendo mil brasileiras. Em 2009, foram 17,2 mil entrevistados (mil brasileiros).
Participaram das pesquisas de 2009 e de 2010 Brasil, EUA, Itália, França, Espanha, Índia, Suécia, Colômbia, Portugal, Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Polônia, Romênia, Bulgária, República Tcheca e Hungria. Em 2009 também participaram Grécia, Rússia e Suíça. Em 2010, entraram Holanda e Turquia."
Fonte: http://www.redebrasildenoticias.com/2010/06/politicos-sao-ultimos-colocados-em.html

"De um lado, bombeiros, carteiros, professores e médicos com uma taxa de aprovação com a qual os presidentes Lula e Barack Obama apenas sonham. De outro, os políticos e a polícia. Uma pesquisa do grupo alemão GfK mediu a credibilidade de 20 categorias diferentes de profissionais e instituições. Com mais de 18 mil pessoas entrevistadas (mil só no Brasil), o estudo aponta quem, na opinião do povo, é digno de confiança.

Os bombeiros foram unanimidade e estão no 1.º lugar desde o ano passado, com 98% de aprovação dos brasileiros. Desde maio, o socorrista Roberto Chinda possui não só o reconhecimento da população, mas também o dos seus colegas de 1.º Grupamento, que engloba os 10 quartéis do Corpo de Bombeiros de Curitiba. Ele foi eleito o bombeiro do mês. “Ter esse reconhecimento significa que eu fiz o que era esperado e tive um comportamento exemplar no meu trabalho e com meus colegas”, conta um satisfeito Chinda, que está há nove anos na corporação.

O subcomandante do grupamento, major Ricardo Silva, explica que a eleição ocorre todo mês. “Os 350 bombeiros colocam na urna o nome de um colega. É o reconhecimento dos pares por um trabalho bem desempenhado e um comportamento exemplar”. A fotografia do bombeiro eleito passa a fazer parte de uma galeria com os outros escolhidos durante o ano.

A carteira Simone do Rocio Meira da Silva, 38 anos, é representante da categoria que conquistou o 2.º lugar de confiança no coração do brasileiros, com 92% de aprovação. Com oito anos de profissão, ela acredita que a confiança venha do contato direto e diário com as pessoas a quem atende. “Eles até reclamam quando há uma mudança. Já estão acostumados com o meu jeito e estranham qualquer pessoa diferente”. No Santa Quitéria, onde trabalha, Simone é conhecida de Terezinha Nazarko, salgadeira do bairro. “Converso com a Simone toda vez que ela passa por aqui, conhece até meus netos.”

Efeitos da crise

Promessas não cumpridas em época de crise financeira mundial podem ser, segundo o cientista político e sociólogo da Universidade Federal do Paraná Ricardo Costa de Oliveira, o motivo pelo qual os políticos aparecem em última posição na lista brasileira, atrás de outras 19 diferentes profissões. No ranking internacional, a categoria também ocupa as últimas colocações.

O estudo da GfK revela ainda uma curiosidade: o índice de confiança nos diretores de grandes empresas continua em queda mundialmente desde 2008, ano em que a crise financeira mundial começou com o estouro da bolha imobiliária norte-americana. A aprovação desses profissionais passou de 36% da população mundial para 33% no ano passado e 31% este ano."

Fonte: gazetadopovo.com.br



Muito nos orgulham tais pesquisas. Só quem é sabe a responsabilidade e o prazer que temos em desempenhar a missão da profissão de maior confiabilidade no planeta.
Parabéns aos homens e mulheres que nos elevam à essa condição!

"E muitos pensam que é brincadeira
quando falamos o que passamos
Mas só estando nessa carcaça pra saber o que serei
Serei um combatente audaz e não vacilarei jamais
Salvando em guerra ou na paz!"

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

3 comentários:

  1. ..." TALVEZ RESPEITO... SEJA FAZER TANTO POR TÃO POUCO!!!"

    ResponderExcluir
  2. Só quem não sabe disto são os nossos governantes!!!
    Um absurdo!!1

    ResponderExcluir
  3. Marina Silva...Presidente; Fernando Gabeira...Governador; Cesar Maia...Senador; Ten Lauro Botto 4330...Dep Federal; Cel Marcos Silva 22783...Dep Estadual !

    Bombeiro vota em BOM Bombeiro!!!

    ResponderExcluir