segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DEPOIMENTO DE UM BOMBEIRO MILITAR NO www.gabeira43.com.br

Caro Gabeira,

sou mais um servidor público oprimido pelo descaso de não apenas este des-governador atual como de seus antecessores.

Como sou um orgulhoso Bombeiro Militar, a cada dia que passa vejo companheiros valorosos pedirem baixa para empregos melhor remunerados, ou simplesmente cruzarem seus braços e passarem seu tempo de carreira na morosidade.

Quando ouvi Sérgio Cabral dizer que o CBMERJ é o mais equipado do Brasil, quase caí para trás tamanha a falácia dita.

Como Soldado ou Cabo a Corporação deveria “pagar” o fardamento completo pelo menos 1 vez ao ano e a 12 anos não é feito isto, uma vez que descobriram que não gostamos de andar rotos e infelizmente temos que gastar nosso absurdo salário (menor do Brasil) para nos compormos, pois muitas vezes o Bombeiro é punido por não estar com a farda como deveria. (MESMO OS SUPERIORES SABENDO DE TODAS ESTAS CONDIÇÕES)

Quanto aos E.P.I’s ( Equipamento de Proteção Individual), este, jamais foi “pago” para nós, as luvas de procedimento são muitas vezes conseguidas nos hospitais que levamos nossas vítimas, pois as caixas de luvas que são mandadas para as viaturas do G.S.E são apenas para uso deles e diga-se de passagem poucas caixas.

Luvas de couro é cada um por si, equipamentos de pronta resposta a emergência química não existe pois em meu quartel só existe o livro da ABIQUIN e nada mais rsrsrs.

Roupas de aproximação que por obrigação deveriam que ser individuais como em todos os outros estados, os valorosos Bombeiros são obrigados a usar infinitas vezes a mesma roupa usada pelos outros companheiros, sujas de outros incêndios, de suor e de resíduos químicos, a mesmas roupas são de validade há muito ultrapassadas.

Capacetes de proteção, enquanto outros estados, como por exemplo: São Paulo, possuem capacetes (também individuais) com toda a proteção possível incluindo o pescoço, óculos de proteção de 2 tipos já no próprio capacete , aqui no Rio de Janeiro foi reinventado um capacete já há muito tempo em desuso sob a desculpa que ele estava resgatando a tradição do CBMERJ, quase não protege nada, é incômodo de usar e não atende em nada nossas necessidades, já os capacetes que se poderia alegar serem para incêndio, não são individuais, já estão fora de validade e por serem velhos muitos estão quebrados e nunca foram repostos.

Já quanto as viaturas, foi entregue em vários quartéis a viaturas A.T.E (Auto Tático de Emergência), em tese, é uma viatura muito prática e bonita, e fica por aí.
Embora seja totalmente leigo no assunto, em uma licitação deve ser feita o pedido de uma viatura no mínimo
de acordo com as condições do Estado que a pediu, esta viatura que veio é européia (de acordo com que me falaram):

-primeiro: após entregue no quartel , ela teve que trocar um componente no motor para ela se adaptar ao padrão de diesel do Brasil.

-segundo: sendo uma viatura híbrida ela é ao mesmo tempo viatura de água, de busca e salvamento e emergência médica:
1- Quanto a parte de água, ela só aceita água totalmente se resíduos, ou seja, nem dos nossos tradicionais hidrantes é possível recarregá-la, a muito custo fizemos uma gambiarra com filtros para podermos usar.
2-Busca e salvamento,as únicas coisas realmente de busca e salvamento é a moto-serra (muito boa por sinal), e um LUKAS elétrico que jamais será usado novamente após a bateria dele arriar pois a mesma também jamais será comprada para substituição (alguém aposta?).
3-Emergência médica, foi gasto uma verdadeira fortuna nesta parte, material de primeira, para nunca ser usada, o próprio G.S.E disse que não existe protocolo para se usar esta viatura, no interior estão colocando combatentes para correr para socorro nelas e nem é para rebocar vítimas pois as ordens que temos é para não usarmos nada e ficarmos no local esperando nossas ambulâncias chegarem. Equipamentos alemães de emergência para queimaduras, esfolado e parto irão estragar pois não serão usados e jamais repostos também. Kit de respiração artificial, balas de oxigênio, equipamento de choque e monitoração cardíacas paradas no tempo e espaço.

O que estou dizendo é a nossa realidade, e ela é muito fácil de ser constatada pois é só perguntar para algum Bombeiro Militar. Muitos tentarão “encobrir o sol com a peneira”, mas acreditem tudo dito aqui é apenas a ponta de um iceberg.

Caro Gabeira, não sei se o que foi dito aqui possa servir para algo, mas com certeza quando fores o governador do Rio terá uma maior ótica sobre minha amada Corporação e fará com que o cidadão pense um pouco mais sobre o nosso cotidiano.

Mais um recado para o cidadão, podem ficar despreocupados, mesmo com todas as dificuldades prevalecemos, podemos não ser os melhores equipados do Brasil como foi dita a mentira do atual governador deste Estado, MAS COM CERTEZA SOMOS OS MELHORES BOMBEIROS DO BRASIL.

Abraços

2 comentários:

  1. Será que tem alguem do ministério publico vendo este post?

    Por que quando se trata de um praça eles sempre veem e qualquer coisa vira conselho de disciplina, agora esta "cagada" sera que tem culpado culpado?

    ResponderExcluir
  2. nossa parabésn por essas lindas msg em sucesso an sua vd...

    ResponderExcluir