sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BOMBEIROS DO RIO VOLTAM DO HAITI E SÃO RECEBIDOS COMO HERÓIS


"Os bravos estão de volta. Depois de 20 dias procurando sobreviventes sob escombros da capital do Haiti, Porto Príncipe, os 31 bombeiros do Rio voltam para casa hoje cheios de orgulho. Eles conseguiram salvar três pessoas soterradas após o terremoto e formaram uma legião de fãs entre os haitianos. Além disso, foram, entre todas as equipes de resgate de vários países do mundo, a única nas ruas 24 horas por dia, desde que chegaram, na madrugada do dia 13.
“Não fomos escolhidos à toa. Fizemos parte de um plano divino e, depois disso, nunca mais veremos o mundo da mesma forma”, garante o coronel Marcelo Canetti. Médico, ele socorreu a enfermeira haitiana Jean Baptiste, grávida de três meses, a primeira vida salva pelos cariocas, quatro dias depois do terremoto. “Ela só sobreviveu porque ficou protegida por um ‘casulo’ formado por camas. Assim que conseguimos tirar um de seus braços dos escombros, a colocamos no soro para hidratá-la. Quando soubemos que ela está grávida, ficamos ainda mais felizes”, contou Canetti.

A equipe também resgatou 57 corpos. Os equipamentos que levaram para o Haiti foram fundamentais. O mais utilizado foi uma tesoura hidráulica, comumente usada para retirar vítimas de acidentes de carro das ferragens.

“Com ela, pudemos cortar os ferros das camas e vergalhões que estavam sobre a enfermeira. Ajudamos inclusive bombeiros de outros países, que não tinham equipamentos tão modernos”, disse o tenente-coronel Ricardo Loureiro, chefe da missão.

Eles também levaram almofadas infláveis, capazes de levantar vigas de concreto depois de cheias, permitindo o acesso dos militares aos feridos. “Temíamos por novos abalos que poderiam soterrar ainda mais as vítimas”, explicou o coronel.

Menos de 24 horas antes de desembarcar no Haiti, o grupo procurava por sobreviventes das inundações de Angra dos Reis. Os homens pouco dormiram ou comeram. “Fomos direto para os escombros. Dos bombeiros de todo o mundo, fomos os únicos que trabalharam 24 horas”, contou Loureiro."


MAIS UMA BRILHANTE MISSÃO CUMPRIDA POR ESSES HERÓIS SEM RECONHECIMENTO DO RIO DE JANEIRO. ALIÁS, ESSA SERIA UMA OPORTUNIDADE DE O GOVERNO DO ESTADO VALORIZAR A INSTITUIÇÃO PÚBLICA QUE MAIS CONTRIBUI PARA O SEU GOVERNO E PARA O BEM-ESTAR E SEGURANÇA DA POPULAÇÃO FLUMINENSE, BRASILEIRA E ATÉ HAITIANA!

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

5 comentários:

  1. Bombeiros do Rio voltam do Haiti, são recebidos como heróis e ... continuam com o PIOR SALÁRIO NACIONAL !!! Uma VERGONHA ! Será que nenhum político consegue enxergar isso ?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite !
    Ten Bm Lauro Botto sou o 3 Sgt BM Barbosa Gse ,venho por meio desta sugerir se não foi ainda sugerida uma campanha nacional nas radios e tvs de nossa nação para produção de um comercial, bastando para isso criar uma conta para doação para expandir esse assunto e conquistarmos a opnião publica . Juntos somos fortes !

    ResponderExcluir
  3. bravos herois...tenho orgulho de nossa profissao...e tambem de saber que e um corpo de bombeiros dos mais qualificados do mundo....pena que mau remunerado.........juntos somos fortes...PEC 300

    ResponderExcluir
  4. PARALIZAÇÃO JÁ! GREVE JÁ ! DE NORTE A SUL DO RIO DE JANEIRO! DE NORTE Á SUL DO BRASIL! É QUESTÃO DE HONRA PARA NOSSAS FAMÍLIAS QUE ESTÃO PASSANDO NECESSIDADES! NÃO PODEMOS MAIS VIVER ATRELADOS A DESCONTO EM FOLHA DO BMG,ITAU,CRUZEIRO DO SUL, MERCANTIL..., NÃO PODEMOS FICAR A MERCE DE DESGOVERNOS COMO O S.CABRAL, NÃO PARA GLOBO, NÃO PARA O GAROTINHO, NÃO PARA PINOQUIO CABRAL, NÃO PARA AS BOLSAS,SIM,SIM,SIM,SIM,SIM PARA VALORIZAÇÃO DE NOSSA CLASSE, BASTA COM ESSA SITUAÇÃO, FIM DA REPRESSÃO, VAMOS FAZER UMA PARALIZAÇÃO DE HORAS, QUANTAS HORAS? NÃO SEI, É QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PARA NÓS DA SEGURÃNÇA RIO, OU EM BREVE ESTAREMOS RECEBENDO NO TOTAL DE UM SÁLARIO MÍNIMO.
    NÃO SENDO APROVADA A PEC NA CÂMARA ATÉ DIA 28 FEV, VAMOS ADERIR A CAMPANHA NACIONAL DE PARALIZAÇÃO,PARA UMA REMUNERAÇÃO MAIS JUSTA,PRAÇA E OFICIAL.
    CB BM INDIGUINADO

    ResponderExcluir
  5. Tenente Lauro
    Mais uma vez dirijo-me ao Senhor pra dizer que leio todos os dias o seu blog, está na minha lista de favoritos, admiro muito a sua luta pela causa dos bombeiros do nosso Estado.
    O assunto que venho tratar é em relação a essa desastrada política de gratificações do nosso RJ. Ao ler o jornal de hoje, dia 06/02, fiquei triste com a notícia de que o bombeiro Glauco Monteiro Coelho, do 13º GBM, caiu de um telhado quando combatia às chamas de algumas lojas que se incendiaram. A queda, de aproximadamente dez metros, fez com que o militar sofresse queimaduras em 80% do corpo.
    Curioso que sou, fui ver o RG do militar e verifiquei que o mesmo se encontra no Combate à dengue, de maneira que esses 686,00 complemente seu salário e dê uma condição melhor para sua família.
    A pergunta que faço é: o militar será excluído da dengue? tudo leva a crer que sim, pois esse trabalho é um "bico oficial". Isso demonstra a necessidade de lutarmos sempre por MELHORES SALÁRIOS, pois gratificações temporárias de todas as espécies são odiosas, nos tornam escravos de quem paga.
    De resto, é torcer pela recuperação do militar, mais um herói do fogo que não tem reconhecimento por parte dos nossos governantes, mas que não se furta a salvar vidas e proteger riquezas de quem ao menos conhece.
    Tenente, firmeza no propósito, que Deus o abençõe, sou seu fã incondicional.
    SGT Renato Neves, DBM 1/2 Ramos

    ResponderExcluir