sábado, 22 de agosto de 2009

CONVERSA DE CASSINO.

Nessa última semana, estive conversando com dois oficiais superiores a respeito da nossa situação atual, no que diz respeito à motivação dos nossos oficiais em assumir funções de comando em nossas OBM. Em uma conversa bem franca e amigável, tive a oportunidade de ver que, por estarmos vivendo situações jamais vistas desde 1856, onde há soldados com salários superiores aos de capitães, tenentes, subtenentes e sargentos; onde cabos QBMP/06 ou QBMP/11 recebem gratificações superiores às de um comandante de GBM; Onde Tenentes QOS percebem salários superiores até que os de coronéis; até nossos oficiais superiores andam desmotivados e insatisfeitos, assim como a imensa maioria da tropa que se alimenta exclusivamente do orgulho e apreço à profissão para diuturnamente desempenhar nossa missão de VIDA ALHEIA E RIQUEZAS SALVAR! tão esquecida e subjulgada, ultimamente.
Nossos salários (OS PIORES DO BRASIL!) fazem estragos possivelmente irreparáveis em nossa corporação.

Um daqueles oficiais superiores, tal como muitos em nossa caserna, me indagava a respeito de questões salariais, subordinação política, etc. e me dizia que, infelizmente, nossa situação não tem jeito e que jamais mudará, tendo suas palavras corroboradas pelo outro oficial superior. Prontamente pedi a palavra e disse que, apesar de entender o ponto de vista e aceitá-lo, DISSE QUE NOSSA SITUAÇÃO, CERTAMENTE, MUDARÁ, SIM!

Apesar de vermos, inclusive, oficiais expoentes desmotivados e céticos, assim como 99% da tropa, TENHO A MÁXIMA CERTEZA QUE O FUTURO NOS PERMITIRÁ O REVÉS DA INACEITÁVEL, DESMOTIVANTE, DEGRADANTE,... SITUAÇÃO ATUAL!

Aprendi em meus primeiros dias de Bombeiro que não recuamos, seja lá diante de qual adversidade for. E não será por causa de seres temporários que devemos fazê-lo.

O CORPO DE BOMBEIROS É MUITO MAIOR QUE QUALQUER UM QUE OSTENTE UMA POSIÇÃO TEMPORÁRIA E EXISTIRÁ ATÉ O ÚLTIMO INSTANTE QUE HOUVER A NECESSIDADE DE SERVIR AOS CIDADÃOS BRASILEIROS!

Não podemos acreditar que o fim da linha chegou se essa "batalha" não tem fim.

NÓS, JUNTOS, VAMOS MUDAR O RUMO DE NOSSA HISTÓRIA, MESMO QUE NÃO MAIS AQUI ESTEJAMOS PARA PRESENCIAR TAL MUDANÇA DE RUMO!


JUNTOS SOMOS FORTES

LAURO CÉSAR BOTTO MAIA

1º TEN BM QOC

3 comentários:

  1. A MOTIVAÇÃO NO CBMERJ É SÓ PARA QUEM TÊM GRATIFICAÇÃO......HOJE O 1º TEN BM GANHA 1800 REAIS NO RIO DE JANEIRO E UM SOLDADO EM BRASÍLIA QUASE 5000 REAIS....UM CAP BM RJ 2500 E EM BRASÍLIA 9000 REAIS.....O TEMPO PASSA E O NOSSO GOVERNADOR NÃO FALA NADA DE AUMENTO , SÓ GOMA....E O CMT GERAL DA PM ENVIOU UM PROPOSTA DE GRATIFICAÇÃO RIDÍCULA EXCLUINDO APOSENTADOS E LICENCIADOS..NÃO VEJO NINGUÉM DA ÁREA DE SEGURANÇA ( AUTORIDADE) EM PRESSIONAR O GOVERNADOR EM MELHORAR ESSE SALÁRIO DE FOME.....COM ISSO A MOTIVAÇÃO QUE EXISTE É SIMPLISMENTE CORRE ATRÁS AQUI FORA POR SENÃO OS FILHOS PASSAM FOME, O ALUGUEL NÃO É PAGO, A LUZ É CORTADA E VOU TER QUE APELARA PARA A ESCOLA PÚBLICA...POR QUE COM ESSA MISÉRIA NÃO DÁ!!!!! ACONSELHO OS JOVENS OFICIAIS A ESTUDAREM E TENTAREM UM OUTRO CONCURSO....POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL 5.900 REAIS, AUDITOR FISCAL 14000 REAIS, DELEGADO ESTADUAL 7.800 REAIS........E AQUI NO CBMERJ UM CORONEL COM 30 DE SERVIÇOS SEM GRATIFICAÇÃO CHEGA NO MÁXIMO A 5.500 REAIS....O SÉRGIO CORTES FOI OFICIAL MÉDICO E VAZOU DO CBMERJ.....COMO OFICIAL( MAJOR) HJ NÃO GANHARIA 3000 REAIS E COMO SECRETÁRIO DEVE TIRAR UNS 20.000 REAIS........

    ResponderExcluir
  2. trabalho na área de saude e não ganho!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. BOMBERO CARLOS FONSECA - CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT28 de agosto de 2009 12:30

    AOS CAMARADAS BOMBEIROS, POLICIAIS, PARENTES, AMIGOS, VIZINHOS E SIMPATIZANTES......
    SOU UM CARIOCA DE BRAS DE PINA, 47 ANOS, SOU REFORMADO POR GRAVE ACIDENTE EM SERVIÇO, SOU POLICIAL MILITAR E BOMBEIRO MILITAR DO ESTADO DO ACRE E QUERO DIZER-LHES DO ORGULHO QUE SINTO DE TODOS OS COLEGAS BOMBEIROS DO BRASIL. SÃO 5 ANOS MUDANDO DE UM LUGAR PARA OUTRO FUGINDO DA VIOLENCIA, LUGARES COMO, PRAIA DE CANOA QUEBRADA EM ARACATI NO CEARÁ, RECIFE, FORTALEZA, CAUCAIA, SAQUAREMA E, HOJE AQUI NA CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO, 64 KM DE CUIABÁ, A COISA ESTÁ CALMA.
    PELA PRIMEIRA VEZ EM 25 ANOS ESTOU SENTINDO A UNIÃO DE TODOS, (QUASE TODOS) NO SENTIDO DA BUSCA POR DIGNIDADE PELO MENOS NO QUESITO SALÁRIO, AFINAL, O ESTRAGO PSICOLÓGICO JÁ FOI FEITO HÁ MUITO TEMPO E ALGUNS COLEGAS PERECERAM SEM TEREM AO MENOS A OPORTUNIDADE DE MANIFESTAREM-SE. AOS QUE PARTIRAM, DESENCARNARAM, A NOSSA JUSTA HOMENAGEM E QUE A NOSSA VITÓRIA FIQUE PARA ESPOSAS, FILHOS E NETOS DESTES QUE PARTIRAM. E, AOS COLEGAS BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO, ESTEJAM UNIDOS E PARTICIPEM DA VOTAÇÃO PARA A ELEIÇÃO DE NOVO REPRESENTANTE, ISSO É URGENTE ! COM A PEC 300, TEREMOS DIGNIDADE E MESMO COM TANTA PREVARICAÇÃO, OMISSÃO, ABUSO DE PODER, AINDA ASSIM, OS COMANDOS PASSAM, GOVERNOS PASSAM E NÓS BOMBEIROS CONTINUAREMOS SENDO A INSTITUIÇÃO MAIS ACREDITADA NÃO SÓ DO BRASIL, MAS DO PLANETA TERRA ! SINTO ORGULHO DE VOCÊS E, NOSSAS FAMILIAS, AMIGOS E PARENTES TAMBÉM SENTEM.
    AO TEN. BM BOTTO, AQUELE ABRAÇO BOMBEIRÍSTICO E, QUALQUER UM DOS COLEGAS VINDO À CHAPADA DOS GUIMARÃES, AQUI ESTAREMOS PARA RECEBÊ-LOS COM UM ABRAÇO DE IRMÃO QUERIDO DISTANTE.
    CARLOS FONSECA
    mergulhofonseca@hotmail.com
    (65) 8464-5013
    9218-1516

    ResponderExcluir