sábado, 6 de junho de 2009

VII ENCONTRO NACIONAL DE ENTIDADES DE MILITARES ESTADUAIS

"05.Jun.2009 Eneme: Senasp enfatiza importância da Conferência Nacional de Segurança Pública.

Secretaria Nacional de Segurança Pública reconhece e credencia trabalho da Feneme.


Impossibilitado de comparecer no VIII Encontro de Entidades de Militares Estaduais (Eneme), o Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, foi representado pelo coordenador-geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), coronel da reserva Edson Costa Araújo (PMGO), o qual falou sobre o tema “As Instituições Militares Estaduais no Sistema de Segurança Pública do Brasil”.

De acordo com o coronel Edson, a Federação Nacional de Entidades de Militares Estaduais (Feneme), embora criada recentemente, é uma entidade que, com sua seriedade e representatividade, possui toda credibilidade e reconhecimento junto ao Ministério da Justiça.

O palestrante destacou que, no âmbito do Estado democrático de Direito é a primeira vez que as atores da segurança pública em conjunto com a sociedade organizada, definirão os novos rumos do setor em nível federal. Após a realização das conferências livres, municipais e estaduais, acontecerá no mês de agosto a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que pretende propiciar a efetiva melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros.

MENSAGEM – Em mensagem enviada aos participantes do VIII Eneme, o secretário Ricardo Balestreri reconheceu a importância do trabalho desenvolvido pelas Instituições, por serem a única e última instância do poder público presente em todos os municípios brasileiros em contato perene com a população. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) viabilizou a participação de policiais e bombeiros militares de vários estados do país no Encontro.

“Os militares dos Estados são os verdadeiros operadores da segurança pública e não devem ser isolados, esquecidos. É nesse contexto que a Senasp pretente, cada vez mais, valorizar as funções e atribuições legais dos nossos profissionais militares dos Estados”, disse o secretário.

O documento ainda frisa a criação, na FNSP, do Batalhão Escola de Pronto Emprego, a Companhia de Operações Ambientais e o Grupamento de Busca e Salvamento.

O VIII Eneme, que ocorre em João Pessoa (PB), encerra na noite desta sexta-feira.

(Capitão Wallace Carpes / capitão Alessandro Marques)"
Transcrito do site da FENEME: www.feneme.org.br
*Os oficiais do CBMERJ estiveram lá representados pelo Cel BM RR Nascimento - Presidente da Associação de Oficiais Bombeiros / RJ.
Podemos perceber que há uma movimentação nacional em torno da valorização dos responsáveis pela segurança pública nos estados (PM e CBM) e na padronização administrativa e operacional de nossas instituições. Pena que o Rio de Janeiro caminha na contra-mão da realidade e ainda não despertou para o ciclo completo de polícia, através da lavratura dos termos circunstanciados pelos militares estaduais e, muito menos, atenda os preceitos constitucionais, subordinando o CBMERJ à Secretaria de Saúde, diferentemente do que determina a CF de 1988.
JUNTOS SOMOS FORTES
LAURO CÉSAR BOTTO MAIA
1º TEN BM QOC

Um comentário:

  1. concordo com o tenente, enquanto todo o brasil está unindo as forças desegurança para acalmar e assegurar os direitos fundamentais de nossa constituíção, o nosso RIO DE JANEIRO, tenta segregar os militares estaduais, dando aumentos para uns,gratificações para outros, e o pior dentro do próprio cbmerj, o pessoal da saúde ganha muito mais que os de mesma patente porém combatentes e outras especialidades, é o governo da discriminação e da segregação militar...

    ResponderExcluir