terça-feira, 29 de setembro de 2009

ALERJ CRIA COMISSÃO PARA ELABORAR ESTATUTO PARA O CORPO DE BOMBEIROS.

"Foi instalada nesta terça-feira (29/09), na Assembléia Lesgislativa do Rio, a Comissão Especial para elaborar proposta de anteprojeto de lei que cria o novo estatuto do Corpo de Bombeiros do estado. A proposta partiu do deputado Wagner Montes (PDT), que assumiu a presidência da comissão e nomeou o deputado Paulo Ramos (PDT) como relator e o deputado Dionísio Lins (PP) como vice-presidente. “Tivemos a oportunidade de participar da criação do estatuto para os policiais militares incorporando várias reivindicações da categoria, mas, ao mesmo tempo, tentando consolidar direitos para esses policiais. Agora, estamos instalando uma comissão igual para tratar do estatuto dos bombeiros. Vamos ouvir a categoria, o comando da corporação e todos aqueles que podem nos trazer sugestões e propostas”, comentou Montes.

Apesar de o estatuto não tratar da questão salarial da categoria, o relator da nova comissão, deputado Paulo Ramos, comentou sobre a importância da equiparação salarial dos policiais e bombeiros militares de todos os estados da federação com os mesmos servidores do Distrito Federal. “No estatuto dos bombeiros não teremos a oportunidade de tratar da questão salarial, mas existe, tramitando no Congresso Nacional, uma proposta de emenda constitucional (PEC) de número 300, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que tem dado esperança aos bombeiros e policiais de todo o País. Essa PEC prevê a equiparação salarial de policiais e bombeiros de todas as unidades da federação com seus pares do DF. Isso, contando com a ajuda União com recursos financeiros”, avaliou Ramos.

Também foram convocados para participar da comissão os deputados Délio Leal (PMDB), Alessandro Molon (PT), Glauco Lopes (PSDB) e Altineu Côrtes (sem partido)."


HÁ DE SE REFLETIR E AVALIAR QUAIS SERÃO NOSSOS REPRESENTANTES E QUAIS "BANDEIRAS" SERÃO LEVANTADAS NESSA COMISSÃO!
SERÁ QUE ENFIM TEREMOS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 RESPEITADA EM NOSSO ESTATUTO?

JUNTOS SOMOS FORTES
LAURO CÉSAR BOTTO MAIA
1º TEN BM QOC

22 comentários:

  1. Neste novo estatuto deve ser criada as QBMP para Téc. de Raios X , QBMP para Téc. de Patologia Clínica e QBMP para Téc. de Consultório Dentário.

    ResponderExcluir
  2. pois é este profissionais que atuam lá são auxiliares e técnicos de enfermagem que voltarão para enfermagem,menos os auxiliares de consultorio dentario,tendo em vista que mesmos assim existem varios auiliares e técnicos de enfermagem que trabalhamcom auxiliar de consultorio dentario,atenção conselhos regionais!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. TEN LAURO O SENHOR DEVERIA PROPOR O FIM DAS QBMPs E VALER A ANTIGUIDADE DENTRO DAS CLASSIFICAÇÕES AO TÉRMINO DO CFS, POIS HÁ MUITAS DISTORÇÕES POR EXEMPLO: A QBMP/1 SOFRE COM AS DISTORÇÕES EXISTEM PRIMEIROS SGTs COM MAIS DE 8 ANOS NA MESMA GRADUAÇÃO E A QBMP/0 FICA NO MÁXIMO 4 ANOS E É PROMOVIDO A SUBTEN, AGORA MESMO PARA PROMOÇÃO DE 25/12 NÃO TEM VAGA PARA TODOS SEGUNDOS SGTs DA QBMP/1 SEREM PROMOVIDO A 1º SGT, PARECE QUE SÓ TEM 01 (UMA) VAGA E PARA QBMP/0 TEM MAIS DE 70 (SETENTA) VAGAS, DESTA FORMA O ÚLTIMO COLOCADO DO CFS/2002 (179º/179) QUE É QBMP/O SERÁ PROMOVIDO E O 9º (NONO) COLOCADO (9º/179) QUE É QBMP/1 NÃO SERÁ PROMOVIDO! ISSO É OU NÃO É UMA DISTORÇÃO? POIS ACABANDO AS QBMPs IRIA VALER A CLASSIFICAÇÃO AO TÉRMINO DO CFS, INDEPENDENTE DE QBMP.
    POR FAVOR AJUDE OS QBMP/1!
    2º SGT BM Q01/TRISTE

    ResponderExcluir
  4. TEN LAURO, O SENHOR DEVERIA PROPOR O FIM DAS QBMPs E VALER A ANTIGUIDADE DENTRO DAS CLASSIFICAÇÕES AO TÉRMINO DO CFS, POIS HÁ MUITAS DISTORÇÕES, POR EXEMPLO: A QBMP/1 SOFRE COM AS DISTORÇÕES, POIS EXISTEM PRIMEIROS SGTs COM MAIS DE 8 ANOS NA MESMA GRADUAÇÃO E A QBMP/0 FICA NO MÁXIMO 4 ANOS E É PROMOVIDO A SUBTEN, AGORA MESMO, PARA PROMOÇÃO DE 25/12 NÃO TEM VAGA PARA TODOS SEGUNDOS SGTs DA QBMP/1 SEREM PROMOVIDO A 1º SGT, PARECE QUE SÓ TEM 01 (UMA) VAGA E PARA QBMP/0 TEM MAIS DE 70 (SETENTA) VAGAS, DESTA FORMA O ÚLTIMO COLOCADO DO CFS/2002 (179º/179) QUE É QBMP/O SERÁ PROMOVIDO E O 9º (NONO) COLOCADO (9º/179) QUE É QBMP/1 NÃO SERÁ PROMOVIDO! ISSO É OU NÃO É UMA DISTORÇÃO? POIS ACABANDO AS QBMPs IRIA VALER A CLASSIFICAÇÃO AO TÉRMINO DO CFS, INDEPENDENTE DE QBMP.
    POR FAVOR AJUDE OS QBMP/1!
    SEM DESFAZER DAS OUTRAS QBMPs,O SENHOR QUE CORRE DE CMT DE SOCORRO SABE DA IMPORTÂNCIA DO QBMP/1!
    ABÇ!
    JUNTOS SOMOS FORTES.
    2º SGT BM Q01/TRISTE

    ResponderExcluir
  5. Verdade. Há de saber. Há muitos assuntos ao qual devem ser dada a devida atenção. Vamos aguardar, só observando e analisando a situação em geral.

    BeeeijoO ;*

    ResponderExcluir
  6. Ten. Lauro por não existir uma QBMP para Téc.de Patologia Clínica, não são abertos concurso externo para essa área, sendo assim o Laboratório de análise Clínica do CBMERJ, responsável por todos exames em diagnósticos clínico, ficam contando com a sorte para ingressar profissionais dessa área da saúde, quando é aberto para Téc.de enfermagem tem que ficar procurando se o téc. de enfermagem que ingressou também tem o curso de Téc. de Patologia Clínica para poder puxar para o Laboratório. Na PMERJ os quadros de saúde são todos separados é como deveria ser no CBMERJ, e quando abre concurso externo para área de saúde ,abre para todos os quadros !

    ResponderExcluir
  7. DEVERIA EXISTIR NOVO ESTATUTO QUE NÃO PODERIA FICAR MAIS DE QUATRO ANOS AGUARDANDO PROMOÇÃO EM TODAS AS QBMP. ASSIM IRIA ACABAR COM ESSA DISTORÇÃO QUE EXISTEM EM BOMBEIRO QUE ESTÁ EM UMA QBMP ( MESMO SENDO MAIS MODERNO ) SER PROMOVIDO MAIS RÁPIDO QUE OUTRA QBMP ( MESMO SENDO MAIS ANTIGO ).POIS COMO ESTÁ OCORRE O ABSURDO DO MAIS MODERNO SER PROMOVIDO MAIS RÁPIDO DO QUE O MAIS ANTIGO SÓ POR CAUSA DA QBMP !

    ResponderExcluir
  8. como disse antes,os concursos abertos até o momento foram para enfermagem,está errado usar um profissional de enfermagem como téc de laboratorio mesmo que ele tenha curso por uma necessideade do hospital ou das policlinicas ou se transfere o pessoal habilitado das upas que fizeram concurso para técnicos de rx e laboratorio,ou sofreremos as consequencias,a criação separada desses quadros são uma ideia.

    ResponderExcluir
  9. Torço pelo fim das punições de prisão e detenção.

    Qual a fonte tenente? Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Tem que regulamentar a nossa carga horária e as escalas extras.
    Hora extra remunerada ou compensada.

    ResponderExcluir
  11. TERCEIRA MARCHA DEMOCRÁTICA PEC 300/2008 - COMISSÃO COMUNICA DATA - 25 DE OUTUBRO.
    A comissão organizadora das Marchas Democráticas em Defesa da Aprovação da PEC 300/2008 comunicou que a Terceira Marcha do Rio de Janeiro será realizada no dia 25 de outubro de 2009 (domingo), às 10:00 horas, em Copacabana, no trecho entre o Posto 6 e o Posto 2.
    Temos a obrigação de colaborar com a comissão e participar desse ato em defesa da nossa cidadania, na busca por salários dignos, no caso a equiparação com os Policiais Militares e os Bombeiros do Distrito Federal.
    Obviamente, não podemos restringir a nossa luta às marchas, temos que realizar vários atos para fortalecer e dar a maior visibilidade possível a esse esforço, inclusive desenvolvendo atos simultâneos em todo o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. E quanto a QBMP 03 q entra como soldado e era para entrar como cabo, como acontece com os enfermeiros

    ResponderExcluir
  13. tinha e q juntar a policia e o corpo de bombeiros assim como Sao Paulo

    ResponderExcluir
  14. Concerteza falta para nós Bombeiros Militares o auxílio transporte, como no meu caso no interior mas o GSE me lotou na capital e gasto boa parte do meu pouco salário em transporte. Na minha concepção essa é uma reivindicação plausível e urgente, muito mais até que as citadas acima, um abraço!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Deveria acabar com o limite de idade para prestar a prova da Academia dos Oficiais, assim como acontece na PMRJ. Apartir do momento que o Militar faz parte das Fileiras da Corpoção não haveria limite de idade.

    ResponderExcluir
  16. deveriamos ter carga horaria definada,especificando quantas horas os BMs do expediente deveriam cumprir e especificar o horario das prontidões de 24hs,tendo em vista que estamos entrando de serviço as 06:45hs e saindo 09:30hs mais de 24hs o horario correto é de 08:00hs às 08:00hs,tudi i que fosse diferente a isso deveria ser recebido como hora extra.

    ResponderExcluir
  17. COLOCAR A QBMP 6 SÓ PARA TÉCNICO DE ENFERMAGEM E CRIAÇÃO DAS QBMP PARA TÉCNICO DE RAIOS X , QBMP PARA TÉCNICO DE PATOLOGIA CLÍNICA E QBMP PARA AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, MUITOS PENSAM QUE OS BOMBEIROS DA SAÚDE SÃO TODOS TÉCNICO DE ENFERMAGEM , ACABAM OS TÉCNICOS DE RAIOS X, TÉCNICO DE PATOLOGIA CLÍNICA E AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO, SENDO PREJUDICADOS, POIS QUANDO TEM CONCURSO INTERNO O PESSOAL DESSA ÁREA FAZEM PROVA DE TÉCNICO DE ENFERMAGEM SEM SER ENFERMEIROS, E AÍ, QUEM SAI MELHOR NA PROVA É QUEM É FORMADO EM TÉCNICO DE ENFERMAGEM.


    O QUE OCORRE É O MESMO QUE PEGAR UM QBMP 0 PARA FAZER PROVA DE QBMP 6, SÃO TODOS BOMBEIROS ,MAS CADA UM EM SUA ESPECIALIDADE PROFISSIONAL, É POR ISSO QUE EXISTE A QBMP PARA ORGANIZAR OS PROFISSIONAIS EM CADA QUADRO.

    ResponderExcluir
  18. EM CASO DO BOMBEIRO FICAR INCAPACITADO PARA EXERCER A FUNÇÃO DE BOMBEIRO-MILITAR, DEVIDO A QUALQUER TIPO DE DOENÇA ADQUIRIDA POR MOTIVO DA PROFISSÃO OU NÃO, E TAMBÉM POR MOTIVO DE ACIDENTE OCORRIDO EM SERVIÇO OU NÃO , SERÁ O BOMBEIRO-MILITAR REFORMADO COMO:

    QUANDO PRAÇA SERÁ PROMOVIDO A PRIMEIRO TENENTE COM SOLDO DE CAPITÃO;

    QUANDO OFICIAL SERÁ PROMOVIDO A CORONEL COM SOLDO DE CORONEL FUL.

    ResponderExcluir
  19. ARTIGO 107.
    8º- São também equiparados às paralisias os caso de afcção ósteo-músculo-articulares graves e crônico ( INCLUIR NO NOVO ESTATUTO : TAMBÉM QUALQUER COLOCAÇÃO DE PRÓTESE NA COLUNA LOMBAR, COLUNA CERVICAL, JOELHO, OMBRO, MÃO E PÉ, MESMO POR DOENÇA OU POR ACIDENTES EM SERVIÇO OU NÃO );

    reumatismos graves e crônico ou progressivos e doenças similares, nas quais, esgotados os habituais de tratamento, permaneçam disturbios extensos e definitivos, quer ósteo-musculo-articulares residuais, quer secundários das funções nervosas, motilidade, troficidade ou mais funções que tornem o indivíduo total ( INCLUIR NO NOVO ESTATUTO : ,PARCIAL ) e permanentemente impossibilitado para ( EXCLUIR QUALQUER TRABALHO E INCLUIR TRABALHO DE BOMBEIRO MILITAR ).

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a organização e criação das QBMP para Técnico de Raios X ; QBMP para Técnico de Patologia Clínica e QBMP para Auxiliar de Consultório Dentário , pois os profissionais da QBMP 11 também são da área de saúde e tem a sua própia QBMP !

    Um forte abraço Sgt. Quintanilha

    ResponderExcluir
  21. Deu num Blog:


    GLOBO, CABRAL E PAES:

    "SOMANDO FARSAS"

    ResponderExcluir
  22. NOVO ESTATUTO CBMERJ


    - Para ingressar no CBMERJ deverá ter concluido nível superior em qualquer especialidade . Fim do concurso externo para oficial.


    - Fim do concurso interno para a promoção a cabo , para terceiro sargento, segundo sargento , primeiro sargento e subtenente.


    - Depois de 1 ano de serviço o bombeiro poderá fazer prova interna para aspirante. Aprovado fará um curso de 12 mêses para 2º tenente.


    - As promoções no quadro de oficial será por antiguidade e serão de 3 em 3 anos.



    - As promoções no CBMERJ serão de 5 anos para cabo, 10 anos para 3º sargento , 15 anos para 2º sargento , 20 anos para 1º sargento , 25 anos para subtenente , 30 anos para 2º tenente. Não contará tempo de serviço das forças armadas para promoção.

    - O bombeiro não poderá ultrapassar aos 30 anos de serviço no CBMERJ.


    - Só existirão Promoções por 4 quatro critérios , que são : de antiguidade, ato de bravura , post mortem e por prova interna. Fim da promoção por merecimento (indicação).


    - Limite de idade para ingressar no CBMERJ será dos 18 anos aos 50 anos.

    ResponderExcluir