sábado, 3 de outubro de 2009

RIO 2016, O LEGADO DO PAN 2007 E QUESTIONAMENTOS!






E as olimpíadas virão para o Rio de Janeiro...
Muito bom!
Num misto de alegria e tristeza, assumo que comemorei ao ver o anúncio do Rio como sede dos jogos olímpicos de 2016.

Como apaixonado por esporte, terei a oporutunidade (se Deus assim permitir!) de assistir e participar de uma Copa do Mundo em 2014 e de uma Olimpíada em 2016. Virão ao Rio milhões de estrangeiros dos mais diversos cantos do mundo, virão novas tecnologias, veremos de perto "Usains Bolts" e "Michaels Phelps" da futura década, veremos também brasileiros ganhando medalhas nas mais diversas modalidades que corriqueiramente nem sequer lembramos que existem. Esse momento será ímpar em nossas vidas e quem vivê-lo terá histórias para contar às futuras gerações. Isso será estupendo!

Mas não posso esquecer que SOU BOMBEIRO MILITAR DO RIO DE JANEIRO, FILHO DE PAI (falecido) BOMBEIRO MILITAR E PROFESSOR DO ESTADO E DE MÃE PROFESSORA DO ESTADO AINDA LECIONANDO, IRMÃO DE POLICIAL CIVIL DO RIO DE JANEIRO E SOBRINHO DE POLICIAL MILITAR.

Nasci há 29 anos atrás no nosso Hospital Central Aristarcho Pessôa. Fiz meu primário (atual ensino fundamental) na Escola Municipal Debret, a mesma que hoje vejo caindo aos pedaços e, com certeza, não oferece as mesmas condições de aprendizagem e ensino as quais eu tive acesso ainda na década de 1980.

Apesar da supracitada alegria, muito me intrigam os futuros desdobramentos da eleição do Rio para 2016.

- Será que nossa educação continuará caótica, insuficiente, com "aprovações automáticas" e com salários de profissionais de educação famélicos?

- Será que nossa segurança pública terá a devida atenção dos governantes com investimentos "NOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA"?

- Será que nossos BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES continuarão a trabalhar de graça em eventos particulares, tais como os desfiles da escolas de samba da LIESA (fatura milhões com o carnaval!), os jogos de futebol dos clubes (faturam milhões com bilheteria e propaganda nos estádios!) do Rio de Janeiro e os próprios jogos olímpicos e panamericanos (Comitê Olímpico fatura milhões com bilheteria e propaganda!), desfalcando as ruas de policiamento e de contingência em nossos quartéis de bombeiros?
- Será que serão criadas novas gratificações, tais como a recém criada no CBMERJ, a fim de "beneficiar" apenas algumas subclasses dentro de nossas corporações?

- Será que o legado das Olimpíadas 2016 serão iguais as do Pan 2007, onde vieram viaturas pouco antes e se foram logo depois?

- Será que empregarão militares bem remunerados, valorizados, com auto-estima elevada, de outros estados do mesmo Brasil que o nosso, para apoiar os miseráveis Bombeiros e Policiais Miilitares do Rio de Janeiro, como fizeram com o emprego da Força Nacional em 2007?
- Será que as filas de ambulâncias nos prontos-socorros do estado por falta de maca e leitos em nossos hospitais continuarão?

Muitos são os questionamentos, poucas são as esperanças e, apenas, uma certeza: HÁ DE SE REPENSAR TODA A ESTRUTURA ATUAL DOS TRÊS PILARES FUNDAMENTAIS DA ORGANIZAÇÃO DE NOSSA SOCIEDADE QUE SÃO A SEGURANÇA PÚBLICA, A EDUCAÇÃO PÚBLICA E A SAÚDE PÚBLICA!
JUNTOS SOMOS FORTES
LAURO CÉSAR BOTTO MAIA
1º TEN BM QOC

16 comentários:

  1. muito bom o seu comentario e sua humildade!!

    ResponderExcluir
  2. Só para esclarecer: o HCAP não atende pacientes do SUS há pelo menos 3 anos, portanto os atendimentos são exclusivos dos bombeiros e dependentes.

    ResponderExcluir
  3. Entrei na coorporação em 2008, fiz prova para Cb Téc de Enf.
    Se não fosse o meu sonho desde infância em ser um Bombeiro Militar, eu já teria deixaso esta instituição desde o dia que fui parar na UPA.
    Me sinto edemaciadamente explorado pelo atual Governador, onde usa PM e BM, mais precisamente BM, como mão de obra barato para o Estado.
    Sinto que o Brasil vive um dos melhores momentos, como a muito tempo não se via, desde o último bom Presidente Juscelino.
    Mas as Olimpíadas trarám ais benefícip para a política, do que para a população.
    Sergio Cabral é maquiavélico. O decreto que obriga eu trabalhar na UPA diz que ficaremos no mínimo 7 anos. E esse tempo de 7 anos bate direitinho com a data das O´limpíadas no RJ, ou seja, 2016. É triste, mas em 2016 vai ter muito trabalho para os BM.

    ResponderExcluir
  4. Particularmente não comemorei nada ao assistir a escolha do Rio como cidade sede dos jogos Olímpicos de 2016. Embora já imaginasse o resultado devido ao apelo emocional de uma Olimpíada na América do Sul.
    No meio do caminho ainda teremos a Copa em 2014...

    A verdade é que nossos gestores estão mais centrados em contratar mais policiais, do que melhorar a qualidade de atendimento no trabalho e de salário do profissional de segurança. Um profissional mal remunerado se esgota e trabalha mal, mesmo que involuntariamente.
    Fora isso, ainda tem o problema da saúde. Não temos saúde básica, hospitais adequados, salário que corresponda às necessidades do trabalhador e concursos públicos - agora só temos o tal do contrato temporário.
    Na educação, escolas caindo aos pedaços, falta de professores, que sofrem com a agressividade de alunos e responsáveis.

    è de notar que o funcionário público que lida diretamente com a população - PM, BM, professores e pessoal da saúde em geral não é tratado com o respeito que merecem.

    Como querer organizar uma Copa, uma Olimpíada se o básico não funciona a contento?

    Os investimentos em equipamentos esportivos serão da ordem de bilhões, embora não possamos dizer o mesmo das áreas de segurança, saúde e educação.

    É frustrante.

    ResponderExcluir
  5. Seremos escravos desses jogos olimpicos!!

    Alguns Coroneis encherão ainda mais seus bolsos!!

    Veremos outros militares dos demais estados da união vir aqui e ganhar diarias!!

    Vamos fazer a tal necessidade de serviço e trabalharemos 24x24!!

    E para coroar todos os jogos olimpicos , se faltar luz , colocaremos um BM em uma roda igual aquelas de ratinhos de laboratorios para gerar energia!!

    Vamos estudar BMS !! Vamos meter o pé daqui !!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza a mão de obra dos bombeiros militares e policiais entrará no orçamento previsto para gastos ( 28 bilhões) mas não serão repassados aos militares ,repetindo o que aconteceu no PAN, mas aquele sanduba com refresco e mais duas bananadas serão fornecidos pela coordenação a custo superfaturado...Já esta explícito que o CABRAL não gosta de servidor público do seu Estado, HAJA VISTA a esmola de 5% concedida anteriormente....prefere que a força nacional venha para o RJ e recebam uma boa diária , apesar da produtividade baixíssima destes militares.....Acho que a escala vai ser pesada e teremos muito trabalho porém não haverá muito retorno para a Corporação e 99,94% de seu efetivo, cabendo a uma minoria( 3 ou 4), (Comando Geral, SUOP, SUAD) receber alguma vantagem econômica........

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo que aqui foi colocado e ainda acrescento a minha preocupação com as construções megalomaníacas que serão construídas para esses eventos e posteriormente poderão se tornar imensos elefantes brancos, iguais aos que já existem por aí e que são verdadeiros símbolos do descaso das autoridades com o dinheiro público, e que mostram claramente que nosso problema não é falta de dinheiro e sim falta de vontade de se resolver as questões que deveriam ser prioridade.
    Além de tudo isso, me pergunto o seguinte: não existe ou existia dinheiro ,até bem pouco tempo, para muita coisa, saúde, educação, segurança, infa-estrutura etc. Como é que de uma hora para outra aparece dinheiro para tudo que é necessário para a realização de uma Olimpíada, sendo pregado pelas autoridades aos quatro cantos os valores excorbitantes dos investimentos que serão feitos para preparar a cidade do Rio de Janeiro para esse evento que melhorará em muito a nossa cidade (como dizem), será que é preciso a realização de uma Olimpíada para que isso possa acontecer??? Além do mais, como podemos receber visitas se nossa casa está uma bagunça?? Não deveríamos arrumá-la antes?? Mas arrumar de verdade, pois de maquiagens já estamos saturados.

    ResponderExcluir
  8. Tenente Lauro
    Fugindo do que prego, hoje irei escrever anonimamente, gostaria que o senhor me desculpasse, pois acho importante assinar o que se escreve, já que a Constituição, que por acaso fez 21 anos ontem, veda o anonimato.
    Está acontecendo um verdadeiro abuso de autoridade no CBMERJ.
    Aproveitando da situação salarial dos bombeiros desse Estado, foram abertas as inscrições para o combate ao mosquito da dengue, pediram voluntários em troca de R$ 686,00 mensais.
    Até aí tudo bem, é voluntário (?!) quem quer, embora saibamos da situação financeira dos integrantes da PMERJ E CBMERJ, e o valor de 600 e poucos reais já é uma ajuda.
    Ocorre que emitiram uma nota em boletim com as condições: escala de doze horas, de sete da manhã as sete da noite, de segunda a segunda em regime de escala (trabalha um dia e folga três na dengue). Acredite, iremos matar mosquito aos domingos e feriados...
    Mas os absurdos não acabam aí, ficamos à disposição da campanha no mês de setembro, mas não constamos na relação de pagamento, ou seja, trabalhamos setembro de graça para o Estado.
    Temos que pagar o almoço do nosso bolso, é verdade, quem trabalha em Copacabana tem que arcar com pelo menos 20,00 por dia ou pedir em algum restaurante um prato de comida.
    Agora o absurdo maior: quem pegar licença de mais de 4 dias será excluído!!! sabem o que isso representa? se eu for atropelado na rua, perderei o benefício. Se eu contrair a dengue, serei excluído, isso é grave, pois estaremos trabalhando junto aos focos. Só Deus mesmo pra nos proteger!!
    Desculpe o desabafo, gostaria que o mesmo fosse publicado.
    Minha continência!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Deu num Blog:


    GLOBO, CABRAL E PAES:

    "SOMANDO FARSAS"

    ResponderExcluir
  10. Anônimo disse...
    regis.limana@mj.gov.br

    vamos estourar a caixa de email dessa pessoa que é o responsãvel por cobrar do governo melhorias pra segurança pública ,
    porque o governo do estado mentiu mais uma vez falando que deu aumento salarial a polícia de 48%, vamos mandar minha gente o seu email vamos lá á hora é essa.

    ResponderExcluir
  11. se nós bms e pms, não nos unirmos agora,não hávera mais tempo.nós somos á maioria vamos colocar um companheiro,para nos representar nesta luta dezonesta.do poder publico e dos cmts.contra os praças; basta de sofrer é agora ou nunca.kaizer 2010 nossas continencias.

    ResponderExcluir
  12. venho falando aos copanheiros.não vamos deixar que pessoas,como o poder publico e os cmts.coloque gente,de sua confiança para cargos,de deputados e outros.temos que da um basta nisto.como colocando um companheiro .kaizer 2010.nossas continencias.

    ResponderExcluir
  13. ten.nunca vi um of.tão enpenhado,em mostrar que o corpo de bombeiro.não foi feito só para ofs.e sim á todos que nele trabaha.pricipalmente os praças, são eles que verdadeiramente eleva o nome da corporação, junto a sociedade.continue assim parabenes. nossas continencias.

    ResponderExcluir
  14. bombeiros do rio.bravos soldados do fogo,vamos lutar juntos com este of.jove promessa detro do quadro de ofs.tendo o praça sempre ao seu lado,espero que não mude.nossas continencias.kaizer 2010.

    ResponderExcluir
  15. peço ao senhor,que lute cotra esta reprovação,do curso á distancia,de3°sgt,para 2°sgt.eles tem que dar,mais uma chance isto é corvadia.alguns colegas já estão com á idade avançada.se não tiver outra prova muitos,vão se pego pela compusória.[obrigado]mais tenho serteza,que o cmt.não vai nos desamparar.nossas continencias.

    ResponderExcluir
  16. vomos fazer um bombeiro,deputado estadual.se voces não sebem,só o corpo de bombeiro.que estar sem representante,quem poderar nos defende.o ten-lauro sabe agora é a hora.nossas continencias.kaizer 2010.bombeiro unido jamais será vencido.

    ResponderExcluir