quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR - INSTITUIÇÃO MAIS CONFIÁVEL DO BRASIL

"O IBOPE acaba de divulgar o Índice de Confiança Social, que mede a confiabilidade dos brasileiros nas instituições nacionais. O Bombeiro Militar, as forças estaduais responsáveis pela Defesa Civil, alcançaram o índice de 88% de credibilidade, ficando à frente de TODAS as 18 instituições elencadas na pesquisa. Quando incluídos os grupos sociais, o Bombeiro fica em segundo, perdendo apenas para a família, que alcança os 90%. Para efeito de comparação, as polícias ficam em 13º lugar, entre as 18 instituições, com 52% de credibilidade, ganhando apenas para os partidos políticos (31%), o Congresso Nacional (35%), os sindicatos (46%), o sistema público de saúde (49%) e o sistema eleitoral (49%). Vejam abaixo todo o ranking:




O resultado gera alguns questionamentos e conclusões interessantes. Mesmo o termo “polícia” estando empregado de forma genérica, não se explicitando se se trata das políciais militares, federais ou civis estaduais, cabe observarmos que provavelmente as experiências negativas das pessoas em relação às polícias estão ligadas às instituições estaduais – civis e militares. Se as federações são responsáveis pela administração dos Bombeiros Militares, por que as polícias que também são administradas por elas não gozam de igual ou aproximado prestígio? Em alguns estados, como a Bahia, o Bombeiro Militar ainda faz parte da Polícia Militar, de modo que a formação e a cultura organizacional que incide sobre os profissionais são praticamente as mesmas.

Obviamente, o policial tem funções disciplinadoras, diferentemente do Bombeiro, que geralmente comparece em momentos de carência física e psicológica dos cidadãos. Entretanto, ainda nos falta muito, enquanto policiais, do sentimento de servidor público, algo inquestionável na função de Bombeiro. Na verdade, ainda não conseguimos diferenciar os momentos de servir dos momentos de reagir, postura comum na profissão. Quando ser duro? Quando atacar? Quando atirar? Quando ser delicado? Quando ajudar?

Nesse sentido, ser Bombeiro é mais fácil que ser policial, pois trata-se de algo muito complexo essa “seleção” de sentimentos e condutas – que muitas vezes devem ser manifestados numa mesma ocorrência, num mesmo momento. Isso não desonera da qualidade de absurdos os abusos cometidos por policiais que muitas vezes assistimos na televisão, tampouco tira o mérito da profissão bombeiro militar. Pelo contrário, o Bombeiro Militar é um exemplo a ser seguido pelas polícias, que ainda não consiguiram imbuir em sus profissionais o verdadeiro sentimento de “servidor”. Parabéns aos bombeiros do Brasil!

Leia mais sobre a pesquisa no site do IBOPE: Índice de Confiança Social, novo produto do IBOPE Inteligência, mede credibilidade das instituições brasileiras."
Matéria transcrita do site abordagempolicial.com e sugerido pelo Cb BM Sardella do blog Cordel da Bola de Fogo.
Serve para levantar um pouco nossa auto-estima.
A confiança da população já não é de hoje que contamos em peso. Nos resta agora lutar por dignidade e respeito junto aos que nos governam!
JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞.

Nenhum comentário:

Postar um comentário