quarta-feira, 3 de junho de 2009

FORMATURA DE OFICIAIS MILITARES - EXALTAÇÃO DA HONRA E DO COMPROMISSO

"Para um oficial militar, a espada representa não só a autoridade como também a vida militar a ser descortinada. Seja na declaração de aspirante, nomeação ou promoção ao primeiro posto, ela lhe é entregue, cerimoniosamente, como um símbolo material da autoridade e que deve ser usada na aplicação dos mais legítimos princípios da honra cultuados e praticados na carreira."
(A SIMBOLOGIA DA ESPADA - Por FLAVIO MARTINS PINTO)


"... enaltecem a aplicação daqueles princípios e valores, dos quais se destacam a responsabilidade, competência, a bondade, a aplicação da justiça, o respeito e o amor á Pátria e a tudo que a ela diz respeito.Caracteriza-se, portanto, não como um simbolismo puro, mas sim como um instrumento de exaltação do que existe de mais belo e puro na carreira do oficial: o uso da espada, ou da autoridade militar investida, para se cumprir os deveres e obrigações militares."
(A SIMBOLOGIA DA ESPADA - Por FLAVIO MARTINS PINTO)





FORMATURA DE OFICIAIS DO QUADRO DE SAÚDE DA AERONÁUTICA (Mai/09)










FORMATURA DE OFICIAIS DO QUADRO DE SAÚDE DO CBMERJ (Out/08)




À REFLEXÃO!

JUNTOS SOMOS FORTES

9 comentários:

  1. Formados em seis semanas, dia sim dia não em meio expediente, é pedir muito que saibam prestar uma continência, que dirá usar uma espada.

    ResponderExcluir
  2. Lembremos de culpar os reais culpados.....não são os concursados, e sim nossa administração !!!!! Não adianta cobrarmos ou menosprezarmos esses militares ridiculamente formados, se fomos "nós" que os formamos, ou pelos menos, sabemos exatamente de onde vieram as ordens e o planejamento para essa formação ridícula !!!!
    Cap BM Guastini

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Capitão Guastini, a culpa não é deles... O tópico nada mais serve para denotar a triste realidade que desavolariza o oficialato bombeiro militar como um todo e até nas suas mais essenciais tradicionais, independente do quadro.
    JUNTOS SOMOS FORTES

    ResponderExcluir
  4. não queremos o tradicionalismo,isso é coisa do passado,parem de falar mal de quem trabalha!

    ResponderExcluir
  5. TENENTE O SENHOR ESTÁ PREOCUPADO COM A TRADIÇÃO,DEVERIA PENSAR MAIS NO TRABALHO E NO SALARIO!!!

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos anônimos, podem ter a máxima certeza que me preocupo, e muito, com o trabalho e com o salário.Se assim não fosse, não viveria exclusivamente de meu salário percebido no CBMERJ, onde chefio, atualmente, 4 seções em um GBM, todos os dias da semana e onde também tiro 3 serviços de oficial-de-dia e comandante de operações."Obrigado" pelo "conselho"! E quanto a tradição, pode ter a máxima certeza´também que estarei sempre preocupado, uma vez que tenho plena certeza que uma instutuição que não valoriza sua tradição está fadada ao fracasso e à falência. E para os que acham que estou falando mal dos que trabalham, TAMBÉM, fiquem tranquilos e saibam que a denotação da formatura nada mais serve do que de ilustração da falta de respeito com que o governo do estado trata os oficiais de saúde, não permitindo-lhes uma formação adeuqada e, muito menos, uma formatura condizente com a importância do serviço, das responsabilidades e das obrigações que um oficial bombeiro militar devem desenvolver durante sua carreira. Uma boa aula de interpretação de texto, imparcial, deve te fazer bem.
    Bom final de semana a todos.
    JUNTOS SOMOS FORTES
    LAURO CÉSAR BOTTO MAIA
    1º TEN BM QOC

    ResponderExcluir
  7. Reconhecimento esse e o xis da questão.

    ResponderExcluir