quarta-feira, 17 de junho de 2009

NOVO ESTATUTO DO CBMERJ.

Amigos leitores do DIÁRIO BOMBEIRO MILITAR, recebi o e-mail abaixo do 1º Ten BM Eduardo Dantas e o transcrevo:

Subject: novo Estatuto Bombeiro Militar
Date: Wed, 10 Jun 2009 15:32:12 -0300

Prezado Wagner, Assistindo seu programa vi sua solicitação para que enviássemos sugestões para o novo Estatuto Bombeiro Militar. Primeiramente o parabenizo pela iniciativa visto que temos a oportunidade de corrigir algumas distorções no que diz respeito ao tratamento dado pela administração pública aos servidores militares estaduais. Seguem algumas sugestões que penso serem de grande expectativa por parte da tropa como pude cosntatar ao longo de sete anos servindo com dedicação e empenho a instituição CBMERJ:

1 - hora extra no mínimo, em cinqüenta por cento a do normal;

2 – vencimentos: o soldo não poderá ser inferior ao salário mínimo vigente no país; e

3 - o militar deverá receber gratificação referente ao Posto ou graduação da função que exerce em sua unidade ( como ocorre hoje na PMERJ ).

Sugestões para Lei de remunerações:

LEI Nº 2 7 9, DE 26 DE NOVEMBRO DE l 979.

art. 18 - A Gratificação de Habilitação Profissional ... fixados:

(*)1I - 160% (cento e sessenta por cento): Curso Superior de Policia ou Curso Superior de Bombeiro-Militar;

1 I A - 165% ( cento e sessenta e cinto por cento): Curso Superior de PM ou BM e Curso de especilização;(*)

1 II - 110% (cento e dez por cento): Curso de Aperfeiçoamento ou equivalente, de Oficiais ou deSargentos ;

1 II - A - 125% cento e vinte e cinco por cento): Curso de Aperfeiçoamento ou equivalente e curso de especialização, de oficiais e sargentos;(*)

1 III - 95% (oitenta e cinco por cento): Curso de Especialização ou equivalente, de Oficiais ou deSargentos ;(*)

1 IV - 80% (oitenta por cento): Curso de Formação de Oficiais ou de Sargentos;

LEGISLAÇÃO BÁSICA DE BOMBEIRO-MILITARCBMERJ - EMG 39 BM/1(*)2 V - 75% (setenta e cinco por cento): Curso de Formação de Cabos e Soldados.

* sugestão de modificação da lei pois existe no CBMERJ um desestímulo muito grande a especialização dos BM´s. Além de terem que abdicar do convívio com as famílias durante o curso e terem que se dedicar integralmente até seu limite, a gratificação aumenta apenas em 5% do soldo e é perdida ao fazer curso de aperfeiçoamento que é obrigatório pra promoção. Com a nova redação o percentual de curso seria ajustado pra 15% e será mantido durante toda a carreira do militar. Essas são nossas principais aspirações, espero contarmos com vosso apoio.

Atenciosamente,

"ALIENAM VITA ET BONA SALVARE"

1º TEN BM EDUARDO DANTAS


Parabéns ao 1º Ten BM QOC Eduardo Dantas pela atitude e pela atenção à nossa causa.

A PMERJ já se movimenta para aprovar seu novo estatuto e nós estamos marcando passo!

A Carta Constitucional de 1988 já tem mais de 20 anos e nosso estatuto ainda não se adequou a ela, o que urge ser feito!

Essas reivindicações do Ten Dantas são apenas algumas das diversas mudanças que têm que ser feitas na "Bíblia" do Bombeiro Militar que é nosso EBM.


JUNTOS SOMOS FORTES

LAURO CÉSAR BOTTO MAIA

1º TEN BM QOC

21 comentários:

  1. acho que os praças do cbmerj devem acompanhar de perto,esse novo regulamento,juntamente com os oficiais!!

    ResponderExcluir
  2. Quero saber é se algem sabe deste novo estatuto para divulgar antes da aprovação depois já era,não vai adiantar chorar, igual acontesse agora.wagner monte não é o representante dos bombeiros. Fala-se
    muito mais não se faz nada.Divugem!!!

    ResponderExcluir
  3. Precisamos urgente de mudanças nao so no estatuto como tambem nessa panela ultrapassada de oficiais superiores que se quer pensam nos praças.Ate parece que eles sao donos do cbmerj.SABE TA NA HORA DE DARMOS UM BASTA NESTA VERGONHA ,JA NAO BASTA BRASILIA, P.E.C.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente conseguiram mudar o curso do CHOAE.
    Para alegria dos urubus de plantão, estão inventando de tudo,pra que ajudar se podem compricar com a descupa de melhorar vão fazer nome a nossas custa que DEUS NOS AJUDE!!!
    Vamos ser obrigados a viver unica e escrusivamente da boa vontade deles e aja dinheiro para custear passagem de onibus, lanche, saúde e tempo, etc para cumprir o tal do estágio todos os dias a tarde nas OBM

    ResponderExcluir
  5. Aviso. O provedor do CBMERJ bloqueou o blog. Isso é legal? Isso ètico? Isso è moral?

    ResponderExcluir
  6. Não se fala no estatuto. Ten Lauro acho que esta na hora de manisfestar a sua opinião. Falar da previdência,são 35 anos ou não, continua a promoção acima, limite de idade acaba aliás deveria acabar.vai ai minha sujestão, Todos que atigirem 30 anos a idade ou o limite seriam agregado e poderiam seguir sua carreira sem travar o quadro. Obrigado de de já.

    ResponderExcluir
  7. ESSA DO CHOAE ESTA ESTRANHO. VAMOS AGUARDAR PRA VER, COISA FEITA SEM PRANEJAMENTO, SE O ANTIGO TEM ESPERIÊNCIA,NÃO ESTA AVENDO COERÊNCIA. OS CMDT' DEVEM OPINAR. ESTAMOS DE OLHO!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ver a opinião do clube dos oficias
    quanto esse novo curso do CHOAE, urgênte.Isso é direito?

    ResponderExcluir
  9. rio card para bombeiro urgente,tenho que pegar corona para ir trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. anonimo nao acho certo o aluno recruta que foi desligado por falta de aproveitamento do curso de formaçao guarda vidas se escluido do cbmerj ele poderia ser aproveitado p/otras funçoes antes era porque nao agora existem ate faxinas terceirizadas no cbmerj nao e justo depos de passar nas provas escritas e fisicas e abilidades ser jogados fora como lixos teve alguns que ja tinham ate rg e meses de curso.

    ResponderExcluir
  11. esposa de policial indignada16 de agosto de 2009 às 20:44

    sou esposa de pm pois meu marido faz faculdade quando ele estava em outro batalhão ele tinha uma escala que ele podia estudar mas foi transferido pois ele foi pedir uma escala para ele continuar a estudar falaram para ele se vira que esse poblema era dele e eu estava presente eu achei um absurdo ele houvir isso pois todo estudante tem peoridade para estudar mas na policia militar não tem .......

    ResponderExcluir
  12. esposa de bombeiro tambem somos contra a exoneração do recruta por falta de aproveitamento,sabemos tambem que sofrem preconceito no mercado de trabalho pelo simples fato de serem ex bombeiros,gerando duvidas na cabeça do contratante que acaba achando que foram expulços da corporação, achamos que a cbmerj e ogoverno do estado teriam que tomar providencias neste sentido, sabemos tambem que em concursos anteriores eram reaproveitados infelizmente ficaram prejudicados com seus corriculos sujos.

    ResponderExcluir
  13. Temos que ter atenção, com algumas coisas que vale apena mudar.
    Art.99 do Estatuto, por exemplo:
    Trata do limite de permanência do militar na ativa.
    Para os Oficiais QOA, é uma coisa absurda, o Militar como Subten tem seu limite até 56 anos de idade. Já o Segundo Ten 52, o Primeiro até 54, dessa forma o CBMERJ, está penalizando o militar que se habilita ao Oficialato Administrativo e encontra-se motivado e para seguir como oficial, levando em conta sua experiência o conhecimento da tropa entre outros requisitos que certamente será muito útil para corporação.
    A Policia Militar do Rio de Janeiro, desde de 1992, tem o limite de permanência de seus militares alterado para 60 anos, pela LEI Nº 2206, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1993.
    Em seu Art. 96, com o seguinte texto.
    Art. 96 - A transferência ex-officio do policial militar para a reserva remunerada ocorrerá em um dos seguintes casos:
    I - quando completar 60 (sessenta) anos de idade;
    Vamos mudar isso, já esta passando da hora.

    ResponderExcluir
  14. UM ABSURDO O BOMBEIRO MILITAR TER Q PEGR CARONA, MAS É FACIL VINGIR Q NAU ESTÃO VENDO, ELES TÊM VIATURA E MOSTORISTA!!! NADA NESSA CORPORAÇÃO DÁ CERTO, SOMENTE AS ARRIADAS!! POR Q NAUM O RIOCARD PARA ESSE MILITARES Q MORAM LONGE DE SUAS CORPORAÇÕES?MAS O PIOR DE TUDO É FICAR SE HUMILHANDO NAS RODOVIARIAS.......E MUDANÇA TB NA IDADE PARA O CHOAE....E O DEFERIMENTO DE AQUISIÇÃO PARA COMPRAR ARMA, TEM TEMPO PRÁ PEDIR,ABRE E FECHA, ABRE E FECHA.... É UM DIREITO NOSSO,DEVERIA SER O ANO TODO, A QQ MOMENTO, PREVISTO EM CONSTITUIÇÃO, BASTA!!!!

    ResponderExcluir
  15. A REGULAMENTAÇÃO DA ESCALA(12h por 60h SEM DOBRA ou 24h por 72h) para guarda vidas.Atualmente, trabalhamos 12h por 36h o que impossibilita uma recupeção plena(física e mental)da nossa classe.
    Esse,definitivamente,é o primeiro passo para minimizar os efeitos do serviço(lesões sérias na pele,joelho,coluna e tornozelo) e aumentar assim a vida útil do profissional nas praias.

    ResponderExcluir
  16. Sou QBM ¨prraça de 94 .Tenho Orgulho de ser praça deste ano >Pois foi a Ultima truma de cb enfermeiros que sabeo que realmente ser bombeiro combatente .pois Graças ao Gov. da época Marcelo Alencar que obrigava atodos dependente de QBM A SER BOMBEIRO MILITAR.
    iNFELIZMENTE NÃO CONSEGUI SAIR DA QMB 6.
    MAIS O pIO DE TUDO DE PERTENCER AO GSE ,É SER OBRIGADOA UMA ESCALA de 24 por 48. podem ficar com agratificaçãode grego ,pois quero ser apenas bombeiro ,e cumprir minha jornadad 24 e descançar estudar nas 72. possocolocar na justiça essa obrigatoriedade de 24 horas?

    ResponderExcluir
  17. Isso e um arrego deste que ta querendo se eslheger e promaver certas situaçãos. Falo isso que mesmo eu sendo reformado em serviço tudo no ISO eles não me deram o auxilio, com tudo escrito, esta junto de MED. tem q ver as nessecidade do inativo, e mesmo assim vão fazer um novo estatuto so para oficial, então aqueles que faz a vergonha desta corporação pois existem tantos q o bom. fica ruim?????????????

    ResponderExcluir
  18. EU QUERO MEU AUXILIO INVALIDES, VCS DA JUNTA==TEM Q TOMAR VERGONHA E DAR O DE DIREITO AOS BM INATIVOS COMO OS MEDICOS DE TRATAMENTO DAM o LAUDO MEDICO E VOCES UM MONTE DE INCOPETENTES, TIRA OS PROVENTOS DOS INATIVOS,
    DA INDEFERIDO. DAQUI A POUCO VAI TER UM MONTE DE 851 ALIENADO MENTAL, O Q VCS ACHA SE ESTE NÃO PODE PROVER É INVALIDO,ACIDENTADO EM SERVIÇO. MAS NÃO DÃO O AUXILIO. VAI MORRE OU MATAR MUITA GENTE... ELE E ESCRAVO??????

    ResponderExcluir
  19. Externo minha indignação e de muitos outros bombeiros quanto ao email que recebi há alguns dias. Versava sobre: "Selminha sorriso" sendo condecorada em Brasília. Absurdo! Nossos Comandantes têm toda a responsabilidade quanto a esse ato insano.
    Não sei se o Cap BM Lauro Botto se pronunciou quanto a isso, mais com certeza, por ser um Oficial digno desaprova tal acontecimento. Espero que tenhamos uma voz forte em Brasília como deste Oficial, em busca do resgate ao respeito e a dignidade que há tempos vêm se perdendo dentro de nossa honrosa corporação. Abços! Cabo BM

    ResponderExcluir
  20. sou da corporaçao a mais de 30 anos estou licenciado a mais de 7 anos quase 8anos por problemas de saude, fiz uma cirurgia em 2004 no hospital do CBMERJ, e o diretor disse que eu estava otimo, continuei de licença. Em 2006 passei por outra cirurgia agora particular, com colocaçao de varias protezes, mesmo assim a junta medica da corporaçao disse que eu nao tinha nada, fui procurar os meus direitos na justiça, pois nem cumprir a nossa constituiçao eles nao cumpre. Pois 2anos initerruptos de licença medica eles tinha que definir a minha situaçao o que nao o fizeram passei pela perita medica da justiça fui considerado incapaz definitivamente para qualquer tipo de trabalho.Aguardo a decisao do juiz e de DEUS. pois do bombeiro so corvadia. Estou no comportamento excepcional. O meu premio por estes anos de dedicaçao e a covardia deles. 18 de janeiro de 2011 as 16:08

    ResponderExcluir
  21. fala comando, sou ex-cbbm,servi com o Sr. no 2ºGsfma,tiramos um serviço juntos antes da covardia deste Cmt Geral e do secretário de saúde que me excluiram das fileiras da corporação,junto com mais uns trinta Bms.Depois li esta sacanagem que fizeram com o Sr. ,tambem.com o cap Nishio. Mas o mais importante disso tudo,é que DEUS esta no controle,e a "justiça dele nunca falha". Deixo meus agradecimentos pela passagem no 2ºGsfma. Abraços,fique com DEUS,e que ele ilumine sua estadia na nova unidade...ELES NÁO SABEM,MAS SOMOS BOMBEIROS EM QUALQUER LUGAR,E EM QUALQUER SITUAÇÃO,POIS DEUS NOS DEU ESTE DOM,O DE SALVAR VIDAS. UMA COISA ELES NÃO PODEM TIRAR,O MEU SANGUE,QUE AINDA É VERMELHO!!!

    JUNTOS SOMOS FORTES!!!

    ResponderExcluir