quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CORPO DE BOMBEIROS DOS DIAS DE HOJE - BLOG DA SEGURANÇA DO JORNAL O DIA


"Quarta-feira, 25 Novembro, 2009
Corpo de Bombeiros
O nosso valoroso Corpo de Bombeiros Militares vem atravessando seus maus momentos quase que em silêncio. Sua situação extremamente crítica só aparece quando há um grande incêndio e seus equipamentos falham por qualquer motivo.
Nossos Bombeiros Militares ...

também ganham salários de miséria. Também sofrem a falta crônica de equipamentos modernos de proteção pessoal e de combate a incêndios.
Sofrem a falta de acompanhamento psicológico e acabam ocorrendo casos de abuso de álcool ou drogas no seio da Corporação. Acabam envolvendo-se em milícias. Acabam se envolvendo em episódios nebulosos como o desaparecimento do cordão de ouro e da carteira de um PM ferido e à morte dentro de uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
Nossos Bombeiros Militares foram ao longo dos anos sendo sobrecarregados de serviços. O salvamento marítimo em nossas praias é atribuição dos Bombeiros Militares. O resgate de animais em situação de risco é atribuição de nossos Bombeiros Militares. O recolhimento de acidentados feridos nas vias públicas ou pessoas que necessitem de socorro urgente por estar sofrendo algum mal súbito também é atribuição de nossos Bombeiros Militares.
Nossos Bombeiros Militares sempre forma vistos pela maioria da população como integrantes de uma corporação extremamente simpática e avaliada positivamente. Nossos Bombeiros Militares sempre foram vistos pela população como heróis.
Entretanto, a corporação já foi abalada por escândalos diversos que nada trouxeram para o enobrecimento do nome dos Bombeiros Militares. Foram empresas de material de combate a incêndio de propriedade de Coronéis ou seus parentes ganhando licitações ou sendo impostas a edifícios e empresas como fornecedoras 'obrigatórias' destes equipamentos. Foi um concurso marcado pela corrupção, pelo apaniguamento e por um sem número tão grande de irregularidades que foi cancelado e até hoje está sub-júdice. Os pobre-coitados que fizeram corretamente suas provas e foram aprovados corretamente em todas as instâncias é que foram os maiores prejudicados.
O nosso Corpo de Bombeiros Militares, apesar de ser um braço público da defesa civil, que já teve sua Secretaria de Estado, acabou sendo um dedo da Secretaria de Estado de Saúde, e sofre diretamente as conseqüências disto. Menos verbas, menos agilidade nas decisões e mais atribuições.
Caberiam também algumas perguntinhas como: o que exatamente é feito e onde é exatamente aplicada a verba da famigerada e injustificável Taxa de Incêndio? Onde e como exatamente é aplicada a verba do FUNESBOM? Por que o 193 demora tanto a atender e por que o socorro ao problema relatado, mesmo quando o quartel fica a poucos quilômetros do local, também tem sido tão demorado? Esses dois pontos, o 193 e a rapidez do atendimento, eram uma espécie de 'marca registrada' de nosso Corpo de Bombeiros e hoje, pelo que acompanhamos, nos parece uma mácula crescente na corporação.
Por não ser afeita a uma área que nos cause medo, ou pânico mesmo, emergencial como é o caso da segurança pública e nossas polícias a situação de nosso Corpo de Bombeiros Militares vem sendo meio que desprezada pela sociedade em geral. Talvez só venhamos a nos dar conta disto quando, espero que não, uma grande tragédia, um incêndio em um grande prédio residencial ou comercial, um desabamento de grandes proporções, venha a se abater sobre a cidade e nossos Bombeiros Militares não consigam dar conta adequadamente da situação por tudo isso que vem acontecendo com eles."

3 comentários:

  1. Foi lindo, divertido e maravilhoso ter visto pela 1º vez na historia do Estado um governador sendo vaiado pelo Bombeiros nem o itaucard paga.
    Nós somos uma tropa disciplinada não devemos ter vergonha das vaias, quem deveria ter era o arrogante governador mas a arrogância procede a queda.
    Com certeza esse arrôgante governador vai ficar conhecido como o governador do uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu. abç

    ResponderExcluir
  2. No final do mês de dezembro nós BOMBEIROS ficamos decepcionados,pois o Governo Federal nos deixou de fora da Bolsa Olimpica. De que forma nós podemos lutar, vamos unir BOMBEIROS,vamos nos manifestar.........

    ResponderExcluir