quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Corpo de Bombeiros inaugura Edificação de Treinamento em Ambiente Confinado




"A solenidade foi realizada na manhã da última terça-feira (3), no Complexo de Ensino da Escola de Bombeiros Coronel Sarmento, em Guadalupe. Na ocasião, foram também entregues novas viaturas operacionais à Corporação.

O evento foi presidido pelo Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Régis Fichner, que representou o Governador do Estado, Sérgio Cabral. Além do Secretário Régis Fichner, estiveram presentes o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Pedro Marco Cruz Machado; o Vice-Presidente de Operações da Tyssenkrupp-CSA, Heyno Smith e o Coordenador Geral do evento e Comandante do Cento de Instrução Especializada, Coronel Djalma Antônio de Souza Filho, entre muitas outras autoridades civis e militares.

Das onze viaturas entregues à corporação, cinco do tipo Busca e Salvamento Guindaste e quatro destinadas à remoção de cadáveres fazem parte da nova frota adquirida com recursos do Governo do Estado, enquanto outras duas viaturas - um ABI e um ARM - são fruto da parceria celebrada entre a Tyssenkrupp e o Corpo de Bombeiros.

O Auto Bomba para Inflamáveis é uma viatura de grande porte com tanque de 5.500 litros de água e mais 500 litros de líquido gerador de espuma, além estar equipada com diversos outros equipamentos de salvamento. Já o Auto Reboque Mecânico é uma viatura para transporte de container operacional. A própria viatura possui um guincho capaz de elevar o container e acomodá-lo em seu próprio chassis. Para tanto a Corporação passará a dispor de dois containers distintos. Um deles é equipado com materiais empregados em operações com produtos perigosos, tais como roupas de proteção, absorventes químicos e neutralizantes, bombas de transbordo, exaustores e estação de descontaminação. O outro reúne equipamentos diversos de salvamento bruto. Nele a equipe de socorro disporá de britadores, geradores de energia, serras e várias outras ferramentas de salvamento.

No último e mais importante ato da cerimônia, foi feito o descerramento da placa de inauguração da Edificação de Treinamento em Ambiente Confinado, outro investimento oriundo da parceria com a TyssenKrupp. A partir de agora, a Corporação poderá dispor de uma galeria equipada com câmeras térmicas, sistema de comunicação, sala de monitoramento e controle, simuladores de ruído e labirinto tridimensional modificável, sendo a única do gênero na América Latina.

Após a realização dos atos simbólicos, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em seu discurso, ressaltou a importância da ETAC e expôs suas metas na área de capacitação:

– Inauguramos um sonho da Corporação. Atualmente, nosso efetivo na escola é de dois mil homens, entre cadetes e instrutores. Queremos que todos os Bombeiros da Capital tenham uma instrução universal. A Edificação de Treinamento em Espaço Confinado ajudará muito na prevenção de acidentes durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 - informou o Coronel Pedro Marco Cruz Machado.

Na sequência, o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil fez uso da tribuna e enfatizou a política de investimento no servidor público que vêm sendo desenvolvida pelo Governo do Estado:

– Uma das promessas do Governador Sérgio Cabral era melhorar a gestão do Estado e não há como prestar bons serviços sem investir no servidor público. Essa tem sido uma das marcas do Governo do Rio. A Galeria de Treinamento é um exemplo do norte que adotamos: investir em infraestrutura e em treinamento. Temos um grande equipamento hoje, talvez o maior do Brasil, para treinamento dos nossos Bombeiros, que vão ajudar a salvar vidas. Essa gestão tem sido marcada por uma grande renovação do Corpo de Bombeiros. É com muita alegria que recebemos este presente da ThyssenKrupp, que está investindo no Rio de Janeiro para tornar o nosso Estado um dos maiores produtores de siderurgia do país - ressaltou o Secretário Régis Fichner."

Fonte: Site oficial do CBMERJ.

Se o material foi doação da ThyssenKrupp, não foi investimento do estado. Será que o secretário sabe o que significa doação?

Bom lembrar também que o investimento no servidor nós ainda não vimos também, uma vez que o salário do Bombeiro Militar do Rio de Janeiro continua O PIOR DO BRASIL!

De positivo fica a inauguração da nova edificação para aprimoramento da tropa e o recebimento das novas viaturas que foram adiquiridas com o apoio da população, através do pagamento da taxa de incêndio e não com investimento do Governo do Estado.

E para não reclamarem que só há críticas, parabenizo o Comando Geral pelo constante investimento em material e, principalmente, aquisição de novas viaturas para nossos quartéis.
Sabemos que a remuneração não compete ao comandante geral, mas no quesito operacional, está bem.

JUNTOS SOMOS FORTES,
Lauro Botto ۞۞.

7 comentários:

  1. Parabéns Tenente Lauro pelo esclarecimento sobre os "equívocos" do secretário representante. De nada adianta festejar inaugurações se o moral da tropa está baixíssimo, ainda mais celebrando entrega de viaturas adquiridas com (mínima)parte da taxa de incêndio paga pelo povo, e com inauguração de obra ofertada por empresa privada , e que será (muito) utilizada por seus funcionários em treinamentos.

    ResponderExcluir
  2. sobre esse homem que não é meu comandante,nada a declarar,ele nunca me representou!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Algumas considerações....

    Não consigo acreditar em tamanha bondade de uma empresa de tamanha expressão como a Tyssen de "doar" edificação.
    Pelo que me lembro o Comandante do CIEB é aquele mesmo que o nosso infeliz comandante jogou na vala comum e nada declarou a respeito no episodio da queima dos donativos.
    Engraçado isso né? Sera que agora ele se importa com um Cel tão bom que ele se recusou a defender?

    ResponderExcluir
  4. O CBMERJ hoje e uma casa de sem Comando o Bomba manobra com produtos de alto risco a saude e na hora de ir ao hospital do proprio Bombeiro ele se f... por completo o hospital atende o SUS e o heroi do Bomba nada tem q ficar mendigando favor pra ser atendido.

    ResponderExcluir
  5. O pior e saber que esses profissionais que abrem mão de sua folga, para realizarem esse curso de especialização em Operações com Produtos Perigosos, assumindo mais uma responsabilidade e expondo sua vida e integridade física, não serão contemplados com a gratificação de R$ 350,00 estendida apenas aos motoristas, guarda-vidas e rabecão que fizerem um curso miojo. Completa falta de razoabilidade na concessão de gratificação.

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem quanto a razoabilidade da gratificação. Agora você querer menosprezar o curso de Guarda-Vidas como "miojo" é você mostrar fragilidade ente os Bm´s. Na verdade, temos que nos unir e lutar por condições melhores a todos, e não desvalorizar um ou outro curso ou mesmo, uma ou outra categoria. É a falta de união que faz com que o CBMERJ fique na condição onde está: PIOR CONDIÇÃO DE TRABALHO DO PAÍS. Temos que nos unir e não medir forças entre a gente...pense nisso...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo:

    quando eu disse miojo, não me referi ao CSMar, mas sim ao Curso de Capacitação criado para poder conceder a referida gratificação. Como posso capacitar aqueles que já são capacitados? Como pode um curso de capacitação conferir direitos a uma gratificação e o Curso de Especialização não receber? Então o Curso de Capacitação tem mais valor e conteúdo do que o CSMar? Os guarda-vidas não estão capacitados e por isso têm que fazer um curso que os tornem capazes de exercer as funções? Unir não quer dizer limitar direitos apenas a um grupo, mas sim estender a todos!! Pense nisso!!

    ResponderExcluir