sábado, 7 de novembro de 2009

Lula diz que PM precisa ganhar mais para não levar 'propina da bandidagem'



"O presidente Lula discursou durante a solenidade de sanção do plano de carreira dos militares da PM e do Corpo de Bombeiros do DF, nesta sexta-feira (6) (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Segundo ele, sociedade corre risco se policial tiver de 'fazer bico'.
No Distrito Federal, salário inicial de soldado da PM é de R$ 4 mil.
Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (6), após sancionar lei que cria plano de carreira para policiais militares e bombeiros do Distrito Federal, pagar bons salários é o único jeito de evitar que agentes de segurança levem “propina da bandidagem”. No Distrito Federal, cada soldado da PM recebe pelo menos R$ 4 mil de salário inicial.

“A única hipótese de a gente não ter um policial levando propina da bandidagem é o policial ganhar o suficiente para ficar tranquilo”, disse Lula para plateia de policiais e bombeiros do DF.

Falando sobre a questão da segurança pública no Rio de Janeiro, Lula disse ainda que os policiais têm de receber salários que garantam o sustento de suas famílias para não ter que recorrer a outros trabalhos –os chamados "bicos".

“É preciso dar bons salários aos policiais do Rio de Janeiro para a gente exigir que ele cumpram sua função. Se precisar fazer bico, já estamos correndo risco. Se ele ganhar pouco e precisar trabalhar fora já estamos correndo risco”, discursou o presidente.

Lula disse que a lei sancionada em benefício da PM do Distrito Federal deve ter repercussão nacional, mas que é preciso levar em conta que nem todos os estados têm a mesma capacidade financeira da capital federal.

“Eu sei que corremos um risco, porque aprova aqui e os outros estados também querem. Temos que levar em conta o poder dos cofres do estado. Nem todos os estados podem dar o que deu Brasília, que tem uma condição especial. Portanto, não podemos cobrar isso que o DF fez. Não podemos cobrar isso de Roraima, de Alagoas por exemplo”, disse o presidente.

Ele disse ainda que é preciso resolver com as corporações da PM questão dos turnos de trabalho. Segundo ele, não é possível continuar com as escalas de trabalho por 24 horas e 72 horas de folga.

“Essa história de trabalho de 24 horas por 72 horas, temos que discutir. Primeiro, achar que um ser humano pode trabalhar 24 horas sem dar uma cochiladinha é acreditar em Papai Noel. É melhor que os companheiros ganhem melhor e tenham companheiros para trabalhar oito horas por dia, durante todo o dia”, declarou.

Segundo a PM, o novo plano de carreira permitirá a promoção de 12 mil policiais, o que resulta em reajustes salariais. Contudo, a PM não soube informar o impacto sobre a folha de pagamento.

A PM tem um efetivo de 13 mil policiais no Distrito Federal e com a aprovação também poderá contratar até mais 3 mil agentes, 1,5 mil já em janeiro de 2010. O outros serão contratados somente em 2011.
Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a sanção do novo plano de carreira dos PMs do Distrito Federal era a realização de um “sonho” para os policiais. Em clima de campanha, a ministra disse para a plateia de policiais que é o momento permite dizer "que é preciso defender as políticas sociais do governo Lula porque elas levaram para o país mais saúde e mais oportunidades”, afirmou."


Ainda bem que o Estado do Rio de Janeiro, governado pelo PMDB de Sérgio Cabral, segue a mesma filosofia do Governo Federal, oferece 5% de "aumento" e soma forças para remunerar dignamente seus militares estaduais também, né?


Temos que exigir, pra já, nível superior para ingresso em nossas fileiras, exterminar governos mentirosos, incentivar e facilitar o acesso de Bombeiros e Policiais Militares ao nível superior de ensino se quisermos ter o mínimo de valor reconhecido.

Os tempos são outros!

Temos uma tropa qualificada, querendo aprender, querendo trabalhar, mas COMPLETAMENTE DESMOTIVADA por essa política estadual de "enxugar gelo" com gratificações divisoras de tropas!


JUNTOS SOMOS FORTES,

۞۞ Lauro Botto.

4 comentários:

  1. O Senhor Gov. Sérgio Cabral é um incompetente ou mal intencionado, acredito mais na segunda hipótese. 5% é uma vergonha. dia 13 na alerj temos que tomar cuidado para nossos representantes não falarem que o Bombeiro do rio não precisa de PEC 300, o salário de bombeiro é o bem comunitário.
    valeu lauro.
    CAP BM M.OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos
    O Presidente Lula fez um discurso bastante pertinente às necessidades de uma segurança pública eficiente e de qualidade. Isso dá mais sustentabilidade às nossas aspirações, pois dependerá dele, o ato de sancionar a lei, oriunda da PEC (não sei mais se: 300/2008 ou 41/2008). De qualquer forma, ambas as PECs vêm ao encontro de nossas necessidades.
    Quanto ao seu comentário, Tem Lauro, concordo plenamente.
    Quero acrescentar que a situação financeira do militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, após o período onde o Brasil foi governado pelos militares, foi perdendo, de forma sistemática o seu poder aquisitivo.
    Após cada eleição para governador no Estado do Rio de Janeiro, sempre houve promessas de campanhas relacionadas a melhorias salariais que não foram cumpridas. A partir da abertura política, que restabeleceu as eleições diretas em todo país, passaram pelo governo de nosso Estado os governadores: Leonel Brizola, Moreira Franco, Leonel Brizola (novamente), Nilo Batista, Marcello Alencar, Anthony Garotinho, Benedita da Silva, Rosinha Garotinho e, atualmente, Sérgio Cabral Filho. Todos, sem exceção, fizeram promessas, em suas campanhas eleitorais, de melhorias salariais. No entanto, o que se verificou, em todos esses mandatos, foi um profundo descaso com a situação financeira dos Bombeiros Militares e Policiais Militares do nosso estado.
    Decorridos 26 anos do “Movimento das Diretas”, agora vemos uma “luz no fim do túnel”, graças à iniciativa e a luta, iniciada há tempos atrás (prefiro não precisar exatamente o ano, pois não tenho certeza) de alguns militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, espalhados em alguns estados do país. Aqui no nosso Estado tivemos, pelo lado da PM, o chamado “Grupo dos Barbonos” e o Grupo “Evaristos”. No caso do Corpo de Bombeiros, havia um pequeno contingente, formado, quase que exclusivamente, por capitães e tenentes, quase todos da ABMDPII. Agora, essa luta, à medida que vem ganhando força, começou a encorajar e, ao mesmo tempo, atrair novos adeptos.
    Sabemos que nossos militares amam a sua farda e a sua profissão, que é a de ser herói, salvar vidas e riquezas alheias. Ser desta briosa Corporação é sempre motivo de muito orgulho para os bombeiros, pelos nobres ideais que esta maravilhosa profissão enseja. Todos que se tornam soldados do fogo e que sentem o arrepio de ouvir a sirene tocar, para mais uma missão, dificilmente pensarão em largar a farda, apesar do salário atual, muito aquém da relevância de suas atribuições.
    Cabe lembrar, ainda, que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro conta com 95% de aprovação do povo fluminense.
    Abraço aos leitores.
    CAP BM ARTUR

    ResponderExcluir
  3. TEN LAURO CONCORDO COM NIVEL SUPERIOR NAS CORPORAÇÕES,NA POLICIA CIVIL DO RIO JÁ É,NA POLICIA FEDERAL TAMBÉM,SÓ FALTA A POLICIA MILITAR E OCBMERJ,EM BRASILIA 90% DA TROPATEM FORMAÇÃO SUPERIOR,OS OUTROS 10% ESTAO ESTUDANDO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não vejo mais do quê justa, a manifestação dos Pms e Bms em prol de um salário igualitário. E queria informar aos internautas que estão acompanhando essa matéria e dizer que o trabalho da Pm do Ceará é igual a de Brasília que é igual a de Sergipe. PEC 300 EU ACREDITO

    ResponderExcluir