domingo, 1 de novembro de 2009

RJ - Nova gratificação para profissinoais de segurança


Copiado do blog "CORDEL DA BOLA DE FOGO", do amigo e Cb BM Sardella e transcrito do "Blog da Segurança" do jornal O DIA:


"O governo federal vai criar uma nova gratificação para policiais civis e militares do Rio, 50% maior que o atual Bolsa Formação. A promessa foi feita hoje pelo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay. Poderão ser contemplados todos os servidores da segurança pública até 2016. E, no ano em que serão realizados os Jogos Olímpicos, o objetivo é incorporar a gratificação aos salários.

Os detalhes do programa Formação Olímpica foram acertados ontem em encontro no Palácio Guanabara entre Abramovay, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e o chefe da Casa Civil, Régis Fichtner. "O Ministério da Justiça entendeu que o Rio de Janeiro tem características diferentes. Ainda não vou me comprometer com valores, mas será um aumento substancial na remuneração dos policiais", prometeu Beltrame.

Atualmente, além de PMs e policiais civis, o Bolsa Formação beneficia bombeiros, peritos, guardas municipais e agentes penitenciários em todo o Brasil. Para receber uma gratificação de R$ 400, os servidores são obrigados a participar de cursos de qualificação profissional. Também não é permitida condenação judicial nos últimos cinco anos.

A diferença para a nova bolsa que será criada é que não haverá a obrigação de receber salário bruto abaixo de R$ 1.700 para entrar no programa. Ou seja, até delegados e coronéis da PM poderão receber a gratificação do governo federal. "Está tudo acertado. Só falta checar alguns detalhes com o Ministério do Planejamento. Então teremos que enviar para o Congresso projeto de lei para alterar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)", adiantou Abramovay."

A pergunta que não quer calar:
Nós, Bombeiros militares, como subordinados à Secretaria de saúde, sujeitos ao "silêncio ensurdecedor" do nosso Secretário Sérgio Cortes, seremos contemplados?
E mais uma gratificação para dividir a tropa...

JUNTOS SOMOS FORTES,
Lauro Botto ۞۞.

23 comentários:

  1. PEGUE AS GRATIFICAÇÕES QUE SÃO TEMPORÁRIOS E NÃO FAVORECE OS INATIVOS E TAMBÉM O REAJUSTE DE 5% , FAZ UM ROLINHO E ENFIA NO C

    ResponderExcluir
  2. Olá, a todos.
    Devido à relevância desse assunto, não poderia deixar de expressar a minha opinião. Quem vos escreve é o Capitão BM QOE Músico Artur.
    O que nossos políticos e governantes precisam entender é que todos os militares, sejam federais ou estaduais, estão subordinados a um regulamento de normas, cuja base é a hierarquia e disciplina. Os vencimentos têm que ser diferenciados a partir dessa escala hierárquica, escala essa que faz aumentar o grau de responsabilidade em função de seu grau hierárquico, e em alguns casos, pelas comissões de cargos de direção ou comando que os oficiais de maiores patentes ocupam. Conclui-se então que os vencimentos são maiores, tanto quanto for maior a ascendência hierárquica do militar, cuja escala está prevista nos quadros desse tipo de organização. Outra razão que, legalmente, faz aumentar o valor do vencimento de um militar, são os anos dedicados à sua instituição, através dos triênios acumulados.
    Qualquer outro sistema que aumenta o salário de um militar, não em função das razões anteriormente descritas, gera um desequilíbrio. Houve caso semelhante no passado, quando o Governo do Estado do Rio daquela época estabeleceu a chamada pecúnia, que eram gratificações, incorporadas ao salário de um militar que praticasse uma ação considerada “além do que seria o normal”. Essas gratificações foram incorporadas definitivamente aos vencimentos desses militares, o que acabou gerando distorções e descontentamentos.
    Numa Corporação Militar existem diversas especificidades de militares, como combatentes, médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, músicos, etc... Todos são igualmente importantes e necessários. Não pode e nem deve haver atitudes políticas que acabem beneficiando alguns em detrimento de outros. Um cabo enfermeiro do Corpo de Bombeiros tem que receber o mesmo vencimento que um Cabo BM Salva-Vidas, ou que um Cabo BM Motorista, levando-se em conta o mesmo tempo de serviço. E isso tem que valer para todas as praças e oficiais de todos os Quadros de Bombeiros Militares.
    Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar o Ten BM Lauro Botto, por abrir esse espaço e colocar em pauta temas tão importantes.
    Abraço a todos os leitores!
    Cap BM Artur

    ResponderExcluir
  3. Atualmente é incompreensível a material afronta ao texto basilar de toda Administração Pública, que é nossa Carta Magna.
    Digo isto porque ainda não consigo entender o por que de ser o Corpo de Bombeiros um órgão mutável, claro conforme a necessidade política, pois pode nossa instituição sofrer a desconcentração e ficar subordinada a Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Segurança, etc.
    Desta forma, evidentemente verifica-se a insegurança que todos vivemos, uma vez que é inadimissível tantas manobras políticas que efetivamente nos prejudicam, mormente quando se questiona acerca de remuneração.
    Basta!
    O Corpo de Bombeiros é órgão da segurança pública, logo, a este deve ser extendido todos os direitos legais aplicados aos demais órgãos de segurança pública.
    De outra forma, que modifiquem o texto constitucional!!!

    ResponderExcluir
  4. SERÁ QUE ESSES IMBECIS NÃO ESTÃO SATISFEITOS EM DIVIDIR A TROPA COM A CRIAÇÃO DESSAS GRATIFICAÇÕES,UNS RECEBEM E OUTROS NÃO,FAÇO AQUI UMA CRITICA AO MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO QUE NADA FAZ,POIS QUEBRA O PRINCIPIO DA ISONOMIA SALARIAL DAS PATENTES E GRADUAÇÕES ONDE TEM OFICIAIS E PRAÇAS GANHANDO MAIS DO QUE SEUS SUPERIORES HIERARQUICOS COM BASTANTE TEMPO DE SERVIÇO,SERÁ QUE TEM ALGUÉM CEGO NO MP QUE É O FISCAL DO POVO,OU DO SERVIÇO PUBLICO!!!!!

    ResponderExcluir
  5. sou da área de saude e concordo com tudo que o colega das 21:17 disse,não queremos gratificações somente para quem trabalha nas upas e samu(GSE),QUEREMOS ESCALAS E GRATIFICAÇÕES OU AUMENTO IGUALITARIO A TODOS OS PROFISSIONAIS,SEJAM COMBATENTES OU MUSICOS OU DA ÁREA DE SAUDE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gláucia Duarte (Noiva de um Bombeiro)3 de novembro de 2009 às 10:32

    Estou fazendo um trabalho monográfico a respeito do PEC 300. Gostaria de saber qual a lei que informa o salário do militar do Rio (a lei 279/79 eu já conheço e ela não tem valores).
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Caros colegas!!
    Respondendo a pergunta do Ten Lauro, acho que não seremos contemplados ou então o governo esqueceu, tá com a memória fraca, tadinho!!! No PAN, vários de nós trabalharam, as licenças foram suspensas, gestantes trabalharam.. O governo esqueceu do PAN 2007. Assim como ele esquece que temos um dos piores salários.. Ele esquece também que todo evento esportivo, artistico ou social os bombeiros estão lá ou será clones nossos!!??
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. Deu num Blog :


    03/11/2009 17:34

    Tempos de Guerra

    Cruz Vermelha Internacional vai atender vítimas do Rio


    Agente da Cruz Vermelha Internacional, no Complexo do Alemão



    A que ponto chegamos! Todo mundo sabe que a Cruz Vermelha Internacional atua em inúmeras guerras e conflitos armados atendendo não apenas os feridos, mas dando assistência a desabrigados e pessoas expulsas e perseguidas por exércitos e guerrilhas.

    Leio na coluna INFORME DO DIA, do jornalista Fernando Molica que a Secretaria Municipal de Saúde fechou um acordo com a Cruz Vermelha Internacional para prestar assistência às pessoas traumatizadas pelos tiroteios nas comunidades que mais sofrem com a violência, como as do Complexo do Alemão e do Complexo da Maré, entre outras.

    É aquela história, o prefeito Eduardo Paes é “unha e carne” com Cabral, em público fala em “tempos de paz”, mas no fundo, no fundo sabe que se for esperar que área social do estado faça alguma coisa é melhor esperar sentado.

    Até hoje, as vítimas traumatizadas da mega-operação policial de 2007, no Complexo do Alemão aguardam a visita da secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva.

    Bem, com a entrada em cena da Cruz Vermelha Internacional, na Guerra do Rio, só estão faltando mesmo os “boinas azuis”, que vêm a ser os soldados da Força de Paz das Nações Unidas, que atuam em conflitos no mundo inteiro, para a cidade do Rio de Janeiro ser considerada uma região em guerra.

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos, se o Ministério Público for analizar todos os processos de pecúnia, vai dar é muita cadeia. Como é que pode um rancheiro ter 50/% de pecúnia? E o comandante, ele foi no socorro?

    ResponderExcluir
  10. Devemos parar com essa aboblinha de ficar pedindo para que a entrada no CBMERJ seja com curso superior. Tém um monte de BM que com esses cursos, e na tropa são um mocorongo, os oficiais ficam conversando com eles de igual para igual, enchendo a bola criando cobra para moder eles mesmo, e os malandro só queram boa vida. Enquanto isso os ditos analfas como eu ficam sifú de verde e amarelo, não tem direito nem a estudar escrevendo errado e tudo mas cheio de vontade de aprender. Deu parar emtender TEN LAURO.

    ResponderExcluir
  11. quero dar boas vindas ao SubtenBm guerreiro.Verdadeiro amigo.
    SubtenBm Reynoso Silva

    ResponderExcluir
  12. O Bombeirão, Soldado do fogo ,O Combatente, aos olhos desse governo nada vale,pois é o primeiro em tudo e não ganha um tostão de gratificação.

    ResponderExcluir
  13. Sou contra esse serviço da dengue para bombeiros , se precisar devemos apoiar, mas não assumir, tira a funçãO que era dos paisanos, muitos estão desempregados; uma covardia.
    Bombeiro devia ter mas vergonha na cara e não se escrever mas para e trabalho que não é para nós, prefiro vender bala no trem doque servir de massa de manobra, ja trabalhei (o que era legal) em tudo para dar o sustento da minha familia mas arrebanhar a função de outros como acontece com a dengue e a SAMU deixando as categorias no desenprego é imoral tenho muita vergonha por isso. Se continuar assim estou para sair vou limpar a poeira dos meus pé... Lagrimas.

    ResponderExcluir
  14. Esse Comando do Cel Pedro realmente existe? Quando ele assumiu?

    ResponderExcluir
  15. aforça do azulão braço forte amigo AS GUARDAS MUNICIPAL DO BRASIL SEMPRE ESTARA LADO A LADO COM OS IRMÃOS DE FARDA DA SEGURANÇA PUBLICA LUTANDO PELA MESMA CONDIÇÕES MELHORIAS NO TRABALHO E SALARIO DESTINTO PARA A CATEGORIA DA AREA DE SEGURANÇA PUBLICA NOSSA FUNÇÃO DEFENDER VIDAS FELIZ CONGUISTA PELA PEC 300 SAIBA COMPANHEIROS QUE ESTAREMOS SEMPRE UNIDOS NÃO INPORTA AS DIFERENÇIAS UM FORTE ABRAÇO AZULÃO

    ResponderExcluir
  16. JÁ ESTÃO SABENDO DA ÚLTIMA DO GOVERNADOR?
    ELE FALOU QUE SÓ IRÃO GANHAR A GRATIFICAÇÃO DA BOLSA OLÍMPICA PM E PC, BOMBEIRO NÃO.
    VAMOS NOS AQUARTELAR GREVE JÁ!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. A PEC 300 pode se tornar realidade, só depende de nós.
    Mas em parte não concordo com esse texto equiparando o nosso piso com os militares de Brasília,e se o governo do Distrito Federal não der aumento durante um longo periodo, e se eles (governadores) se articularem e ñ derem aumento, ficaremos a ver navios depois de tanta luta. Seria mais viável que se criasse um piso nacional com base no salário minímo nacional, isto é, o soldo de um soldado por exemplo valeria 04, 05, ou 06 salários minímo, ou x por cento (%)do minímo, o que nos renderia um aumento anual, junto ao minímo o q seria mais viável.

    ResponderExcluir
  18. No Rio de Janeiro,Segurança,Educação e Saúde, choram a muito tempo sem aumento digno,tudo abandonado nos hospitais públicos não tem médicos,tambem com um salário de fome ninguem quer assumir tal responsabilidade,nossos filhos e esposas choram todos os dias sentindo nossas faltas, sempre tendo que ir para os bicos.É uma vergonha dizer que não tem verba para dar aumento. Crianças que nós conseguimos enganar dando balas, mesmo assim se não for uma criança instruida. PEC 300 JÁ

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal, me desculpe se a pergunta que vou escrever ja estiver respondida. pois tou sem tempo aki na lan.
    Orá pra ser um Bombeiro(Entrar no Corpo de bombeiro) é necessario ser PM? se poderem responder Como ser um bombeiro com detalhes eu agradeço pakas!

    Valeu Até

    ResponderExcluir
  20. ALÕ GALERA O CORONEL PEDRO MARCOS FEZ UM MELHOR COMANDO GERAL QUANDO ERA MAJOR. ...FICARAM BOIANDO NÉ? ENTÃO PERGUNTA AOS ANTIGÕES.KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  21. IRMÃOS NÓS BMs,PMs E PCs TEMOS Q TER UMA NOVA POSTURA A D MOSTRAR A NOSSA FORÇA A ESSES POLITICOS Q SÓ SE PREOCUPAM CONSIGO E ALGUNS C/SUAS FAMILIAS E SÓ! TEM Q SE LEVANTAR HOMENS (BM,PM,PC) DE PREFERENCIA PRAÇAS E TIRAS COM O DESEJO DE NOS REPRESENTAR NO CORAÇÃO,BRIGAR E CONQUISTAR! VAMOS ELEGER BOMBEIROS MILITARES,POLICIAIS MILITARES E POLICIAIS CIVIS NA ALERJ,DEPUTADOS FEDERAIS!!! IMAGINE NO MINIMO 3 DE CADA CORPORAÇÃO NESSAS ESFERAS POR NÓS IRMÃOS! É O Q ESTÁ FALTANDO P/NOSSA VITORIA! TEMOS MUITOS ENTRE NÓS CAPACITADOS EX:SDs,CBs,SGTs E TIRAS BACHAREIS EM DIVERSAS AREAS. VAMOS POR EM PRATICA ESSE PENSAMENTO!!!

    ResponderExcluir
  22. Praça inteligente...
    é entristecedor ler tal absurdo postado por este bombeiro cognominado "bomba zero". Tal pensamento, retrógrado, reprovado para este tempo moderno, não cabe nos discursos de um soldado do fogo, pois a função exige, antes da força, intelecto. Ora, como agir sem raciocínio. Nossas ações bombeirísticas estão intimamente ligadas com o saber. Quanto a questão de estudar e a vontade em aprender liga-se a QUERER, FORÇA DE VONTADE, PERSEVERANÇA. Alguns praças como eu, abdicaram momentos de lazer e sono para estudar objetivando um nível superior de instrução. O fato de um praça ter a mesma educação que um Oficial, nem sempre significa maior ou menor educação. Isso é inquestionável. Exclua-se nesse momento de minha fala o caráter ou a índole. Vale destacar que alguns praças optaram estudar e ingressar na ESFAO e conseguram. Outros, como é meu caso, galgamos a especialização, mesmo sendo praça, digo, sou CABO e pós graduado Strito Senso. Bem, vai meu conselho, se quer falar, escrever e se portar educadamente, não se reprima, estude e vença! O CBMERJ não tem espaço para pessoas com o pensamente tão curto. A segregação hoje é tida como BURRICE! Temos que pensar no conjunto, a força que alavança o progresso. Seja praça ou oficial que persita na idéia de HIERARQUIA tem que iluminar a mente. Vamos ler mais gente!

    ResponderExcluir
  23. Porque a gratificação Ret. Inat. Estado antes era de 150% ( a mais de 12 anos eu recebia assim) e o Governo diminuiu para 122%?
    O que devo fazer, entrar na justiça para reclamar o direito adquirido? Porque essa diminuição não ocorreu com todos os militares da reserva?

    ResponderExcluir