domingo, 22 de novembro de 2009

UM GRITO POR CIDADANIA - ORDEM DO DIA DA PASSAGEM DE COMANDO DO TEN CEL PM ROBERTO


Amigos leitores do DIÁRIO BOMBEIRO MILITAR, esse texto que segue abaixo trata-se da ordem do dia da passagem de comando do 20º BPM - Duque de Caxias - pelo Ten Cel PM Roberto. Não o conheço pessoalmente, apesar de já tê-lo visto inúmeras vezes em nossas passeatas e manifestações em favor de dignidade para nossos militares estaduais (vide foto de manifestação em homenagem aos Policiais assassinados no RJ), mas já gozava do meu apreço e respeito. Lendo seu discurso de passagem de comando, aumentou minha estima por ele e fez-me renovar o ânimo sabendo que há em NOSSA Polícia Militar oficiais do quilate do Ten-Cel PM Roberto.


"POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
TERCEIRO COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA
DÉCIMO QUINTO BATALHÃO
ORDEM DO DIA
Ilmos srs e sras, muito boa tarde!
Esta mensagem poderia muito bem ser traduzida como um desagravo, em razão do desconforto em ser substituído em um Comando de Unidade, mas não quero que nenhum dos srs e sras se deixe tocar por esse sentimento. As mudanças são necessárias para que um novo pensamento ou ação se sobreponha a outro, já não tão moderno.
Todos nós, que vivemos estes últimos momentos na Corporação, convivemos com as mudanças repentinas e quase nunca entendidas pela maioria: o que importa é que os personagens envolvidos saibam, e isso, por si só, basta.
As mensagens não precisam ser explícitas: todos as entendemos.
O ser humano possui uma capacidade incomensurável de se adaptar aos percalços e sobrepujar as adversidades para angariar um novo momento de vida. Faz isso, não por ser indubitavelmente mais forte que os demais animais, mas por ser inteligente o suficiente para agir em sua defesa e dos seus semelhantes quando alguém ou alguma coisa está na iminência de fazer-lhe mal ou lhe causar dano.
O bem e o mal, presentes em nossas vidas.
Encontramos especial denotação no Evangelho de Lucas 6:45, “O homem bom tira o bem do depósito de coisas boas que tem em seu coração. E o homem mau tira o mal do seu depósito de coisas más. Porque a boca fala do que o coração está cheio.”
O bem e o mal, antagônicos em sua essência, mas tão presente no coração de alguns, que por vezes chegamos a duvidar que ali, naquele semelhante, naquele coração, essa dualidade antagônica tenha existido um dia a não ser como disfarce em suas ações.
Meus Policiais Militares desta digna Unidade, em 2008, no Comando do Sexto Batalhão, ao participar de movimento de reivindicação salarial, sabia que aqueles passos seriam os condutores a este momento ímpar e finito.
Naquele momento internalizei em mim um sentimento de desagrado com a Corporação; de decepção com a Instituição que jurei respeitar, dignificar e honrar.
No início deste ano, por determinação do Sr Cel PM Pitta, então Comandante Geral, fui designado para comandar o 20 BPM. Renascia, naquele momento a oportunidade de aglutinar sentimentos favoráveis a outros Oficiais e Praças de forma compartilhar os anseios de vermos uma Polícia Militar forte, soberana e independente. Esse sentimento ainda permeia as nossas almas e haverá de nos acompanhar enquanto pulsar nossos corações.
A minha parte eu fiz: respeitei a tudo e a todos, indiferente ao que, simbolicamente, estratificava as classes hierárquicas internas; dignifiquei a tudo que fiz, traduzindo em trabalho eficaz as missões executadas, e honrei a tudo e a todos os amigos, como sempre fiz na vida pessoal e profissional, tal qual me foi ensinado por meus pais e vivenciado por todos os irmãos, figuras emblemáticas a quem nunca vou decepcionar (somos, verdadeiramente, uma família).
Somos homens e mulheres livres, em essência e ações, e não podemos mais nos deixar sufocados em gritar a favor da liberdade de ação e expressão.
Não somos mais um povo escravizado, pelo menos foi o que me ensinaram. E nas Leis temos que fazer valer os direitos a nós pertinentes.
Somos profissionais em Segurança Pública e como tal temos que ser tratados e respeitados por nossas ações. Nenhum de nós sai de casa e vem pro Quartel “brincar” de ser policial. Ninguém, senão um policial, sangra pela sociedade que jurou defender.
Foram pouco mais de quatro meses de convívio, em que pude me reencontrar com antigos companheiros de trabalho, antigos líderes sindicais e antigos representantes das Associações de Moradores dos anos passados de 1991 e 1992, quando o então Ten PM ROBERTO por aqui passou.
Esse novo contato, agora sob uma nova visão, trouxe outra perspectiva de trabalho e entrosamento, o que valorizou a respeitável relação que se estabeleceu.
Não vou relacionar o que foi, nem o que poderia ter sido feito de melhorias no aquartelamento, pois aos que tive que dar satisfações, eu o fiz, sempre com dignidade e respeito ao erário público e particular, e tornaria este momento cansativo.
Agradeço a minha querida esposa e meus filhos, bem como a todos meus familiares pelo apoio incondicional na tomada de decisão acerca dos problemas que nos afligiam e nos tornava impotentes perante o quadro político que se apresenta.
Agradeço, de per si, a cada Policial Militar desta Unidade, Oficiais e Praças, que, com afinco, respeito e consciência profissional, fizeram a diferença no tratamento das ocorrências que levamos a efeito. Só o profissionalismo dos srs e sras foi capaz de trazer aos níveis solicitados pela Secretaria de Segurança, os índices dos indicadores criminais propostos para essa Unidade, sobrepujando o lazer em detrimento do trabalho, sacrificando a relação familiar em prol da sociedade duque caxiense.
Agradeço aos Presidentes Associações de Moradores das diversas comunidades, com os quais sempre travamos diálogos produtivos na busca de melhor atender aos anseios ali existentes, tudo em prol da população de bem que ali reside, o que, além de cordializar a relação, fez com que pudéssemos entender que a realidade vivenciada naqueles locais carece de uma visão menos romântica e mais social, de forma a abraçar, de forma igual, a todos os que ali residem, independente da proximidade ou não do período eleitoral.
Aos órgãos de administração Federal, Estadual e Municipal, com os quais tivemos que interagir, agradecemos pela forma respeitosa, profissional e amiga com que sempre nos atenderam.
Ao Exmo. Prefeito de Duque de Caxias, Sr. JOSÉ CAMILO ZITO, e sua esposa, a Sra. Secretária de Assistência Social CLAISE MARIA ZITO, pela forma com que, nos primeiros dias de Comando, se colocaram, bem como a administração municipal, à disposição para o que fosse preciso no trâmite de ações, correlatas ou não com a Prefeitura, tendo sempre agido com respeito e cordialidade, não só com a pessoa do Comandante, mas com todos os Oficiais e Praças desta Unidade.
Ao Sr. Secretário Municipal de Segurança, Cel PM SÉRGIO DO MONTE PATRIZZI, eterno Comandante desta Unidade, pelos conselhos e orientações pautados na sinceridade e profissionalismo, isentos de vaidade, que nos fizeram autônomos na tomada de decisão nos eventos compartilhados pela segurança municipal e estadual.
Aos clubes de serviço pela forma respeitosa com que compartilhamos os espaços e pudemos complementar idéias acerca dos problemas existentes, o que nos permitiu traçar objetivos comuns que poderão ser realizadas em futuro próximo, onde o conhecimento em segurança pública possa ser compartilhado com a sociedade em geral.
Aos Srs. Drs. Delegados de Polícia Civil das 59, 60, 61, 62 DP e DEAM pela receptividade, companheirismo e cumplicidade nas ações desenvolvidas, que fizeram a 15 AISP ser destaque na Baixada Fluminense. O profissionalismo sempre esteve presente, independente dos que falam sobre as supostas animosidades que existiam em razão de ocuparmos instituições diferentes. Desejo sorte a todos e um profícuo trabalho pela sofrida sociedade duque caxiense.
Ao Ilustre Sr Cel PM ROBSON DOS SANTOS BATALHA, companheiro de longa jornada, que esteve a nos orientar nesse tempo de Comando desta Unidade, trazendo amparo aos passos que demos em prol da segurança pública neste Município.
Aos amigos que aqui fiz, deixo um abraço e um carinho no coração, desejando que façamos prosseguir sempre essa amizade.
A todos os demais que, mesmo não tendo sido citado nominalmente, estarão sempre guardados no rol dos amigos desta Unidade e, se me permitirem, no rol de nossos amigos pessoais. São pessoas como vocês, que fazem e dignificam uma sociedade justa e trabalhadora, na busca dos interesses comuns, tornando muito mais agradável a convivência humana.
Desejo sucesso ao Sr Ten Cel PM SÉRGIO LUIZ MENDES AFONSO, novo Comandante desta digna Unidade, para que, com sua sabedoria e competência funcional, possa fazer ir, ainda mais longe, a eficiência desta Organização, consoante o desejo do Comando da Corporação.
Por fim, passados quase 50 anos de vida, eis o que aprendi:
O tempo passa; a vida acontece; a distância separa; os filhos crescem; os comandos vêm e vão; o amor tem seus altos e baixos; as pessoas nem sempre fazem o que deveriam fazer; o coração se rompe; os pais morrem; os colegas esquecem os favores; as carreiras terminam, e dignidade e honra não se compram.
Mas, os verdadeiros amigos estarão lá, não importa quanto tempo ou quantos quilômetros estejam entre vocês.
Um amigo nunca estará mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!
A diferença entre o céu e o inferno é somente a esperança.
Que Deus ilumine a todos, principalmente na tomada de decisão, pois esperança que se dá, poderá ser o limite entre a felicidade ou a insanidade dos outros.
JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!
Quartel, em 19 de novembro de 2009.
ROBERTO ALVES DE LIMA – TEN CEL PM
COMANDANTE SUBSTITUÍDO"
Ao Ten-Cel PM Roberto, minha continência!
JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞.

3 comentários:

  1. No morro "pacificado" de Sérgio Cabral, Madonna usa colete à prova de balas

    Namorada de Jesus Luz, a cantora Madonna, que de boba não tem nada, foi precavida na visita que fez ao "pacificado" Morro Dona Marta, na sexta-feira passada. Ela vestiu sob a jaqueta preta um colete à prova de balas. A revelação é da coluna Gente Boa, de O Globo

    ResponderExcluir
  2. Olá tenente Lauro Botto, boa tarde, sou CB BM DE CARVALHO, é quase que diariamente acompanho seu blog que é de muito utilidade para infoemações a respeito de nossa profissão.
    Gostaria de saber se nós (Bombeiros) seremos incluidos na Bolsa olimpica proposta pelo governo, e se somente os militares que trabalham na cidade do Rio terão direito a mesma?

    Um Abraço!

    thiagocarvalho_vr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Com todo respeito,venho notificar ao ilustre companheiro que seguramente não conhece profundamente os meandros da política duque caxiense,que não empreste seu nome nem muito menos sua credibilidade a tecer comentários sobre a atual mulher do prefeito Zito.
    Ela não passa de uma alpinista social, por isso distribui fartos sorrisos a todos para tentar conseguir simpatizantes para seus planos de ser a candidata a deputada estadual dele.
    Só para seu conhecimento, a Claise é uma farsa!
    até envolvida em escandalo na policia federal ela está!!!
    Mui respeitosamente me despeço.

    ResponderExcluir