sexta-feira, 8 de maio de 2009

DESINTERESSE COLETIVO!


A temporada de concursos públicos desse ano foi aberta e muitos militares do CBMERJ se preparam para concorrer às vagas das mais diferentes carreiras.

Em tempos anteriores, isso seria algo atípico em nossas fileiras. Mas a realidade mudou... pra pior!

Quem leu o início desse texto deve estar imaginando oficiais e praças em início de carreira insatisfeitos com a falta de reconhecimento ou inaptos ao serviço ou, ainda, inadequados à disciplina militar do Corpo de Bombeiros, certo?

Errado!

Dentre os muitos exemplos de companheiros que estudam para concursos vindouros, vemos cabos, sargentos, muitos tenentes, capitães, majores e, pasmem, até tenentes-coronéis e coronéis!

Errata feita, você deve se indagar: Melhor nos "livrar" dos que estão insatisfeitos e ficar com os que realmente pensam em permanecer nas fileiras, não?

Em outros tempos, os poucos que buscavam novos rumos, partiam por não se adaptarem mesmo a disciplina e à rotina da profissão, mas a história mudou!

"Os que vão" são bons, ótimos e, por vezes, os melhores!

Um grande Tenente amigo meu, assim como muitos, se dedica diariamente à aulas noturnas em um desses famosos cursos para concurso público e, em breve, tenho a certeza que já não estará mais entre nós. fato que me entristece e torna nossa realidade bastante preocupante, pra não dizer catastrófica. Falo dele porque tenho plena certeza que seria um Oficial brilhante no futuro, assim como já o é no presente, mas...

No ano de 2008, "partiram" mais dois Oficiais expoentes em nossa profissão: um capitão reconhecidamente brilhante e um recém promovido por merecimento a tenente-coronel.

Uma Praça que trabalhou diretamente comigo em 2006 e 2007 foi aprovada num concurso público e deixou nossas fileiras. Saiu com o coração partido, mas certa que seria reconhecida na sua nova profissão. Mais uma perda lastimável.

Se pretendemos evoluir como Instituição, devemos nos permitir as seguintes perguntas:

Será que a saída para as nossas insatisfações é a fuga do CBMERJ?

Será que uma corporação sesquicentenária como o CBMERJ não deve tratar melhor seu bem maior, o BOMBEIRO MILITAR?

Quantos outros expoentes perderemos antes de "acordar"?

Nos boletins da próxima semana, mais quantas baixas de médicos teremos?

Paremos, reflitamos e mudemos essa triste realidade!


JUNTOS SOMOS FORTES

LAURO César Botto Maia

1º Ten BM QOC

2 comentários:

  1. Até quando perderemos excelentes bombeiros por causa dos baixíssimos salários?
    Conheço vários "ex-bombeiros" que saíram da Corporação em busca de melhores condições pra sua família.
    Semana retrasada, por exemplo, recebi um e-mail de despedida de um amigo que passou em outro concurso. Detalhe: Guarda-vida de 97, 12 anos de bombeiro e um dos militares mais apaixonados pela profissão que eu conheci, mas que saiu com o coração partido.
    Espero que um dia chegue a minha vez, embora tenha alma e coração de bombeiro, mais reconhecimento da população não enche barriga e nem ajuda a pagar o colégio das crianças.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Companheiro.

    Vossas palavras foram brilhantes. É com enorme pesar que notamos o exodo profissional dos expoentes moradores de nosso casarão vermelho.

    A medida que o tempo passa, percebemos que a política que atualmente dirige nossos comandantes não pode estar correta.

    Sob o lema da supremacia do interesse público, nosso governador extinguiu a SEDEC e nos rebaixou ao terceiro escalão.

    Somos como meros empregados desqualificados. Estamos entregues ao vento.

    Sem Coronéis de verdade, sem soldados que possamos confiar no combate às chamas.

    A cada dia percebemos que não há outro caminho, senão o desanimo coletivo.

    Em grandes eventos, Oficiais Superiores, que não possuem o mínimo moral, por nunca terem sido Bombeiros Militares de verdade, surgem, para sair nas fotos da imprensa e depois "esculhambarem" o comandante de SOS no auditório A do QCG.

    Não é para menos o desânimo. Vemos nosso Comandante rotineiramente na mídia, como coadjuvante de um Secretário que por não aguentar uma mera punição disciplinar pediu baixa de nossa corporação.

    O ser humano é guiado pelo exemplo. Os tenentes de hoje, aqueles que permanecerem na corporação, isso se esta não for extinta, serão os Coronéis de amanhã. E como serão.

    Não há como não desanimarmos...

    Estamos navegando completamente sem rumo. Sinto muita tristeza em, ao longo do tempo, perceber estas baixas foram mencionadas em seu artigo.

    Percebo, companheiro, que somente ficarão aqueles que são desprovidos de qualquer inteligência, ou aqueles que muito amam a corporação. No entanto, devo afirmar que, até mesmo estes estão, ocultamente se preparando para um concurso melhor.

    Não há estímulo, não há aumento salarial, não há fardamentos e equipamentos adequados para nossas atividades.

    Sinceramente, acho que nossos comandantes já entraram oficiais superiores em nossa corporação.

    Estão rasgando a história construída ao longo do tempo. Estamos vivendo do passado. Estamos perdendo nossa identidade.

    Prezado companheiro, continue em sua sua luta, nunca desanime, pois JUNTOS SOMOS FORTES!!!

    ResponderExcluir