sexta-feira, 15 de maio de 2009

"UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!"

ESCOLA NAVAL (RIO DE JANEIRO/RJ)
MARINHA DO BRASIL

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS (RESENDE/RJ)
EXÉRCITO BRASILEIRO


ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (PIRASSUNUNGA/SP)
FORÇA AÉREA BRASILEIRA

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DOM JOÃO VI
(RIO DE JANEIRO/RJ)
PMERJ


ACADEMIA DE BOMBEIRO MILITAR DOM PEDRO II

(RIO DE JANEIRO/RJ)

CBMERJ



Há muito tempo já havia idealizado essa postagem, mas só agora tive a inspiração necessária para tal.
Nas fotos acima, estão, literalmente, retratadas as Academias militares das Forças Armadas, da PMERJ e do CBMERJ, responsáveis pela formação dos Oficiais de carreira que dedicar-se-ão às suas corporações e, futuramente, comandarão-nas.
Confiante na sua análise fria e inteligente, acredito que não deva ser difícil de imaginar em qual delas encontramos os menores níveis de auto-estima de seus cadetes. Concorda?
Será que o ilustre Professor Darcy Ribeiro, à época do Governo de Leonel Brizola, quando criou os CIEP (vulgo "Brizolão") vislumbrou que uma Academia Militar utilizaria aquelas instalações para formar oficiais do Corpo de Bombeiros Militar?

9 comentários:

  1. PREZADO COMPANHEIRO, MAIS UMA VEZ (HAJA VISTA QUE ESTVA ESCREVENDO COMO ANÔNIMO) RETORNO A NOSSO BLOG.
    SUA OBSERVAÇÃO É PERTINENTE. É UM ABSURDO O QUE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO FAZ COM SEUS CADETES. SOMENTE QUEM FOI CADETE DE VERDADE SABE DO QUE ESTOU FALANDO.
    É UM ABSURDO QUE NOSSO COMANDANTE GERAL NÃO VISLUMBRE AO MENOS A IDEIA DE QUE A ACADEMIA SAIA DAQUELE LUGAE.
    INSTALAÇÕES HORRÍVEIS!!! CABENDO RESSALTAR, EM FRENTE A FAVELA DO MUQUIÇO.
    PESSOAS COMPLETAMENTE DESCOMPROMISSADAS COM A CAUSA.
    HIPÓCRITAS QUE NO PASSADO BATIAM NO PEITO DIZENDO QUE TINHA UM FORD KA E UM APTO FINANCIADO, E HJ, COM O PODER NA MÃO, UTILIZA A MÁQUINA ADMINISTRATIVA EM INTERESSE PRÓPRIO.
    NÃO HÁ COMO TER AUTO ESTIMA NUM AMBIENTE DAQUELE.
    SE VC OBSERVAR, SEM QUERER DESQUALIFICAR OS MESTRES E INSTRUTORES, NO BOL DE HJ CONSTA A RELAÇÃO DE PROFESSORES E INSTRUTORES. FIQUEI PASMO COM A CARA DE PAU DA INSTITUIÇÃO EM COLOCAR O COORDENADOR PEDAGÓGICO DA ACADEMIA (QUE DIGA-SE DE PASSAGEM É UM OFICIAL DO MAIS ALTO GABARITO E COMPETÊNCIA), SEM PERDA DE SUAS FUNÇÕES. OU O MANTÉM, OU O TRANSFERE PARA A ACADEMIA.
    PERCEBO QUE ESTAMOS LARGADOS. SEM HISTÓRIAS, DESTRUINDO O PRESENTE. QUAL A REFERÊNCIA DE LÍDER.
    OS 3 ANOS DE ACADEMIA SÃO DESTINADOS A ENSINAR A OBEDECER.
    SABEMOS QUE TEMOS EXCELENTES OFICIAIS POR LÁ, INCLUSIVE SEU COMANDANTE, PORÉM, O QUE FAZER SE A POLÍTICA NÃO PERMITE.
    PARECE QUE A CADA CICLO DE TEMPO ESCOLHEM UM ANIMAL DIFERENTE PARA QUE TRABALHEMOS (PEIXES NA LAGOA, MOSQUITO DA DENGUE, PORCO!!!) ESTAMOS SERVINDO DE ALVO DE CHACOTA. ATÉ QUANDO???
    COMO JÁ DISSE EM TEXTO PRETÉRITO O DESESTÍMULO É GERAL.
    SERÁ QUE NOS TEMPOS DA GLORIOSA EFO ERA ASSIM??? E NO TEMPO DA ESFAO??? NEM O NOME DA ACADEMIA POSSUI IDENTIDADE. DAQUI HÁ POUCO ENTRA OUTRO COMANDANTE E MUDA NOVAMENTE.
    NÃO HÁ UM CÓDIGO DE HONRA, NÃO HÁ ESPECIALIDADE.
    FICO TRISTE EM PERCEBER QUE TEMOS QUE ANONIMAMENTE NOS MANIFESTARMOS!!! OU MELHOR, EM TERMOS QUE NOS MANIFESTAR. VC, PREZADO COMPANHEIRO, É UM EXEMPLO VIVO DA MÁ GESTÃO PIRRACENTA DE NOSSA CORPORAÇÃO. UM OFICIAL DE SEU GABARITO ENTREGUE A PRÓPRIA SORTE. ASSIM COMO OUTROS QUE NÃO PRECISAMOS CITAR.
    ASSIM, RETORNANDO AO TEMA PRINCIPAL, PELO QUE POR VC FOI PROPOSTO AQUI NESTE TEXTO, USO UM DITADO PARA RESPONDER: "UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!"
    UM GRANDE ABRAÇO E NÃO DESISTA, INDEPENDENTE DO QUE FAÇAM COM VC LEMBRE-SE QUE SOMOS BOMBEIROS EM QUALQUER LUGAR DESTE ESTADO.

    ResponderExcluir
  2. AMIGO, EU FUI CADETE DA PM E POSSO GARANTIR QUE A INFRA-ESTRUTURA DA ABM D. PEDRO II É MUITO MELHOR EM RELAÇÃO A DA APM D. JOÃO VI.

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa postagem sou um homem mais triste.

    tenente bm qoc/01

    ResponderExcluir
  4. Em outras épocas acharia engraçado, mas com a maturidade profissional de hoje .... confesso que a minha reação foi ficar calado e estático.

    Vager Delaia

    ResponderExcluir
  5. Postado no blog Militar Legal.

    Anônimo disse...


    Enquanto nossos Oficiais de saúde se esmeram nas 24h semanais ou nas 36h semanais com a simbólica gratificação de R$2.100,00 (que em breve passará para R$4.000,00), realizando o Curso Superior de Aperfeiçoamento (antigo CAO) em um dia por semana, em meio período, para que não percam promoção ao Oficialato superior, nossos Oficiais Combatentes perdem promoções para Major, mesmo havendo vagas, por não terem cursado o CSA.


    São os "TEMPOS DA SAÚDE"!


    O salário de Capitão QOC "não-aperfeiçoado" deve estar muito bom mesmo!




    JUNTOS SOMOS FORTES


    LAURO César Botto Maia


    1º Ten BM QOC

    14 de Maio de 2009 11:41


    JUNTOS SOMOS FORTES tem certeza?

    Acho que deveria pensar o que quer dizer esta frase caro Ten Lauro César Botto Maia.
    Bombeiros QOA, QOS ou o que seja, todos são Bombeiros, todos servem ao Estado cada um em sua função e cada um tentando fazer o melhor para a população! Se vc está insatisfeito, podemos até compreender. Mas tentar tirar o valor do GSE, isso é inadmissível. Basta olhar as estatísticas! Você já esteve durante 24hs dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento? Acredito que não! Do contrário sua opinião, não sobre a situação dos QOC mas sobre os QOS, provavelmente seria diferente ou pelo menos mais respeitosa!
    Médicos trabalham 36hs com uma altíssima responsabilidade e um enorme desgaste tanto físico quanto mental O que se estende aos Cirurgiões Dentistas (CDs estes que por operarem com RX, possuem carga horária, amparada por Lei Federal, de 24hs semanais devido a Periculosidade. Além de um grande desgaste físico!
    Logo Tenente ou vc não nos considera Bombeiros, e pode ter certeza que seria uma opinião muito particular sua, não da População, ou nunca vamos ser fortes! Uma vez que não estamos juntos! E pode ter certeza que isso seria uma pena!

    ResponderExcluir
  6. PREZADO COMPANHEIRO...
    ESTE QOS QUE ESCREVEU O COMENTÁRIO "JUNTOS SOMOS FORTES tem certeza?" SÓ PODE SER UM FANFARRÃO.
    NÃO PRECISAMOS DESTES MÉDICOS PARA NADA! ´SE NÃO EXISTISSEM OUTROS FARIAM SEUS TRABALHOS PARA O CBMERJ.
    OS CARAS TRABALHAM MENOS QUE TODO MUNDO E GANHAM MAIS QUE TODOS. SE TRABALHAM COM TODA DEDICAÇÃO... NÃO FAZEM MAIS QUE SUAS OBRIGAÇÕES. O QUE NÃO PODE OCORRER É ESTES MÉDICOS TRABALHAREM 36 H E GANHAR GRATIFICAÇÃO E OS COMBATENTES TRABALHANDO MAIS DE 50 H NÃO GANHAREM.
    OS CARAS SÓ TIRAM SERVIÇO. QUERO VER SE TIVEREM QUE ASSUMIR 3/4/5 SEÇÕES, TIRAR SV E FAZER SINDICANCIAS E IPMs O QUE IRIAM ACHAR.
    NÃO EXISTE ESTA GRATIFICAÇÃO EM LUGAR NENHUM.
    É IMORAL, É ABSURDO.
    MEU QUERIDO QOS INSANO QUE FEZ O COMENTÁRIO, VAI APRENDER A SER MILITAR E DEPOIS COMENTE ALGUMA COISA. TRABALHE! PASSE O MÊS SEM PAGAR SERVIÇO.
    PARE DE USAR A CORPORAÇÃO COMO PREVIDÊNCIA.
    SINCERAMENTE, VCS OU NADA SÃO A MESMA COISA.
    ANTES DO GSE O SERVIÇO FUNCIONAVA DA MESMA FORMA. VCS FORAM FEITOS PARA SEREM MEROS COADJUVANTES. SE EXTINGUEREM, COLOCAREMOS OUTRAS PESSOAS PARA FAZEREM A MESMA COISA.
    ENCERRANDO, MAIS UMA VEZ: TRABALHE!!!

    ResponderExcluir
  7. Em 28 de Fevereiro de 1978 entrei para a EsFAO, como Aluno Oficial BM 353 - Baptista, era uma Escola Militar óbviamente simples, porém com uma qualidade técnico-pedagógica excelente.

    Anos antes, o então polêmico Cap. Emílio Carlos Rollo Schneider, propôs e conseguiu implantar um currículo formativo avançado para a época. Duramente criticado mas o projeto avançou, e assim forma formadas diversas turmas, até que em um determinado ponto interesses pessoais e políticos, fizeram com que ele viesse a perder o cargo caindo cada vez mais no ostracismo.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente sou professor universitário nas mais importantes universidade do Brasil, e até tendo sido professor convidado de algumas outras como em Portugal e no Japão, como palestrante, isto tudo decoorente daquela semente do passado, que me abriu outras portas em termos de especialização, e destes vários cursos que tive a oportunidade de fazer quer no Brasil ou fora, quer de graduação, pós-graduação ou até mestrado, nas mais diversas áreas, nenhum deles se comparou aquele CFO. Um curso em que a qualidade do ensino, a responsabilidade técnica e profissional eram levadas a sério.

    Anos depois ao saber que a EsFAO estava de saída para ocupar um lugar dentro de um CIEP, senti que meu fim de carreira se aproximava. Como um dos últimos Diretores do Centro de Pesquisas Perícias e Testes (CPPT) o choque se tornou ainda maior ao saber que o CAEsFAO, o qual eu tinha transformado em CTCEM - Centro Técnico de Controle de Emergências, direcionado para a formação e especialização de controle de emergências na área tecnológica ( o qual seria devidamente adaptado às exigências ambientais, para não oferecer impactos ou riscos à comunidade), iria em breve se transformar por decisão "política" em um conjunto habitacional do PAC.

    ResponderExcluir
  9. Tive sim a felicidade de por várias vezes quer como aluno-oficial e como oficial instrutor a oportunidade de ver o belo pôr-do-sol por trás dos edifícios do outro lado da Baía de Guanabara,tive a oportunidade do pátio do CAEsFAO, como aluno nos plantões da madrugada de observar as estrelas, e as galáxias ( pois a claridade do céu assim o permitia), tive a oportunidade de me divertir e namorar muito nas noites de São Francisco.

    Era o paraíso dos "aratacas", ou seja dos estagiários de outros estados, uma Academia de frente à praia, na Zona Sul de Niterói, lugar de alta valorização imobiliária hoje.
    Será que Guadalupe tem hoje tais atrativos? Será que valeu a pena tal decisão de sair de uma Academia pequena porém nossa, para ir para dentro de um Centro Integrado de Educação Pública - CIEP??? Que opção insensata.

    Quanto coisa se perdeu, será que os atuais alunos-oficiais (cadetes) de hoje tem esta mesma felicidade, será que tem a mesma segurança?

    Orgulháva-me em folgar fardado de espadim às sextas-feiras, com nossa farda cinza impecável, a qual por motivos de segurança fomos impedidos de usar.

    Um dia me cansei desta falta de percepção, sensibilidade, visão de futuro e emprrendimento e posta na ciência e na tecnologia, me cansei da "politicazinha fundo de quintal", que nunca nos levou alugar nenhum nem a uma representatividade significativa, e pedi passagem para a reserva Remunerada, no mês que seria promovido ao último posto - entrei no Bombeiro para ser profissional, não como um carreirista ideológico, e assumi de imediato a Direção de um empresa de Engenharia na Europa, tinha apostado meu conhecimento nisto. Desta decisão até hoje não me arrependo e continuo a tê-la comoa melhor que tomei, entretanto continuo a ser bombeiro, tendo trabalhado em várias ações de resgate e de formação técnica pelo mundo afora.

    E neste período de quatro anos que vivi lá fora saudade maior me dava quando ao morar em Lisboa, próximo a Academia Militar na Amadora, em que eu via os cadetes daquela Academia, com o mesmo uniforme totalmente idêntico ( nota: o do Exército Português é na cor cinza)folgando nas sextas-feiras às 17h, como eu há alguns anos atrás. Em um país cuja segurança e equilíbrio social permitai que se andasse fardado tendo o devido respeito e admiração da população, como tínhamos no passado.

    Que tristes opções e decisões tomamos e deixamos de lado algo que um dia foi realmente muito bom.

    Que se pense no futuro, que se tome decisões acertadas, visandso o coletivo, e neste caso em se criar uma Academia com a devida importância estética e arquitetônica que os futuros Oficiais Bombeiros Militares virão a ser merecedores. Chega de se contentar com restos e migalhas, o que não serve para outrém serve para nós bombeiros...

    Sérgio Araújo TCel BM RR QOC/78
    sergioaraujo@poli.ufrj.br

    ResponderExcluir