sexta-feira, 8 de maio de 2009

HOMENAGEM AOS BOMBEIROS MORTOS EM SERVIÇO - DIA DOS HERÓIS DE BRAÇO FORTE











Corporação celebra o dia dos heróis de Braço Forte

Como ocorre anualmente no dia 7 de maio, todos os quartéis do Corpo de Bombeiros na manhã de hoje celebraram o dia dos “Heróis de Braço Forte”. É nesta data que todos os militares mortos no cumprimento do dever são reverenciados pelo Comando Geral da Corporação.
O dia 7 de maio passou a servir de referência em virtude de uma grande tragédia ocorrida no ano de 1954, quando dezessete Bombeiros perderam suas vidas em um incêndio no depósito de produtos químicos, existente à época na Ilha de Braço Forte. A ilha situa-se na Baía de Guanabara, a meio caminho da Ilha de Paquetá e, na década de 50, havia sido escolhida para abrigar o depósito, justamente por ser um local afastado da cidade.
Após receber o aviso de incêndio, uma guarnição chefiada pelo Major Gabriel da Silva Telles embarcou na Lancha General Cunha Pires, zarpando do cais do porto em direção a ilha, alguns minutos após a meia-noite. Tão logo desembarcaram na ilha, uma grande explosão os surpreendeu provocando 17 mortes – inclusive a do Major Gabriel – e causando graves ferimentos aos demais sobreviventes.
Até o atentado terrorista às torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001, a tragédia na Ilha de Braço Forte era o episódio documentado que causara o maior número de mortes a uma equipe de Bombeiros, motivo pelo qual a data foi escolhida para reverência aos Bombeiros Militares mortos em serviço.
Neste ano, além das solenidades nos quartéis, a data foi marcada por uma grande celebração na Escola de Bombeiros Coronel Sarmento, que foi prestigiada por cerca de 300 pessoas, dentre as quais o Coronel Pedro Marco, Comandante Geral da corporação, Diretores, Comandantes e familiares de Bombeiros Militares falecidos.
Durante o evento, houve missa em memória dos militares que faleceram em serviço, toque de silêncio e realização de homenagens.
Em seu discurso o Comandante Geral, muito emocionado, relembrou de alguns episódios tristes ocorridos em seu comando:
- Como Comandante-Geral, guardo as lembranças tristes das mortes do Capitão Adriano Saldanha e dos dois companheiros que morreram após o acidente com uma viatura, em Nova Friburgo. Porém, nos conforta saber que as perdas ocorreram dentro das melhores condições de trabalho, e que as perdas são pouco freqüentes, se comparadas às estatísticas de outras instituições, como a Polícia Militar – disse o Coronel Pedro Marco.


Minha continência a todos os heróis mortos em serviço nos 152 anos do CBMERJ e às suas famílias!

JUNTOS SOMOS FORTES
LAURO César Botto Maia
1º Ten BM QOC

3 comentários:

  1. Aos heróis do passado, que fizeram nossa história, meu muito obrigado.

    Esperamos que nossos comandantes parem de destruir o que nossos heróis e refrenciais construíram.

    Que Deus abençoe os heróis de braço forte!

    ResponderExcluir
  2. VAMOS SEMPRE REVERÊNCIAR OS ETERMOS HERÓIS DO BOMBEIRO, DO PASSADO E DO PRESENTE, SEUS EXEMPLOS
    ESTÃO SEMPRE NO DIA DIA DA NOSSA CORPORAÇÃO, O QUE FAZ COM QUE CADA BOMBEIRO SE TORNE UNICO E ESPECIAL.RECONHECER OS ANTIGOS É VALORISAR OS MODERNOS. SUBTEN...

    ResponderExcluir
  3. Sou bombeira, e sei quanto riscos nos corremos, em prol de uma outra vida...
    meu muito obrigada de coração, a todos que infelizmente tiveram suas vidas interompidas, para salvar outras.

    ResponderExcluir