quarta-feira, 13 de maio de 2009

Oficialato Administrativo e Especialista.


A luta é antiga e a realidade desmotivante.

Não bastassem os salários famélicos, vemos nossos quadros de oficiais administrativos e especialistas cada vez mais esquecidos pelo CBMERJ.

Toda a vez que o tema é debatido, gera-se uma enorme polêmica, principalmente no que diz respeito ao grau de escolaridade exigido para que se concorra ao QOA/QOE. Fato esse que nos dias de hoje é facilmente dissolvido, vista a qualificação ne nossa tropa. há inúmeras praças com nível superior que, mesmo que fosse exigido tal grau de instrução, não se interessariam em concorrer a uma vaga ao oficialato.

Ser Oficial, nos dias de hoje, não atrai nossos bombeiros e os que realmente se interessam, vêem-se desmotivados pela oferta de pouquíssimas vagas e pela enorme dificuldade de ascensão nos postos QOA/QOE.

Durante minha carreira, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com inúmeros Oficiais QOA/QOE que "faziam a diferença" em suas atribuições e que muito me ensinaram no desenrolar de minhas atividades, principalmente no que diz respeito a relação interpessoal com os nossos militares. Ensinamentos esses que me levam a acreditar que é fundamental valorizarmos esses quadros. Ninguém conhece tão bem a realidade da tropa quanto nossos oficiais QOA/QOE.

Não permitir a ascensão profissinal de nossas praças é um dos grandes erros praticados ultimamente.

O ideal seria que tivéssemos cursos regulares e concursos anuais ao CHOAE e ao CCOS para que pudéssemos capacitar os futuros e atuais oficiais QOA/QOE e motivar nossas praças a alcançarem o Oficialato.

O maior sonho de nossos recém-formados soldados deveria ser alcançar o posto de Major QOA/QOE, mas...

Em "TEMPOS DE SAÚDE", onde a PROFISSÃO BOMBEIRO MILITAR está em 2º. 3º planos, fica difícil ver a luz no fim do túnel, mas a pedra está lançada.

Reflitamos!


JUNTOS SOMOS FORTES

LAURO César Botto Maia

1º Ten BM QOC

7 comentários:

  1. Quero dar a minha contribuiçaõ quanto ao assunto QOA|QOE.
    acontece que os comandos tem por pricípio,vincular os cursos as vagas para promoção,e quem faz o concurso, deve ser feito pela Corporação.
    o que atrasa todo o processo, a lei de ensino diz que para o BM possuir o nivél médio devera o mesmo ter os seguintes cursos CFS,CAS e CHOAE quando o Comando não promove cursos gradativo para da conhecimento ao militar, sempre com o discurso que não há vagas, ele na verdade esta serciando o direito ao ensino, prejudicando a carreira deste militar, deliberadamente. Digo o (BM PODE E DEVE CONCRUIR O SEU ENSINO
    MESMO SEM SER PROMOVIDO, E A INSTITUIÇÃO DEVE AJUDALO SOBRE PENA DESTA DESCUNPRIR OS VÁRIOS MANDAMENTOS LEGAIS). A lei de ensino foi feita para criar direitos e não para interpretações ao sabor das adequações, a vagas vão surgindo o comando promovendo. simple e objetivo e legal.

    ResponderExcluir
  2. peço-lhe descupas por ter lhe julgado muito mal,mesmo sem te conhecer direto,vi sua sinceridade e humildade agora nestas palavras sobre o quadro administrativo,um grande abraço.vou continuar a postar no seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Lauro;
    Posso falar com propriedade por ter sido chefe de todas as Divisões do CFAP além de acumular o subcomando por dois anos naquela Unidade, então aqui vai:
    1. O CHOAE não deveria estar no CFAP, pois é um curso de formação de oficiais e logo deveria fazer parte da Academia.
    2. Deveria ser um curso superior, preferencialmente tecnológico com duração de dois anos.
    Hoje temos majores com apenas o 2º Grau completo!!!! Na verdade a maioria deles, isto é um absurdo!!!!!!!!!!! Se querem chegar a coronel, estudem.

    Carlos Simas - Major BM

    ResponderExcluir
  4. tem gente que acha que ter estudo e só para aquele tem faculdade,os que são da CASTA superior, a Corporação e deles, já dizia um certo
    militar bombeiro. O quartel é meu a escola é minha as promoções são minhas, é meu é meu,aquilo
    é meu, isso é meu... Bricadeira em. socorro TEN Lauro.

    ResponderExcluir
  5. É, ISSO É UM ABSURDO!!!!!!! DIGO, EU UM SUBTENBM
    SOCORRO,TEN LAURO.

    ResponderExcluir
  6. O CFAP É A CASA DOS PRAÇAS E TÉM A CAPACIDADE DE ACOLHE,RECEBER E ENSINAR OS PRAÇAS QUE FAZEM POR ONDE MERECER. SUBTEN...

    ResponderExcluir
  7. por causa desses atraso, um grupo de subten vão para reserva sem concluir o seu ensino,e sem a tão sonhada e esperada promoção, alguns com mais de 10 anos na graduação,aliás são aqueles mesmo que passaram por todas as dificuldades, digo, deram muitas instruções para grade maioria que vão fazer o CHOAE no lugar dele de direito,contruiram quartéis,manteram a manuntenção deles e das viaturas com conhecimento extenos com as garagem de onibus se não o socorro parava,assumiram com coragem a OBM´s em todo Estado, levantaram o CFAP nas constas etc,etc. o CHOAE que deveria começar em 2006 passou pra 2009, com verbas, com vagas e tudo mas, ninguém entende a síndrome do vasamento de sigilo, que se abateu sobre as nossas cabeças, agora o judiciario é quem vai decidir,imfelismente.

    ResponderExcluir