sábado, 26 de dezembro de 2009

DEFESA CIVIL: AULA DE VIDA E PROFISSIONALISMO!


Em uma das muitas reflexões que faço sobre a vida, sobre o Corpo de Bombeiros, sobre Rio de Janeiro, sobre defesa civil e sobre o cotidiano, peguei-me pensando em um dos conceitos básicos que todo aluno de defesa civil aprende e deve apreender em suas primeiras aulas sobre o tema: O RISCO! O RISCO norteia todas as atividades preventivas de defesa civil e através de dois fatores podemos relativizar o RISCO que corremos em diversas situações, são esses fatores a AMEAÇA e a VULNERABILIDADE.
A "equação" é simples e de fácil entendimento: se a AMEAÇA é grande e a VULNERABILIDADE também, o RISCO que sofremos de ter nossa segurança afetada é grande!
A partir dessa simples equação, chego à conclusão que nossas vidas se resumem meramente no equilíbrio das AMEAÇAS e de nossas VULNERABILIDADES.
Colocar grades em nossas janelas, blindar nossos carros, instalar câmeras de vídeo em nossos condomínios, dentre muitas outras ações, são formas de nos tornarmos menos VULNERÁVEIS à AMEAÇAS que uma cidade violenta como a do Rio de Janeiro nos oferece. Mas, mesmo com todos aparatos da modernidade, percebemos que, por mais que estejamos prevenidos, estamos sob RISCO constante de sofrermos todos os tipos de infortúnios que uma cidade mal administrada, insegura e inquieta nos oferta.
E a atividade de Bombeiro Militar não é diferente da vida.
Seja em um salvamento, no combate a incêndios ou no atendimento pré-hospitalar, as AMEAÇAS e nossa VULNERABILIDADE podem tornar muito arriscada nossa atividade. JÁ PENSARAM NISSO?
O Bombeiro Militar, como costumo dizer às guarnições que tenho a honra de comandar, por natureza é um ser pessimista. Entramos de serviço e temos que estar preparados para grandes incêndios, salvamentos espataculosos e até mesmo para situações ainda não capituladas em nossos manuais de cursos de formação. Se fizermos uma enquete com Bombeiros dos mais diversos quartéis do Brasil sobre o evento mais inusitado que já participou, com certeza ouviremos relatos que causariam surpresa até nos mais experientes coronéis e subtententes. Fato esse que nos leva a crer que estamos, SEMPRE, sob AMEAÇAS das mais diversas e imprevisíveis e a única forma de diminuírmos o RISCO que corremos é estarmos o menos VULNERÁVEIS possível. E como fazer para tal?
Não vejo outra saída senão investir incessantemente em treinamento, capacitação, equipamentos de proteção individual (EPI), equipamentos de proteção coletiva (EPC) e equipamentos de proteção respiratória (EPR). Chegamos ao fim da primeira década do Século XXI e vemos que o risco que o Bombeiro Militar corre por falta de investimento nesses atributos ainda é muito grande e beira o inaceitável. ISSO É AMADORISMO!
Até hoje ouvimos alguns falarem: "Bombeiro tem que ser rústico"!
Com certeza esse é a opinião de um Bombeiro que não teve acesso aos modernos e atuais "equipamentos de redução de vulnerabilidade", o que os torna amadores nos dias de hoje.
O mundo evoluiu, a vida se tornou mais fácil e continuamos com Bombeiros do Rio de Janeiro dividindo "roupas de aproximação" a incêndios, com Guardas-Vidas sem protetores e bloqueadores solar, sem EPR para todas nossas guarnições de salvamento e combate a incêndio, capturando cães ferozes e raivosos com "enforcadores" de pau e lona de mangueira... Será que somos profissionais mesmo?
A quem interessa um Bombeiro Militar desempenhar uma atividade com altíssimo RISCO devido às AMEAÇAS que são inerentes à profissão e com VULNERABILIDADES que nos submetemos devido a nossa falta de profissionalismo?
Me pergunto, pergunto a você, leitor, e não encontro respostas. Mas respostas são algo que parecem estar escassas nos dias de hoje, concordam?
E nem toquei na questão salarial...

JUNTOS SOMOS FORTES (UNIDOS E FORTES, SOMOS MUITO MENOS VULNERÁVEIS!)
LAURO BOTTO ۞۞

8 comentários:

  1. PMs CRIAM PARTIDO POLÍTICO
    PARTIDO SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA (PSPC)

    ¨ VAMOS LUTAR PELA VALORIZAÇÃO E O RESPEITO AO POLICIAL¨
    ¨ POLICIAL TEM QUE RECEBER SALÁRIO DIGNO ¨
    ¨ SEGURANÇA É QUALIDADE DE VIDA "
    ENTRE PARA A COMUNIDADE E LEIA SOBRE O NOVO PARTIDO

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=66670821

    ResponderExcluir
  2. Parabens a quem continua fazendo das tripas o coraçao!E com certesa aqueles q pensam q o BOMBEIRO tem q ser RUSTICO nao passa de um AMADOR q ACHA q ja contribuiu muito e nao conseguiu APRENDER NADA com sua trajetoria nesta BRIOZA CORPORAÇAO!
    UM SALVE A TODOS OS HEROIS DA VIDA REAL!!!
    BOAS FESTAS

    ResponderExcluir
  3. Concordo em muito, tive notícias que alguns guarda vidas já estão com câncer de pele uns detectados e outros escondem para não sair da praia. Existe um CapBm guarda vida que esta preparando um trabalho e vai apresentar ao CMt do GEMAR se não for ouvido vai ao Diretor de saúde se não vai ao CMT Geral. Tenho uma idéia dos Correios, lá existem potes grandes de protetor solar a turma usa de acordo com a necessidade é só colocar nos postos e controlar
    Vamos convocar os oficias dermatologista para exames nos quartéis do GMAR e outros, Ex: Majbm Paula Dadalti a põe como coordenadora e teremos resultados, grandes profissionais nós temos para dar e vender. Os BM precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Tenente parabéns pelo trabalho que o senhor vem desenvolvendo em prol da nossa categoria. Gostaria muito que fossem realizadas na cidade do Rio de Janeiro mais e mais passeatas cobrando dos governos estadual/federal agilidade na PEC300 e também no bolsa olímpica. Nossa classe é muito forte perante a sociedade!!! Vamos aproveitar esse momento, nos unir à turma da PM também e iniciar 2010 com força total nas passeatas pelo Rio. Esse salário não pode continuar assim...será que vamos esperar os próximos presidente e governador? Tenente...tem que ser agora!!! Não vamos deixar pra depois...vamos mostrar pra sociedade e para os políticos a nossa insatisfação...Essa corrente não pode parar nem esse fôlego acabar...Ten o senhor é um verdadeiro líder...se una com os oficiais que querem e têm disposição e lidere esse movimento que, com certeza, os praças estarão em massa nessa campanha...um grande abraço...
    JUNTOS SOMOS MUUUUIIIIITTTTOOOO FORTES!!!

    ResponderExcluir
  5. JÁ PERDI Á ESPERANÇA. NÃO TEMOS CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO! TEN LAURO, NOS DIGA ONDE JOGAR OS NOSSOS VOTOS, EM QUEM DEVEMOS "APOSTAR"? ESPERAMOS SUA ORDEM.UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  6. Temos um projeto político no site www.soubombeiro.com para escolhermos os nossos candidatos bombeiros. E só dar uma olhada e conferir, inclusive tem um link nese site, a mudança depende de nós.
    JUNTOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente ainda somos ingênuos na opçaõ política. No site citado acima a opção mais bem votada é de uma pessôa que, não sei qual motivo, intitula-se "Doutor" em um site de Bombeiros, com muito mais voto que o amigo Ten Lauro, grande e incansável defensor de nossa classe.
    Assim não dá para apostar na causa.
    Bombeiro, no site, deve votar em um Bombeiro e, não, em um profissional de outra categoria.

    ResponderExcluir
  8. Em resposta ao último comentário, faço os seguintes esclarecimentos:
    1) realmente somos ingênuos politicamente, mas temos alguns espertos que se aproveitam dessa nossa ingenuidade, manobrando pensamentos e consciências em seu favor e de políticos profissionais, tão somente para obterem benefício pesssoais. ex: ficar a disposição de um determinado político;
    2)a enquete não traduz a realidade, visto que pode ser manipulada, uma mesma pessoa pode votar várias vezes num único candidato. Não será determinante para definir quem será o candidato esolhido futuramente;
    3)O dr. Wenceslau foi incluído na enquete por sugestão de Bombeiros, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um BM reformado;
    4) O Ten Lauro consta da enquete por sugestão deste signatário, que conseguiu convencê-lo a colocar seu nome na pesquisa;
    5) finalizando, hoje, temos a certeza que a política tem grande influência nos destinos da Corporação e das nossas vidas, dependemos dela.
    Então, estamos esperando o quê?
    Um Grande Abraço!
    Alexandre Jesus -Maj BM QOA

    ResponderExcluir