sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PAPO DE BOMBEIRO


"Minha continência Tenente!
Meu nome é CB B*** e assim como o senhor sou mais um bravo guerreiro desta corporação, acompanho seus depoimentos no orkut e admiro seu engajamento em nossa causa, tão negligenciada pelos nossos pares. Quero também aproveitar esta menssagem para deixar claro que não partilho da mesma opinião de outros companheiros que dividem a nossa corporação em duas, oficiais e praças, principalmente no que diz respeito a candidatura de oficiais com intenção de boicote pelos praças, acho ignorante e repleta de preconceito. Temos que valorizar a capacidade de cada um e assim julgar o que é melhor para nós.
Há um outro ponto que desejo abordar aqui nesta menssagem e neste sim apreciaria a opinião do senhor. Diz respeito ao ingresso na academia de oficiais em nossa corporação, tenho 29 anos e hoje não posso me habilitar a uma vaga em nossa academia lembro ao senhor que em nossa corporação "irmã" a Polícia Militar os praças da corporação não tem exigência de idade e os civis tem seu limite em 30 anos, se observarmos os dois editais vemos que há discriminação no que diz respeito a idade do candidato, ou seja, os dois erram. Porém na PM se erra beneficiando os seus enquanto aqui na nossa casa se coloca um limite de 24 anos para todos civis ou não, bombeiro ou não. Digo isso tenente pois já pertenci a Academia de Polícia Militar D. João VI no ano de 2007, mas tenente eu sai de lá e retornei ao CBMERJ, eu sou bombeiro, gostaria de galgar posições dentro da corporação em que me sinto bem, na qual, apesar das lutas sou feliz. Bem tenente não vou me alongar mais, queria sua opinião e se puder me ajudar queria também seu conselho.
Desde já muito obrigado!!!!!



Olá, B***!
Primeiramente, peço-te desculpas pela demora na resposta ao seu e-mail. Tenho recebido e-mails de todo o Brasil diariamente e assumo que às vezes fico meio "abafado" para responder a todos. Como o seu trata de um assunto mais delicado e, portanto, merece uma resposta mais alongada, demorei ainda mais a responder-te. Espero que me compreenda e aceite minhas desculpas.
Em relação ao que você escreveu, infelizmente vivemos diferenciações no tratamento até mesmo em relação à PMERJ. Vide a manipulação do CBMERJ na área de saúde, as inúmeras gratificações discriminatórias criadas só no CBMERJ e que não contemplam a todos, o CHOAE ministrado pelo CFAP, enquanto deveria ser pela ABMDPII, a extinção da biblioteca da DGEI e, inclusive, a situação citada por ti, do ingreso de nossas praças ao CFO.
Sou super suspeito para falar da sua escolha, até porque faria o mesmo e optaria por ser bombeiro, pois, como você, amo nossa profissão.
Quanto ao ingresso no CFO da ABMDPII, infelizmente não vejo muita saída pois o Cmdo Geral já deu provas de que não prioriza a área de ensino e, muito menos, tem interesse em revisar distorções como essa.
Basta que seja corrigido o edital do próximo concurso para que se faça justiça no ingresso ao CFO, mas duvido, em muito, que seja feita essa alteração. Mas... "SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA!".
Nada te impede de escrever ao Comandante-Geral, solicitando que seja revista essa situação.
Sugiro que o faça na seção "Fale com o comandante", no site do CBMERJ.
O "não" nós já temos!
Quanto à questão da divisão da corporação entre praças e oficais, saúde e combatentes, nem me alongarei muito pois tenho a certeza de pertencer ao Corpo de BOMBEIROS Militar do Estado do Rio de Janeiro. A única distinção legítima e aceitável por nós deve ser a da hierarquia que existe do soldado ao coronel, seja ela em que quadro ou especialidade for.
Sempre haverá pessoas mal intencionadas que fomentarão esse distanciamento, mas com inteligência e bons exemplos devemos ignorá-los e trabalhar com afinco para termos uma corporação JUSTA, HONESTA E HONRADA.
Sugiro que não desista e saiba que o que precisar e no que eu puder ajudar, pode contar!
Grande abraço, ótimo final de semana e JUNTOS SOMOS FORTES!
LAURO BOTTO ۞۞."

5 comentários:

  1. Caro CB B****, o senhor está enganado quanto ao edital, o CFO/2010 não tem limite de idade e altura, então você perdeu a oportunidade neste ano, mas para o ano vindouro pode tentar, basta que não seja editada nenhuma lei específica que trate deste assunto. Para seu conhecimento, hoje na ABMDP II tem cadete que já era bombeiro cursando o CFO com 29 anos, então se informe melhor e transforme seu sonho em realidade.
    CAP BM MARTINS OLIVEIRA
    Um Abraço LAURO.

    ResponderExcluir
  2. Fico satisfeito com essa boa noticia do CAP BM MARTINS OLIVEIRA. Eles não tem interesse de divulgar para tropa, aja vista que foi uma imposição do Ministério Publico. Quanto ao CHOAE ser na ABMDPII, ainda sou contra, o CFA tem condições e academia não ha espaço.Apesar que no CFAP, segundo o meio bomberistico, ocorreu distorções na hora do conceito,realmente não ficou muito esclarecido esta questão do conceito dos alunos que modifica em muito a colocação. Mas ainda a tempo de divulgar e esclarecer. Aguardo a manifestação da direção, pois sei que la existe coração, amizade conta muito, mas também existe Comando.

    Vamos Melhorar!!!

    ResponderExcluir
  3. Papo de bombeiro esse é o tema, então eu vou falar no bol do dia 21/12/2009, escalaram os formandos do CHOAE ainda subten como ten, na escala do fim de ano. Isso é o famoso azar militar ou falta de responsabilidade, creio que eles não estão habilitados para a função de oficial nessas condições quero ver se houver erros quem vai segura. Acho melhor consutar o juridico.
    Essa eu tinha que estar vivo para ver, existe algo de errado.

    ResponderExcluir
  4. A formatura do CHOAE foi LINDA mesmo faltando as corbertura para os convidados mas não ofuscou o blilho. Parabéns ao Comandante do CFAP e seu estafe.
    OBS: A TEN que conduziu a bandeira para juramento de um show, nota dez. houvi que ela é esposa do CapBm Vitoriano.

    ResponderExcluir
  5. O Baile do CHOAE que foi feito pela primeira vez foi perfeito. Mesmo sem a presença do Cmt Geral e do chefe do estado Maior, que perderam a oportunidade de entrar para história da nova conciência QOA/QOC/QOS, PELO CBMERJ JUNTOS SOMOS FORTES. Parabéns ao Cmt do CFAP e seu oficias.

    ResponderExcluir