segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

OS TRÊS ANOS DE SÉRGIO CABRAL PARA A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - PELO CEL PM PAÚL



"A minha camisa do Movimento Fora Cabral contém a frase Fora Cabral e ainda, O Pior Governador do Rio, uma avaliação que pode não ser a sua, caro leitor, porém é a que percebo nas ruas e na minha Polícia Militar.
Três anos após a sua posse, Cabral só fez mal a bicentenária instituição organizada militarmente, apesar do esforço, não lembro um único aspecto positivo em nosso favor e peço a sua ajuda para que possa retificar essa minha interpretação dos fatos, Policial Militar informe qualquer fato positivo.
Em uma rápida retrospectiva podemos citar os seguintes fatos deletérios:
1) Humilhou a Polícia Militar ao nomear três comandantes gerais em 30 meses de governo, desrespeito que se agravou com a realização de duas passagens de comando da corporação entre quatro paredes, sem a presença da tropa (representações de todas as Organizações Policiais Militares), algo que nunca tinha ocorrido em qualquer instituição militar do Brasil.
2) Não cumpriu a promessa de repor as nossas perdas salariais, conforme promessa gravada e feita na AME/RJ, quando era candidato. Perdas que em 2006 eram superiores a 50%. Nos três anos, descontada a inflação do período, Cabral concedeu 2,5% de reajuste os Policiais Militares. O Policial Militar continua ganhando cerca de R$ 30,00 por dia, metade do que recebe uma diarista (faxineira) que trabalhe na Zona Norte.
3) Acelerou a concessão de gratificações para alguns em detrimento da maioria, criando uma série de “salários” diferentes na Polícia Militar e sempre penalizando os inativos e as pensionistas que nunca recebem tais valores.
4) Concedeu o RioCard apenas para a minoria dos Policiais Militares.
5) Desrespeitou a isonomia salarial entre iguais e a paridade dos inativos.
6) Violentou a hierarquia, concedendo gratificações para alguns, o que faz com que inferiores hierárquicos ganhem mais que seus superiores, subvertendo a escala hierárquica.
7) Agravou a crise no sistema de saúde da PMERJ não realizando o repasse governamental para o Fundo de Saúde da Polícia Militar, prejudicando o atendimento médico dos Policiais Militares e de seus dependentes.
8) Descumpriu a promessa de acabar com a interferência política nas promoções, considerando que na gestão Mário Sérgio não obedeceu ao ordenamento do quadro de acesso por merecimento, o que só o governador pode fazer, conforme a legislação.
9) Permitiu o enfraquecimento do controle interno da PMERJ, com o esvaziamento da Corregedoria Interna, invertendo um processo de expansão da área, algo inimaginável diante dos desvios de conduta de Oficiais e de Praças.
10) Alterou legislações (Estatuto do Policial Militar e Decreto 41140/2008), maculando direitos, com apoio da ALERJ, apenas para prejudicar os Coronéis Barbonos.
11)Não ombreou com os Coronéis Barbonos para a promoção das mudanças urgentes que a corporação necessita. Ao contrário, perseguiu Coronéis de Polícia reconhecidamente honestos, algo que os homens e mulheres de bem que integram a corporação nunca conseguiram entender: Por que Cabral reprimiu Policiais Militares honestos?
Creio que todo Policial Militar honesto tenha o mesmo pensamento que eu, Sérgio Cabral é o pior governador que o Rio já teve, em contrapartida tenho certeza que os que se locupletam no exercício da função não reclamam de nada, não se mobilizam, não participam da nossa luta, querem apenas manter o status quo."
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO



Parabéns pela resenha, Coronel!

Não tem sido muito diferente o que ele tem feito no Corpo de Bombeiros. Aliás, a única grande diferença que há é o fato de o Cmt Geral do CBMERJ ser o mesmo desde o início do mandato. Afinal, para quê trocar o Cmt se ele aceita tudo o que o Governo impõe ao CBMERJ?

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

3 comentários:

  1. Parabéns Cel. Paúl, sua luta me motivou !
    Um forte abraço
    Quintanilha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, Coronel!Fico alegre quando aparece um oficial que tem sangue na feia e coragem para falar a verdade contra um governo que não reconhece a necessidade de apoiar aqueles que zelam pela própria segurança dele e dos seu familiares.sem contar que fomos nós BM E PM que colocamos este ingrato nesta cadeira para nos deixar morrer de fome.e tem outra SR.CEL.este mesmo governo,juntamente com o SR.PRES.E O SR.PREFEITO DO RJ são os mesmos que ao invés de investir na segurança deste estado,fizeram uma doação cada um de:UM MILHÃO DE REAIS PARA para que os guey façam passeatas pelas cidades....isto até parece brincadeira,porém não é.

    ResponderExcluir
  3. Exmº Sr. Cel. Paulo Ricardo Paúl,

    É com orgulho que vos presto CONTINÊNCIA, pois estamos acostumados ver "coronéis" se submetendo aos abusos cometidos por "civís folgados" que ao assumir cargo de tamanha responsabilidade pousa de "General" e atropela conhecimentos técnico-profissional para fazer "politicagem". Sua postura está contido no que aprendir no inpicio de minha formação militar (COMANDANTE É ESPELHO DA TROPA), e é dessa forma que devem se portar. PARABÉNS!

    SD PMBA JESUS

    ResponderExcluir