sábado, 19 de dezembro de 2009

VIAGEM À BRASÍLIA - NA LUTA PELA PEC 300 - DEZ 09

DISCURSO NO PLENÁRIO ULYSSES GUIMARÃES


Embarquei no último dia 15/12, no Aeroporto Santos Dummont, com destino à capital federal, a fim de esclarecer algumas situações pertinentes aos Bombeiros Militares e "engrossar o caldo" na luta pela aprovação da PEC 300. Dentre minhas intenções prévias, apenas o contato com o Ministro da Justiça Tarso Genro não foi possível, mas foi tentado, ao menos.
Ao saber que rumaria à Brasília, o Dep Cap Assumção ofereceu-me hospedagem em seu apartamento, naquela cidade, e ainda me ofertou carona para todos os destinos propostos na programação. Do aeroporto, rumei direto à Câmara dos Deputados, onde tive a honra de participar de uma sessão da Comissão de Segurança Pública que tratava da compra de aeronaves para o patrulhamento das fronteiras brasileiras nas divisas dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo a inesperada e honrada surpresa de encontrar o Cap BM/RJ Michel que está à disposição da Força Nacional de Segurança e, como piloto de aeronaves, participava da sessão. Logo após, sempre acompanhado e convidado pelo Dep Cap Assumção, fui ao plenário Ulysses Guimerães, onde estavam sendo votados diversos projetos pelos deputados e tive a honra de conhecer pessoalmente o Dep Paes de Lira. Apesar de já ter estado naquela casa legislativa, somente nessa ocasião tive a oportunidade de presenciar o verdadeiro dia-a-dia do plenário. Meus irmãos, aquilo é uma coisa de louco! rs
São mais de 500 deputados de todos os cantos do Brasil, de todos os partidos e representantes de diversas categorias numa correria que mais se assemelha a uma bolsa de valores ou uma feira. São interesses diversos em jogo ali. tenho para mim que todo cidadão brasileiro deveria passar um dia naquele ambiente para tentar entender um pouco como funciona nosso poder legislativo.
Ao final das votações, veio a informação que o Presidente da Câmara dos deputados, Dep Michel Temer, teria confirmado a reunião com as lideranças da PEC 300 no dia seguinte, 16/12, às 11h, a fim de tratar da colocação da proposta em pauta de votação até o fim desse ano. Vibramos com esse anúncio e nos reunimos com diversos outros deputados que apóiam a PEC 300 e estariam dispostos a participar da reunião, dentre eles o Dep Maj Fábio.
Saímos da Câmara já eram mais de 22h. O dia seguinte seria importante e precisávamos estar bem dispostos.
No dia 16/12, chegamos por volta das 10h na câmara e o assunto da vez era a reunião vindoura. Inúmeros deputados e alguns líderes e representantes de Bombeiros e Policiais Militares aguardavam ansiosamente o início da reunião à porta do Pres. Dep Michel Temer. E lá também estávamos nós. Dentre deputados e assessores, dois Bombeiros Militares e dois Policiais Militares puderam participar da reunião à portas fechadas, éramos eu (Lauro Botto), Cap BM/CE Juliano, Ten PM/ES Bergamin e Subten PM/RN Queiroz. Aproveitei para filmar e fotografar aquele momento ímpar.
Assim que foi dado início à reunião, o Dep Paes de Lira prontamente entregou ao Dep Michel Temer uma um documento de intenção de votação da PEC 300 assinado por quase 300 deputados e, logo a seguir, os deputados expuseram a necessidade de colocar na pauta a nossa tão aguadada proposta. A palavra ainda foi aberta a dois de nossos representantes e o St Queiroz e o Cap Juliano se incumbiram de expor a realidade e necessidade dos militares estaduais de todo o país. Ficou acertado que, no impossibilidade de se votar ainda em dezembro, seria colocada como prioridade logo após o término do recesso legislativo, o que ocorre no início do mês de fevereiro. Terminada a reunião, "avançamos ao rancho" da Câmara e, à tarde, fui ao Gabinete do Dep Simão Sessim a fim de agradecer a inclusão dos Bombeiros Militares na Bolsa Olímpica que será implementada pelo Ministério da Justiça, em parceria com o governo do RJ, em 2010.
Fui muito bem recebido no gabinete do deputado e, pra minha surpresa, o Dep Simão Sessim portava o discurso que havia acabado de preparar sobre o projeto da Bolsa Olímpica e sobre nossa inclusão. O assunto mais falado quando cheguei ao seu gabinete foram os inúmeros e-mails que "entupiram" os computadores dos seus assessores. Mas como não podia deixar de ser, procurei a resposta para algumas dúvidas que levei comigo. E a resposta, infelizmente, não foi das melhores. Como me informou o Dep Simão Sessim, o projeto ainda se encontra no Ministério da Justiça e algumas questões como quem terá direito à bolsa, a participação dos inativos, a participação dos que exercem atividades-meio, dentre outras, ainda não foram colocadas à disposição e o próprio parlamentar se colocou à disposição para esclarecê-las oportunamente. Devemos nos manter atentos e vamos aguardar uma resposta do dep Simão Sessim, lembrando que o mesmo já provou ser mais um aliado nosso em Brasília. "Paguei" minha dívida de gratidão com o Deputado e de lá tentei encontrar o Ministro da Justiça, mas já no caminho fui informado que ele não se encontrava na cidade, ficando pra outra oportunidade a missão. Foi um dia bastante produtivo e vitorioso, apesar de não ter sido votada a PEC 300. Tive ainda a oportunidade de falar aos deputados sobre a realidade da segurança pública de nosso estado, particularmente sobre a realidade a do NOSSO Corpo de Bombeiros. Ficam todos perplexos quando cito a inconstitucional subordinação do CBMERJ à Secretaria de Saúde e, principalmente, quando cito a política salarial e de gratificações fascistas do governo do estado.
No dia 17/12, acordamos cedo e fui convidado a participar de outra sessão da Comissão de Segurança Pública, dessa vez sobre o porte de arma de fogo das guardas portuárias. Experiência super importante, mais uma vez proporcionada pelo Dep Cap Assumção. De lá, rumamos ao seu gabinete, onde findei minha estada em Brasília e aproveitei para agradecer e homenagear o "cara" que proporcionou esses momentos.
Vejam as fotos e assistam aos vídeos que postarei a seguir!
JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

11 comentários:

  1. Sou SD BM do último concurso 2008 e posso dizer com propriedade para os senhores que já estou inojado dessa farda...ou melhor...dessa bandeira do RJ na minha farda...a profissão é nobre...mas no dia anterior de ir para o quartel já começo a ficar irritado, de mal humor e sem paciencia com ninguém...pena que eu era funcionario efetivo do município e fiz a cagada de pedir exoneração para vir para o estado...ainda estava no probatório...tenho alguns amigos militares de outros estados como MG e ES...e quando os encontro e falo que passei nesse concurso eles me olham com cara de peninha e como se eu fosse o colega pobrinho da conversa...os militares de outros estados tem pena da gente...ainda temos que aturar esse regulamento ridículo e pré histórico da PM/BM onde alguns militares babacas querem seguir à risca o regulamnto e fazer media com os superiores às custas do subordinado....to doido pra sair dessa furada...vou fazer o concurso pra carteiro dos Correios e outros mais que virão...aí sim vou ter um pouco mais de dignidade...posso até me arrepender se uma dessas PEC's sair e for implantada...mas também não estou acreditando muito nesse sonho muito distante......desejo boa sorte aos que continuarão nessas Instituições e posso dizer que vocês são verdadeiros heróis...mas heróis de barriga e bolso vazio....desculpem o desabafo galera....feliz natal e um próspero ano novo à todos!!!....ainda em tempo digo....Desculpa à todos os BM se ofendi alguém e parabéns mesmo Ten Lauro...se tivéssemos pelo menos 10% de oficiais como o senhor esse bombeiro seria muito melhor....o que mata é a covardia e essa turma de babão e embusteiros....

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo sou o Sgt Emerick do 1ºGBM, e venho de coração lhe dar os parabens e agradecer, em 20 anos de corporação tenho em visto em ti um homem justo e bom,que luta diariamente por nosso luta e sei que as intenções são as melhores pelo simples fato de sua pessoa ser bombeiro tambem, haja vista, sofrer o nosso lamento,

    Obrigado por fazer o que muitos não pensam sequer em fazer.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Tenente ! Pelo seu exemplo,compromisso e liderança. sou militar do 1°Grupamento de Busca e Salvamento, e lá aprendi a nunca desistir de um objetivo; não importa o que aconteça o objetivo tem que ser alcançado.Eventualmente ouvimos vozes infelizes que ressoam palavras vazias sobre este legado que nos é ensinado no "ninho das águias".Confesso ao senhor que este legado nunca será esquecido ou abandonado por aqueles que lá estão, mas confesso ao senhor que enxergo virtudes "GBSanas" em militares que não estão em nosso grupamento; mas deveriam estar.
    Espero que seu exemplo motivo outros oficiais e talvez o CBMERJ possa evoluir mas ainda.
    Tenho 12 anos no CBMERJ e sei que o senhor também tem um grande tempo para cumprir nesta instituição, mas torço para que um dia (quem sabe !)pela vontade de DEUS, circunstâncias a que desconheço colaborem para que o senhor venha a liderar todo o CBMERJ;tenho certeza que pala 1° vez terei o prazer de enxergar um verdadeiro Comandante.
    Tomo a liberdade de citar Joe Namath,um dos maiores atletas americanos, que disse: "Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo."
    Minha continência e meu respeito.

    ResponderExcluir
  4. Lauro, estou muito orgulhosa de você!É muito bom ver o grande oficial que se tornou: corajoso, amigo, um líder no melhor sentido da palavra.
    Um grande abraço!
    Cap. BM Renata Vieira

    ResponderExcluir
  5. Dê uma lida na entrevista do nosso governador...só para ficar um pouquinho mais "puto"...olha o que ele fala sobre a gratificação aos BBMM

    ResponderExcluir
  6. Lauro, parabéns pela postura. Não é a primeira vez que digo isso. Vc tem representado muito bem os militares da nossa Corporação. Agindo de maneira ordeira e legal, apoiando e incentivando atitudes constitucionais sem buscar o caminho da ofensa ou da desordem.
    Fico muito feliz por saber do empenho dos nossos deputados em buscar melhorias para todos nós.
    Um grande abraço
    Cap Watanabe

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ten Lauro
    A Escola de Oficiais prepara o homem, ou mulher, para comandar. No entanto, o verdadeiro líder já possui, na alma, o traço de quem realmente faz a diferença. Esse traço, ao qual me refiro é a soma de várias virtudes, como: caráter, coragem, disposição, boas idéias, força de vontade, empenho, inteligência, bom senso e sensibilidade.
    Tenha certeza que você, com as suas atitudes, têm despertado o respeito e admiração de toda a Corporação dos Soldados do Fogo, pois todos os seus atos estão calcados no interesse maior da nossa coletividade, que é o nosso bem estar.
    Continue assim!
    Nunca desista!
    Conte comigo para o que precisar.
    Grande abraço!
    Cap Artur

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela coragem e pela persistência nobre oficial.
    Receba minha continência.

    ResponderExcluir
  9. O VALOR DO CBMERJ PARA O NOSSO GOVERNADOR

    http://aosherois.blogspot.com/2009/12/nossa-importancia-para-o-governador.html

    CAP BM QOC/99 VITORIANO

    ResponderExcluir
  10. RJ - Sérgio Cabral ignora os Bombeiros até mesmo em entrevista eleitoreira
    O governador revela que sua intenção era deixar bombeiros de fora.

    POR THIAGO PRADO - do Dia Online




    Na semana passada, o ministro Tarso Genro anunciou a proposta de criar a Bolsa Olímpica (gratificação que elevará o piso salarial de bombeiros e policiais civis e militares para R$ 3,2 mil). Como estão as negociações para colocar a ideia em prática?
    O projeto pode sair por medida provisória ou projeto de lei. Achamos melhor a primeira opção. Até 2016, isso seria incorporado ao salário. Neste primeiro momento, o benefício não irá para o servidor inativo. Mas é claro que quando começar a incorporar você terá que contemplá-lo. Quando o helicóptero foi derrubado, fizemos proposta ao governo federal de R$ 1,5 mil de gratificação por mês para todos os policiais civis e militares.
    Até coronel e delegado?
    Até.


    Corpo de Bombeiros não?
    Só policial civil e militar.


    Então, a proposta do estado era diferente da feita pelo governo federal (que não engloba todo o efetivo das polícias). E no projeto de Tarso Genro, os bombeiros serão contemplados.
    Ah é? Que ótimo. O governo federal nos ajuda como nunca. Acabamos de pegar um empréstimo no BNDES para a construção de cadeias públicas e conclusão do Programa Delegacia Legal. Também pegamos dinheiro para a Cidade da Polícia, que será no prédio da Souza Cruz, no Jacarezinho.



    TEXTO NA ÍNTEGRA NO CORDEL DA BOLA DE FOGO.

    PRAÇA QBMP01

    ResponderExcluir
  11. Minha continência Ten Lauro!
    Foi muito gratificante ter te encontrado em Brasília lutando por nosso merecido reconhecimento, que vem antes de tudo, em nossos salários. Não consegui encontrá-lo depois, mas gostaria de ter dado algum apoio na Capital.
    Quando vier novamente, por favor me avise. Vai ser uma honra apoiá-lo.
    Cap Michel

    ResponderExcluir