domingo, 4 de abril de 2010

DEMOCRACIA X ANARQUIA


Nós, Cidadãos Brasileiros, mesmo depois de 21 anos da promulgação da "Constituição Cidadã de 1988", aprendemos enfim o que é DEMOCRACIA?

Penso e vejo que não. Volta e meia somos surpreendidos por atitudes e comentários que, por falta de conhecimento ou más intenções, mas se assemelham à ANARQUIA do que à DEMOCRACIA.

Por mais antagônicas que sejam suas definições, a confusão gerada entre as duas doutrinas confunde muitos ainda em nosso país.

Quando criei este blog e quando por diversas vezes o citei como NOSSO ESPAÇO DEMOCRÁTICO, o fiz por entender que seria necessário para expor nossos pensamentos, angústias, glórias e assuntos gerais do nosso cotidiano. Assumo que não vislumbrava nele tamanha repercussão, tão pouco imaginei que com menos de 01 ano de existência estaria acima da casa dos 300 mil visitantes. Contudo, vieram os elogios, sugestões, críticas e vieram também as indagações.
É bem verdade que não publico todos os comentários que são escritos nas diversas postagens e por diversas vezes sou questionado quanto a verdadeira DEMOCRACIA dessa atitude.
Por incontáveis vezes deixei de publicar denúncias, ofensas, críticas e demais comentários que entendi por bem não fazê-lo para não desvirtuar o objeto da criação desse espaço, principalmente por 99% desses comentários serem anônimos. Seria essa uma atitude Democrática?
Me socorrendo na mesma Constituição Federal de 1988, na qual em seu §5º, Inciso IV, diz:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;..."

Sempre me beseei nela, como cidadão que sou, para expressar minha livre manifestação de pensamento e, também nela, me baseio para "filtrar" comentários anônimos de caráter ofensivo ou discriminatório a quem quer que seja.

Posturas diferentes dessas não são democráticas, são ANARQUISTAS!

Portanto, quem estiver disposto a participar desse espaço ordeiro, ético e organizado, seja muito bem vindo. Quem preferir optar por meios anti-democráticos, anarquistas e apócrifos, favor procurar em outros espaços que não este.

No mais, aproveito para reiterar que literalmente assino embaixo de tudo o que escrevo e aconselho todos a fazerem o mesmo, SEMPRE!

SOMOS CIDADÃOS PLENOS DE DIREITOS, COMO TODOS QUE SE SUBMETEM À CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, SENDO MILITARES OU NÃO! Nunca nos esquecendo que devemos nos responsabilizar por nossos atos.

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

Nenhum comentário:

Postar um comentário