quinta-feira, 6 de maio de 2010

MAIS UMA DO AMADOR CORPO DE BOMBEIROS PROVISÓRIO DA CORTE!

Na semana passada, recebemos no GOTA uma visita do Comandante do CSM/MMoto do CBMERJ, Cel BM Saraiva e de mais 02 oficiais de seu staff. Diga-se de passagem, o trabalho realizado por aquele Centro tem se mostrado melhor a cada dia. Vejo que nos dias de hoje, apesar de muito termos ainda a evoluir, temos uma realidade bem diferente de um passado ainda recente, onde víamos viaturas operando mais do que precariamente e onde não se via a mínima preocupação com manutenção de todos os escalões e com o treinamento e a reciclagem dos nossos Operadores e Condutores de Viaturas (QBMP/02). Na referida ocasião, quando me foi permitida a fala, aproveitei para parabenizar verbalmente o Cel Saraiva e, ao final, lhe sugeri que fosse mudado o nome "CTRM - Centro de Treinamento e Reciclagem de MOTORISTAS" para "Centro de Treinamento e Reciclagem de Operadores e Condutores de Viaturas".
Por mais que para muitos esse detalhe, assim como outros inúmeros, pareça ser banal, só serve para ilustrar a maneira amadora com a qual ainda tratamos diversas áreas em nossa caserna.
Atribuir ao Bombeiro Militar do Quadro de Bombeiro Militar Profissional 02 - QBMP/02 - a alcunha de motorista é o mesmo que chamar motociclistas de motoqueiros, ou chamar Guardas-Vidas de guardiões de praia, ou chamar um Policial de guarda. Nossos Operadores e Condutores de Viaturas e a responsabilidade da função que exercem merecem, nossa nova frota merece e, principalmente, o Corpo de Bombeiros merece um tratamento menos amador e mais profissional! Aliás, como já disse acima, a realidade é outra nos dias de hoje. Apesar de ser totalmente contra "cobrir a cabeça descobrindo os pés", há de se reconhecer que o CTRM, que hoje funciona nas instalações da extinta Biblioteca da DGEI, oferece cursos de qualidade e possui estrutura de igual categoria.
Críticas e elogios à parte, fica a sugestão para que possamos deixar a condição de amadores em diversas áreas, para que possamos tratar de maneira mais profissional nossos militares e para que possamos cuidar de nossa renovada frota adiquirida com a verba da arrecadação da taxa de incêndio (a qual destina-se exclusivamente para o reaparelhamento do CBMERJ).

Há tempos isso já me incomoda, mas aproveitei a ocasião para expô-la. Aliás, muito me incomoda também a "Gerência de Recursos Humanos e Materiais" no CBMERJ. Se bem que um grande dilema se instala em minha mente quando me surpreendo pensando nisso: Como pode algo que não existe me incomodar tanto?
Mas isso é assunto para outro momento!

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

Um comentário:

  1. CONCORDO COM O SR. TENENTE LAURO BOTTO EM RELAÇÃO A QBMP/02, ACHO QUE NO CASO DA QBMP/06 QUE CLASSIFICA VÁRIAS ÁREAS DA SAÚDE EM UMA SÓ ( COMO NÃO EXISTISSE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS ), O CBMERJ DEVERIA SEGUIR AO EXEMPLO DA PMERJ E DIVIDIR A QBMP/06 EM PROFISSIONALIZANTES E CADA UMA COM O SEU BREVE.

    EXEMPLO DA PMERJ:

    TÉC. DE ENFERMAGEM QPMP/ 6.0 ,

    TÉC.DE PATOLOGIA CLÍNICA QPMP/ 6.1 ,

    TÉC. DE RX QPMP/ 6.2 ,

    AUX. DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO QPMP 6.3

    COMO FOI FEITO NA PMERJ VALORIZA MAIS O PROFISSIONAL NO SEU QUADRO DA SAÚDE QUE ESCOLHEU SE PROFISSIONALIZAR.

    ResponderExcluir