domingo, 25 de abril de 2010

A CARTA DE BRASÍLIA - MOVIMENTO NACIONAL PEC 300


"A CARTA DE BRASÍLIA

1 - O MOVIMENTO NACIONAL PEC 300 iniciou a sua luta nos primeiros diasapós ser protocolada na Câmara dos Deputados em 14/11/2008 a Propostade Emenda Constitucional - PEC 300, que estabelece um PISO SALARIALNACIONAL PARA BOMBEIROS, POLICIAIS MILITARES E POLICIAIS CIVIS.Inicialmente com a distribuição de folhetos informativos nos diversosquartéis da Polícia Militar e Bombeiro Militar em todos Estados doBrasil. No começo dessa luta eram poucos os que acreditavam na vitóriadessa causa.

2 - Avançamos na luta e organizamos Caminhadas de Apoio à PEC 300 emtodo Brasil, sendo o Rio de Janeiro o Estado precursor, quandorealizamos em agosto de 2009 a Primeira Caminhada de Apoio à PEC 300nas praias de Ipanema e Leblon.

3 - Avançamos mais um pouco e realizamos a primeira de uma série deCaravanas Nacional Rumo à Brasília, onde pudemos contar com a presençade cerca de 10.000.000 (dez mil) mulheres e homens valorosostrabalhadores de Segurança e Defesa Civil.

4 - Realizamos Caminhadas de Apoio à PEC 300 na Esplanada dosMinistérios, indo da Catedral de Brasília até o prédio do CongressoNacional. Participamos de Audiências Públicas em todo País e tambémdos debates realizados nas Comissões em Brasília.

5 - Buscamos o apoio do Presidente LULA, solicitando uma audiência em03/03/2010, protocolo nº DOC:GP2010-150-GP/GAP/PR, e também nasdiversas ocasiões quando fazia inaugurações em algumas cidades.

6 - Buscamos apoio dos Deputados Federais e Senadores, visitandogabinetes, nos corredores da Câmara, nas salas dos plrnários, no salãoverde, no azul e também nas galerias do Congresso Nacional.

7 - Buscamos o apoio dos líderes de partidos na Câmara dos Deputados;do líder do Governo LULA na Câmara, Deputado Federal Cândido Vacarezza(PT de São Paulo); do Presidente da Câmara, Deputado Federal MichelTemer ( presidente nacional do PMDB( São Paulo).

8 - Buscamos o apoio do presidente do Senado, Senador José Sarney(PMDB do Acre e Maranhão); dos líderes dos partidos no Senado, e doSenador Renan Calheiros (PMDB de Alagoas).

9 - Até hoje nossa luta não tem sido fácil. Temos buscado um canal denegociação e entendimento com as autoridades do Poder Central do Paíspara que juntos possamos buscar e encontrar uma saída para a QUESTÃODA GRAVE SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA O SISTEMA DE SEGURANÇA E DEFESACIVIL DO BRASIL.

10 - Finalmente, após incansáveis idas e vindas de Brasília semencontrar quem possa nos ouvir e nem enxergar, entendemos que, diantedesse quadro atual não nos resta outra alternativa, senão ALERTAR apopulação e as autoridades do nosso País, que a situação está ficandofora de controle e as consequências que sobrevirem dessa falta devisão e sensibilidade do Governo dos Trabalhadores e seus partidos eparlamentares aliados devem recair única e exclusivamente sobre seuspróprios ombros.

ESTADOS BRASILEIROS em São Paulo, 23 de abril de 2010.
MOVIMENTO NACIONAL PEC 300PISO SALARIAL NACIONAL"

Ótima resenha de todo o caminho percorrido até agora por Bombeiros e Policiais de todo o Brasil pela aprovação da PEC 300.
Tive a honra e oportunidade de participar de alguns desses acontecimentos e continuo extremamente confiante que triunfaremos nessa causa, assim como em todas as demais que travarmos com essa UNIÃO jamais vista na história do Brasil.
Sei que somos imediatistas e que nossa calamitosa situação remuneratória não nos permite esperar muito, mas prefiro seguir otimista e acreditar que já somos vitoriosos ao menos em perceber o quão UNIDOS e MOBILIZADOS podemos ser e estamos provando que SOMOS!
JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

10 comentários:

  1. SGT AMANDIO
    ENQUANTO ISSO ACONTECE, ELES NOS ENROLA. E NADA DE GREVE OU PARALIZAÇÃO. DIZ A C.F. QUE NÃO PODEMOS FAZER GREVE, MAS DINHEIRO NA CUECA, MEIA E MALAS PODE NÉ?
    POR MIM HAVERIA GREVE JÁ, POIS SÓ CONVERSAR NÃO ADIANTA, AINDA MAS EM EPOCA DE ELEIÇÃO.
    ELES VÃO NOS ENROLAR ATÉ .....PARA 2011....JUNTOS SOMOS FORTES

    ResponderExcluir
  2. Estou endividado devido ao descaso dos governos do RJ e para piorar um familiar meu esta doente precisando muito da minha saúde financeira, o que não ocorre. Não tenho mais esperança na PEC 300, acompanhei todas as informações, mais agora estou desacreditando na mesma. Será que nós BMs de todo o estado do RJ ainda vamos ter direito a Bolsa Olímpica. A pergunta que não quer calar, Até quando vamos ser destratados desta forma?

    ResponderExcluir
  3. Trata-se de um verdadeiro descaso e de como os representantes do povo e governantes dão importância a segurança dos cidadãos.
    Não podemos mais admitir que nossa remuneração, seja tão indigna e aviltante, porque arriscamos nosso bem mais precioso que é a vida para proteger e salvar vidas,e se a promoção e preservação de direitos e garantias não for uma prioridade absoluta em um estado democrático de direito,devemos partir para uma medida mais enérgica e firme na luta em defesa de um salário justo e digno das atividades que desempenhamos na sociedade.
    O cidadão precisa saber mais do nunca como o governo e seus lacaios de plantão tratam sua segurança no Brasil, começando pela história desvalorização do policial e bombeiro militar e inexistência de investimentos capazes de colocar os órgãos do sistema de segurança e defes civil na vanguarda para o enfrentamento do crime, da violência e dos desastres e calamidades naturais.
    Vamos continuar lutando e não vamos desistir, e o momento é agora de mostrarmos nossa força e poder de articulação para banir de vez com este falso governo dos trabalhadores, mas sem PSDB também que se revelou um partido das elites econômicas e política do país sem nenhum compromisso com justiça social.

    ResponderExcluir
  4. CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA
    Protesto tira PMs das ruas


    Um dos alvos da manifestação foi o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, que acabou tachado de incompetente. Faixas foram usadas como meio de protesto nas ruas


    As mulheres passaram todo o domingo na porta do quartel do Batalhão de Polícia de Choque, na Rua Antônio Pompeu. O movimento, porém, foi pacífico e mais de 60 PMs apresentaram atestado médico


    Quartel improvisado: PMs do Ronda do Quarteirão, que estavam de folga, foram chamados para trabalhar e tiveram que se apresentar na calçada do Theatro José de Alencar


    Todo tipo de procedimento foi levado para as delegacias plantonistas, causando superlotação em algumas


    Mulheres dos PMs ´puxaram´ o movimento e fecharam o quartel do BpChoque. Trinta bairros ficaram sem o Ronda

    Fortaleza viveu, ontem, um princípio de caos no setor da Segurança Pública. O clima de insatisfação que domina os quadros da Polícia Militar se transformou em protesto e aquartelamento durante todo o domingo. O policiamento da cidade sofreu baixas. Viaturas ficaram paradas nas delegacias ou dentro dos quartéis e mais de 200 policiais não compareceram ao trabalho, alegando problemas de saúde.

    Pelo menos, 30 áreas cobertas pelo programa Ronda do Quarteirão ficaram sem patrulhas durante toda a tarde e começo da noite. Os policiais do Ronda tiveram que ser remanejados para fazer a segurança no Estádio Castelão, assim como todas as viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Outros, que estavam de folga, foram convocados às pressas e acabaram ´dobrando´ o serviço. O pátio do Theatro José de Alencar acabou servindo de ´quartel´, onde várias patrulhas foram parar para a rendição (troca de turno).



    Paralisação

    A crise foi gerada por dois movimentos interligados. O primeiro, a operação ´Tolerância Zero´, de iniciativa dos policiais militares, que consistia em levar para as delegacias toda e qualquer infração percebida por eles nas ruas de Fortaleza. O segundo foi o movimento surpresa organizado pela Associação das Esposas de Policiais Militares, que empunhando faixas pretas amarradas nos punhos, ´marcharam´ da Praça José de Alencar até a sede do BPChoque e do Grupo Raio. O objetivo foi impedir que os policiais se deslocassem para o Estádio Castelão.


    "TOLERÂNCIA ZERO"
    Caos no plantão das DPs

    Bicicletas e mobiletes apreendidas sem documentação, invasão de domicílio, ameaça e briga de vizinhos. Essas foram algumas das ocorrências levadas ontem para os plantões das delegacias da Capital durante o dia de ontem. Os policiais entrevistados garantiram que esses procedimentos eram rotineiros e nada tinham a ver com a operação ´Tolerância Zero´.

    ResponderExcluir
  5. caros companheiros,vamos ser inteligentes se não dão valor o nossa categoria que cuida do policiamento,e lida com todo tipo de ser humano vamos olhar e não ver pense reflitão mas vale um covarde vivo do que um heroi morto.

    ResponderExcluir
  6. Prezados Companheiros,

    A paralização já começou no Ceará. Vamos deixar nossos companheiros sós nessa luta pela PEC? A hora é essa, vamos aproveitar o próximo jogo da Libertadores e fazer a mesma coisa. Os PM's e os BM's escalados para o jogo Flamengo no maracanã, nesta quarta-feira, simplesmente não comparecerão. Vão todos para o HPM e HCB alegando problemas de saúde. Observem que esse jogo é transmitido para toda América Latina. Já imaginaram a repercussão? Clássico da Libertadores sofre atrazo porque Policiais e Bombeiros não compareceram para trabalhar em protesto pela PEC 300. Se não ocorrer então danou-se ! Imaginem o prejuízo causado nas emissoras de TV.
    COM CERTEZA ISSO A IMPRENSA DIVULGA !!!!

    PARABÉNS A RECORD NEWS PELA COBERTURA DA PARALIZAÇÃO DE NOSSOS IRMÃOS CEARENSES.

    Minha continência a todos.
    Carlos Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Eduardo, isso não surtiria efeito, pois os militares são escalados com horas de antencedência, e frente a isso, rapidamente pegariam militares de serviço no quartel.
    Mas uma coisa eu acho que pode ser alegada. O Maracanã é um ambiente particular, não se entra gratuitamente, recebe muito da mídia etc. Logo, a segurança no interior deveria ser única e exclusiva de empresas particulares.
    PM e BM somemte no entorno, para garantir a segurança da via. Locais fechados e privados, Segurança Particular. Acho que isso é mais alguma coisa que podemos reivindicar.

    ResponderExcluir
  8. Não acredito em greve como solução por duas razões:
    1) Não haverá adesões suficientes. A prova disso é que nas várias passeatas realizadas, onde a gravidade do ato (se é que havia alguma gravidade)e o risco de punição eram mínimos, o número de manifestantes sempre foi muito pequeno, se comparado ao número total de PMs e BMs de nosso Estado, ou até mesmo da nossa cidade. Algumas vezes, dava até vergonha, contava-se nos dedos o número de manifestantes.
    2) Não se esqueçam que caso de uma greve, os seus familiares, amigos ou parentes, não estarão isentos de sofrerem as consequências dessa ação. Já imaginaram, alguém que vocês gostem muito, preso nas ferragens de um carro,após um acidente, sem nenhum bombeiro para socorrer, por causa de uma greve, ou então, um incêndio, com pessoas indefesas, também presas dentro de um prédio. E os bandidos, iriam deitar e rolar. Fariam a festa: poderiam invadir residências à vontade, assaltarem padarias, supermercados. Quem sabe, alguma mãe de Bombeiro ou PM, não poderia estar dentro do supermercado fazendo compra, justamente nessa hora. Já imagiram se essa greve tivesse ocorrido nos dias dos desabamentos causados pelas chuvas! Quantas vidas deixariam de ter sido salvas?
    Cap BM Artur

    ResponderExcluir
  9. BOA TARDE A TODOS,EU JA PERDI A ESPERAÇA COMO JA DISSE VARIAS VEZES AQIU MAIS UMA VEZ FOMOS ENGANADOS,NA ADIANTA LUTAR CONTRA O SISTEMA,NUNCA VI NINGUEM GANHAR PRA CIMA,ENTAO FICAREMOS COMENDO AS MIGALHAS QUE ESTA GOV NOS DARA.FICAREMOS SOFRENDO CALADOS,FICAREMOS VENDO NOSSOS COMPANHEIROS MORRENDO EM COMBATE,FICAREMOS VENDO OS POLITICOS ENCHENDO AS CUECAS,AS MEIAS,AS CONTAS FANTAMAS E COMO SEMPRE LAMENTANDO.POIS SOMOS UM BANDO DE CORVARDES QUE NAO LUTAMOS PELOS NOSSOS IDEAIS. E DIGO MAIS ESSES DEPUTADOS SERAM ELEITOS DE NOVO. VOU DESLIGAR MEU EMAIL E TENTAR ESQUECER AS TAIS PECS,POIS A FILA ANDA E A VIDA CONTINUA.

    ResponderExcluir
  10. oi,Lauro gostei muito do seu blog, tenho um blog e estou postando ideais parecidos com os seus dê uma passada lá para a gente debater.
    www.vidasalheiaseriquezassalvar.blogspot.com
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir