quarta-feira, 30 de junho de 2010

BOMBEIROS SOCORREM VÍTIMAS DE EXPLOSÃO DE BUEIRO EM COPACABANA



29/06/2010 22h05 - Atualizado em 30/06/2010 01h03
Vítimas de explosão de bueiro são transferidas de hospital
Segundo hospital, mulher sofreu queimaduras em 80% do corpo.
Acidente aconteceu na manhã desta terça (29), em Copacabana.

"Uma turista americana e um homem, que ficaram feridos após explosão de um bueiro em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foram transferidos por volta das 19h desta terça-feira (29) para a Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio. As informações são da assessoria do hospital. Segundo a unidade, os dois estão internados na unidade de queimados da clínica.

A explosão aconteceu às 10h30 desta terça-feira num bueiro da Light que fica na esquina da Rua República do Peru com a Avenida Nossa Senhora. De acordo com o hospital, a mulher, identificada apenas como Sarah, sofreu queimaduras em 80% do corpo. Já o homem, que seria marido dela, teve 35% do corpo queimados. O estado de saúde dos dois é grave.

O dois foram socorridos anteriormente para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, também na Zona Sul. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, Sarah passou por uma cirurgia na tarde desta terça-feira.

Técnicos da Light fazem avaliação
A Light ainda não sabe o que causou a explosão, mas, segundo nota divulgada pela empresa, técnicos fazem o resfriamento da galeria subterrânea para avaliar as causas do acidente. De acordo com a Light, não há registro de interrupção de energia na região.
A Rua República do Peru foi interditada ao tráfego entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana. Marcos Barbieri, de 64, morador do bairro há 2 anos, estava sentado em uma lanchonete quando ocorreu o acidente.

“Eu vi a mulher sendo jogada no ar, para o lado, por alguns metros, e caindo no chão pegando fogo”, relatou. “No primeiro momento achei que uma moto a tivesse atropelado”, acrescentou Barbieri. Segundo ele, o marido da vítima se jogou em cima dela para abafar as chamas e, por isso, teria ficado levemente ferido.

Nílson Vieira, funcionário de um restaurante próximo, ajudou a socorrer a vítima. “Eu peguei um galão de água gelada no restaurante para poder refrescar a mulher”, contou ele.

“O chão estremeceu com a explosão. Ela ficou com o corpo todo queimado, inclusive o rosto. A roupa dela derreteu no corpo e ela ficou completamente nua, deitada na calçada, gritando de dor", recorda Vieira."
Fonte: g1.globo.com

Boa matéria. Faltou terem enaltecido o pronto atendimento da guarnição do ABS que passava pelo local do evento e, principalmente, faltou esclarecer o real motivo do não atendimento de uma ambulância no local:
- Certamente as viaturas do SAMU estavam atendendo ocorrências, possivelmente banais e provavelmente fora daquela área operacional;
- O socorro Básico do CBMERJ, infelizmente, e regredindo no tempo, não conta mais com ASE no comboio.

Tudo fruto da "brilhante parceria" SAMU/CBMERJ e à subordinação a Secretaria de Saúde. Isso a mídia não divulga e a população não sabe.

Fora isso, parabéns à guarnição do ABS e aos Bombeiros da Operação Combate à Dengue que prestaram o 1º atendimento às vítimas no local e ACERTADAMENTE, após longa espera no local, encaminhou as vítimas ao pronto-socorro na própria viatura de Busca e Salvamento.

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

6 comentários:

  1. NÓS SOMOS O QUE SOMOS, NADA MAIS ALÉM DAQUILO QUE SOMOS.
    saudoso SubTen BM Nelson ( O Mandraque de Vila Isabel)

    ResponderExcluir
  2. TEN queria que pudesse ver as imagens novamente e verá que os primeiros a chegarem foram 3 militares envolvidos na op de combate ao mosquito da dengue .apesar de estarmos quase 2 meses sem receber ,nós ainda trabalhamos e fazemos com mto orgulho nosso papel de bombeiro militar 24 hrs por dia independente de estar de serviço . QUERIA QUE NOS DESSE UM ELOGIO UM ABRAÇO GOCG

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente essa é a realidade do CBMERJ...estamos regredindo e muito!! Incontavéis vezes o socorro sai para o evento sem termos uma ASE para acompanhar a comboio...os comunicantes ficam loucos ligando de OBM em OBM implorando uma ASE... a guarnição chega ao local e passa por apuros com a população e enquanto isso nossas ASE´s estão prestando serviço movél, leia-se táxi eleitoreiro de saúde em casa, com chamados inuteís!!!
    Isso realmente os jornais vendidos não publicam!! Casos como este que ocorreu, não escolhem pessoas, poderia ser com qq um de nós, ricos ou pobres e ainda assim não haveria uma ASE no local.
    Por isso, escolham bem seus representates, pois serão 4 longos anos!!

    CB BM ANDRE

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 18h35, revi as imagens e já retifiquei o texto. Parabenizo vocês e todos os outros que se dedicam "EM QUALQUER TEMPO, EM QUALQUER HORA OU EM QUALQUER LUGAR" para honrar o compromisso de bem cumprir nossa missão!
    Grande abraço e JUNTOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir
  5. Para anônimos das 18h35... Não vestimos essa farda em troca de elogios... Precisamos sim de um sálario digno... Então, fiquem sabendo... "JUNTOS SOMOS FORTES" com ou sem elogios...
    Ass: C. 75

    ResponderExcluir
  6. Não sei se é de conhecimento de todos que no quartel de Copacabana existia duas viaturas do GSE, sendo que uma delas foi transferida para outro quartel e sua guarnição desfeita por motivo de falta de condutor! estando ciente o nosso comandante geral. Não sei se íria adiantar neste caso e se haveria VTR disponivel no momento já que infelizmente a maioria dos atendimentos são de cunho eleitoreiro....
    Parabéns pelo desfecho do evento!!!
    obs: SAMU não.... GSE!!!

    ResponderExcluir