domingo, 20 de junho de 2010

INCÊNDIO NO MORRO DOS CABRITOS - FATOS, VÍDEOS, FOTOS E REFLEXÕES



Links das principais matérias sobre o incêndio:
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/6/bombeiros_afirmam_que_nao_ha_mais_focos_de_incendio_na_lagoa_89966.html

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/06/20/bombeiros-continuam-trabalho-de-combate-ao-incendio-no-morro-dos-cabritos-na-lagoa-916928511.asp

O incêndio teve início por volta das 22h do Sábado, dia 19, e só foi totalmente debelado no início da manhã de domingo, 20. Bombeiros dos quartéis da Zona Sul do Rio avançaram ao local e tiveram seu serviço dificultado pelo difícil acesso aos pricipais focos do incêndio e pelo forte vento que soprava naquela madrugada. Como sempre, apareceram vários amadores para "demonstrar conhecimento sobre nossa atividade", dentre eles, mais uma vez tivemos que engolir nosso Secretário Sérgio Côrtes falando sobre o que não sabe e não conhece. Acompanhei a repercussão dos fatos pelo twitter e pelos jornais e, mais uma vez, dentre críticas e elogios, "saímos muito bem na foto".
Parabéns aos companheiros do 1º GBM, 17º GBM, DBM 1/17, GOA e 1º GSFMA que deram conta do recado, apesar das inúmeras dificuldades impostas, elevando ainda mais o nome do NOSSO Corpo de Bombeiros!
Minha continência a todos que participaram do evento!
Ah, como não podia deixar de questionar, por que será que Sérgio Côrtes não aproveitou a presença da imprensa e explicou o escândalo da TOESA e o desvio da arrecadação da Taxa de Incêndio para obras do Governo do Estado? Disso ele deve entender bem! Já das atividades de Bombeiro Militar, assim como eu, tenho certeza que 99% da corporação deve se remoer a cada declaração amadora e despreparada que ele dá aos microfones.
Ah, podia explicar também o por quê das concessões dessas GRATIFICAÇÕES DISCRIMINATÓRIAS que inventou para dividir o Corpo de Bombeiros e o por quê de os Bombeiros que combateram o incêndio durante toda a madrugada não perceberem a Gratificação de R$ 350,00 que ele quis proporcionar apenas para alguns Operadores e Condutores de Viaturas, Guardas-vidas e Recolhedores de Cadáveres!
Será pedir muito?

Será pedir muito também para não soltarem balões? Todos acham "muito bonitinho" vê-lo no céu, mas quando ele cai... Nós mesmos proporcionamos nossas desgraças!

JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

11 comentários:

  1. sem contar que na surdina tem oficiais médicos ganhando 4.000 reais de gratificação,e vai aumentar para 7.000 reais.

    ResponderExcluir
  2. sou cabo do corpo de bombeiros ,tenho 10 anos de profissão e me sinto enojado desse governo, vejo alguns bms e quase todos os pms receberem a gratificação de 350,00 e eu fico de fora mesmo trabalhando na prontidão. Eles querem que aceitemos reduzir a escala de 24x72 para 24x48, o que passaria a ser uma jornada de trabalho abusiva e que foi um direito que conquistamos após vários anos de escalas abusivas. E salário que é bom nada! O governador desse Estado continua pagando salários miseráveis a tropa e ainda quer que aceitemos cair a escala por uma esmola de 350,00.Eu quero que se saiba que por mais 76 horas de trabalho ao mes o bico paga mais e depois não querem que se tenha o bico. Esse não é um governo sério.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza se o avião Air Tractor estivesse lá o combate teria sido mais rápido e eficaz, pois levava 3100 litros de água ao invez de 500 litros com o helicóptero.
    O que foi feito com o dinheiro do seguro da aeronave que caiu em Resende???
    Já estão em processo de compra de outra???
    Para onde vai o dinheiro??
    Vamos lembrar que que o ex-"bombeiro 01" foi comprado com $$ de multa da Petrobras para ser utilizado exclusivamente em ações do meio-ambiente. E aí? Já estão comprando outro???

    ResponderExcluir
  4. Olaa!!! Tem alguém ai?

    ResponderExcluir
  5. BR - PEC 300 - Finalmente o acordo - votação será amanhã

    Aprovação da PEC 300 vem por meio de acordo

    Saiu o acordo para o plenário da Câmara dos Deputados concluir a votação, amanhã, 22, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 446/09, que estabelece um piso salarial para os policiais civis, militares e bombeiros. O anúncio foi feito pelo líder do Governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). No entendimento entre o presidente da Casa, Michel Temer, os líderes do PMDB e do PT, ficou estabelecido que sejam realizadas apenas sessões extraordinárias, todas destinadas à votação dos projetos do pré-sal e da PEC dos Policiais.

    Vaccarezza afirmou que o Governo defende a aprovação da proposta, mas com nova redação. O texto garante o direito de um piso salarial para policiais e bombeiros, mas o valor e os detalhes do fundo de onde sairão os recursos somente vão ser definidos em um futuro projeto de lei complementar. Esse projeto será enviado ao Congresso Nacional 180 dias após a promulgação da emenda constitucional.

    Membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais Militares e Bombeiros, o deputado Átila Lins (PMDB-AM), acredita que, com a nova emenda aglutinativa aprovada, será possível criar as condições para, depois das eleições, no início de novembro, começar a tramitação da eli complementar e aprová-la ainda este ano. "Assim, a fixação do início da vigência do piso poderá ocorrer a partir de 1º de janeiro de 2011. É o que todos os policiais do Brasil inteiro estão esperando que aconteça", defendeu Átila Lins

    ResponderExcluir
  6. É meus amigos mesmo com 31 anos e 6 meses de BM tenho ficado impressionado com o que vem acontecendo, foge as razões, ao previsível, trabalhei nessa área nos anos 80, parece que, O RJ VEM SENDO PUNIDO,e assim as magnitudes dos Eventos vem sempre demonstrando a grandeza da pronta resposta do nosso CBMERJ, com seus Heróicos BM.
    Existem mais mistérios entre o céu e a terra do que pressupõe a nossa vam filosofia!

    SALVE O CORPO DE BOMBEIROS!

    Ten BM QOA/79 Reynoso Silva
    POSTADO POR PAPO DE BOMBEIRO

    ResponderExcluir
  7. A nossa atual conjuntura política e social onde somente há "patriotismo" de quatro em quatro anos, ou seja, Copa do Mundo, no meu ponto de vista nós cidadãos cariocas, deveriamos ir para a Rua combater contra essa ditadura do atual desgoverno Pinóquio, tendo em vista, vivemos em um estado democrático de direito, e esse cidadão de adjetivo gentílico parisiense, quer ser candidato único, pensando que a forma de governo do país é a monocracia que era regida por um ditador, como Mussolini na Itália e Hitler na Alemanha, porém, ainda como cidadão Brasileiro sonho em ver uma sociedade mais esclarecida e patriota verdadeiramente, ou seja, aquela que tenha discernimento que quando ela "compra" sinal de gatonet, gato de energia, fuma baseado e cheira um pó, isto é, ela está verdadeiramente fazendo um mal para a sociedade, contudo, essa mesma sociedade, infelizmente ! no momento atual o único simbolo nacional que a sociedade está merecendo é o Hino Nacional, interpretado pela cantora Vanusa.

    Juntos Somos Fortes !
    3º Sgt BM De Carvalho

    ResponderExcluir
  8. CARO LAURO, TENHA CERTEZA ABSOLUTA DE QUE EU E MEUS FAMILIARES ESTAMOS FAZENDO O MÁXIMO PARA QUE O CABRAL PINÓQUIO SE EXPULSO DO PODER. EU, EM 20 ANOS DE CORPORAÇÃO, NÃO CONSEGUI VISLUMBRAR NINGUÉM MAIS DETESTADO DO QUE ESSE FARSANTE QUE TOMOU DE ASSALTO O NOSSO ESTADO E NOSSA CORPORAÇÃO. EU, MINHA ESPOSA, MEUS AMIGOS, MEUS PARENTES, ENFIM, TODOS QUE CONHEÇO, ESTAMOS NESSA CAPANHA CONTRA O VAGABUNDO MENTIROSO DO SERGIO PINÓQUIO E TOTAMENTE A FAVOR DE UM GOVERNO SÉRIO E COMPROMETIDO, E NÃO ESSA BOSTA QUE ESTAMOS VIVENCIANDO ATUALMENTE. INFELIZMENTE AINDA TEMOS QUE ESPERAR ATÉ O FINAL DO ANO PARA ESTARMOS LIVRES DESSE MERDA TRAVESTIDO DE GOVERNADOR.

    ATT: CAP BM QOC/01

    ResponderExcluir
  9. WAGNER MONTES GOERNADOR: Já no PDT, que caminhava para fechar apoio ao governador Sérgio Cabral (PMDB), que disputará a reeleição, uma corrente tenta emplacar, de última hora, a candidatura do deputado estadual Wagner Montes (PDT), que admite a possibilidade, desde que com a concordância do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente licenciado do partido.

    Até a noite desta segunda-feira, também havia rusgas no apoio do PT a Cabral. Liderada pelo presidente regional do partido, o deputado federal Luiz Sérgio, uma comitiva petista foi convidada pelo governador ao Palácio Guanabara, para tentar apagar o incêndio. O PT temia uma traição do PMDB na disputa pelo Senado, prejudicando o pré-candidato petista, Lindberg Farias. Devido a essa dúvida, a convenção do PT foi adiada de sábado passado para o dia 29

    ResponderExcluir
  10. Isso sem falar que tem UPAS que estão pagando gratificação aos oficiais enfermeiros de R$1.500,00 sem mudar a escala deles!(24 x 72) só por camaradagem ! dizem que a upa da ilha está fazendo isso! Ou todos ou nenhum! a coordenação forja uma escala 24 x 48 h e os enfermeiros de lá ficam quietinhos ganhando a gratificação sem ninguém saber!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou condutor e operador de viaturas, e não concordo e não recebo os 350,00 reais sei que todo dinheiro honesto é bem vindo mas não abro mão da lei que nos dá o direito da escala de 24 por 72. Que na pressão ou por ato de nos comprar-mos com 350 será algo de bom está é querendo dividir a tropa. Meu quartel adotou na pressão da escolha " ou fica 24 por 72 ou não tiram férias " Caso continue do jeito que está muitos condutores vão dar entrada no hospital por problemas de pressão ou na psiquiatria

    ResponderExcluir