quinta-feira, 10 de junho de 2010

OPERAÇÃO COMBATE À DENGUE - DIFLUBENZURON: INIMIGO DO AEDES E DOS BOMBEIROS!

Recebi e-mail de um Bombeiro Militar que denunciou a desconfiança na utilização do larvicida utilizado na Operação Combate à Dengue,o diflubenzuron, sugerido pelo Ministério da Saúde.
A substância vem sendo utilizada em vários estados do país e na pesquisa mais aprofundada que fiz sobre a questão, encontrei uma matéria de um jornal do Rio Grande do Norte que denota a mesma preocupação dos agentes de saúde de lá.
O Bombeiro que me escreveu encontra-se de cama e apresentando sintomas de intoxicação pelo contato com a substância. Logo, fica o alerta de necessidade de bastante atenção ao manusear o produto.
Transcrevo abaixo a matéria do jornal do RN:

"Diflubenzuron causa desconfiança nos agentes de combate do Aedes

O mais novo aliado no combate ao Aedes aegypt, o pesticida Diflubenzeron, está causando impasse entre os agentes de saúde e a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) devido às dúvidas sobre o manuseamento do químico.

O novo produto foi escolhido pelo Ministério da Saúde por causa de sua ação mais duradoura, cerca de dois a três meses a mais que o utilizado anteriormente, o BTI.

Segundo os agentes de saúde do Distrito Norte, o produto é muito forte e está causando alguns desconfortos nos profissionais na hora de manipulá-lo. Reações como dor de cabeça, ardência nos olhos e até coceira. Edson Bezerra, agente de saúde, afirma que no dia da apresentação do produto aos profissionais, um grupo de idosos que estava presente no local passou mal com o cheio forte do químico. E para acentuar o problema, os agentes de saúde denunciaram a falta dos EPI's (equipamentos de proteção individual).

Preocupados com a manipulação do diflubenzuron, os agentes de saúde fotografaram a embalagem do produto a fim de provar seu risco à saúde. Por esse motivo, eles pesquisaram na internet sobre o químico e mostravam que o produto deveria ser usado exclusivamente em atividades agrícolas e que ele seria tóxico.

A coordenadora do Departamento de Vigilância da Saúde, Cristiana Souto, alega que os agentes de saúde estão equivocados. Ela apresentou uma nota técnica do Ministério da Saúde a qual alegava que o produto estaria sendo usado como substituto do antigo para auxiliar no combate à dengue. Ela afirmou que "a atitude dos agentes de saúde está sendo precipitada".

Outros estados, como Pará, já utilizam o produto há cerca de um ano e nenhuma ocorrência foi feita com relação ao uso dele. Em um artigo publicado por meio da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), especialistas falam que o produto é" biodegradável e não cumulativo no organismo, por não ser assimilado pelo intestino de vertebrados".

Segundo a coordenadora, os casos de dengue na capital diminuíram cerca de 90% em relação ao mesmo período do ano passado. "E não utilizar o produto é lutar contra o combate a dengue", completa Cristiana."


JUNTOS SOMOS FORTES,
LAURO BOTTO ۞۞

6 comentários:

  1. Diflubenzuron é um composto a base de Ureia a 25%, portanto tóxico sim aos mamíferos, sobretudo se aspirado ou contato do pó com a pele.Pode causar irritação dérmica, dor de cabeça, nos ólhos, coceira e se ingerido lesão nos rins. Enfim, é tóxico e apresenta risco se não manuseado corretamente de intoxicação crônica. A Universidade de São Paulo, a UNESP possui pesquisa nesse sentido. Para mais acesse: www.biologocarlossimas.blogspot.com

    Biólogo Ambiental Carlos Simas de Búzios-Rj
    Agente Combate as Endemias/FUNASA
    Especialista em controle de pragas urbanas/UFRJ
    Professor pós-graduado em ensino de ciências e biologia
    Estudante de Direito

    e-mail: biocarlossimas@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. boa noite so agente de saude de jaboatão dos gurarapes tambei mi sinto mal quando ozo este produto mi da uma dor de cabeça logo e esta saino umas caroso no meu braço e feri enflama

    ResponderExcluir
  3. Boa noite capitão Lauro Botto, boa noite Terezinha.
    Minha amiga, você tem todo direito de pedir exames na sua secretaria de saúde, para averiguar se está intoxicada com o produto, até porque a própria ANVISA, admite que o DIFLUBENZURON seja altamente tóxico, classe II, e pode penetrar no organismo humano pela pele, e vias respiratórias, entre outros, podendo causar lesão em vários órgãos, inclusive no sistema ocular.

    Acesse o Link abaixo e veja você mesmo:

    www.sintsauderj.org.br/docs/luizclaudio.ppt


    Abraço, e cuide-se,



    Biólogo Ambiental Carlos Simas de Búzios-Rj
    Agente Combate as Endemias/FUNASA
    Especialista em controle de pragas urbanas/UFRJ
    Professor pós-graduado em ensino de ciências e biologia
    Estudante de Direito

    e-mail: biocarlossimas@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. boa noite. Sou agente de combate as endemias do municipio de paulista,PE. Aqui estamos c/ o mesmo problema em relação ao diflubenzuron,vários agentes tiveram reações ao manipular o produto,inclusive eu,comunicamos aos nossos superiores e mandaram q procurassemos um especialista e pedisse um laudo.Acho um retrocesso a troca do produto.Sem falar q ñ acredito nesses números q falam na baixa de casos de dengue.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde capitão,sou agente de combate as endemia do município de Aparecida de Goiânia-Goiás.usamos este mesmo produto e por aqui passam mel na boca dos agentes,quando prestei meu concurso não sabia que iria enfrentar uma luta,porém busco informações e formas de repassa-las aos meus colegas.Mas a necessidade de ter um emprego que não dar garantia faz com que a consciência de todos fiquem no esquecimento do mal que este produto esta fazendo a muitos.Se não temos força para derrubar este imagina ficar sem receber o que é de direito" a nossa insalubridade". Havia 4 meses que o prefeito não pagava pela insalubridade se não fosse por força do sindicato a qual fundamos,com o apoio do já existente em Goiânia não teríamos recebido este que é de direito nosso porém buscar exames médicos é a maior dificuldade e já se cogita substituir o diflubenzuron pelo outro antigo larvicida ou abate.(ser-sol,larvin e larvel),descculpem se minha escrita dos componentes estiverem erradas,sobre usar quaisquer deste de maneira correta como?Se não temos EPIs,a bolsa não e apropiada,tudo se mistura(mascara de feltron,luvas que não são descartaveis) como manda o programa e tantas outras irregularidades.Meus colegas a luta e grande não devemos desanimar.

    ResponderExcluir
  6. boa noite sou agente de saude em nova iguaçu rio de janeiro,aqui usa esse larvicida onde todos passam mal,e não fazemos exames e não temos nenhum equipamento,nem sequer uma luva e a prefeitura gasta todo o dinheiro q o governo manda isso é absurdo,obrigado roberto.

    ResponderExcluir