segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CARTA AOS MILITARES ESTADUAIS/RJ - PELO CAP BM ARTUR

Olá a todos,
Dirijo essas palavras, principalmente a todos os Bombeiros Militares e Policiais Militares que moram ou trabalham em quartéis na capital do nosso Estado.
Estive outra vez, como sempre venho fazendo, participando de mais uma caminhada cívica em favor de nossa principal reivindicação, que é a nossa luz no fim do túnel: a aprovação, em Brasília da PEC 300. Existem outras aspirações, além destas e que em todas as manifestações ocorridas, são também reivindicadas. Cabe destacar o desejo
unânime de Bombeiros e Policiais pela NÃO REELEIÇÃO do Governador Sérgio Cabral, principal responsável pelo agravamento de nossa precária situação, resultante de uma política salarial injusta, demagógica, separatista e ilegal, pois fere um dos pilares básicos do militarismo que é a hierarquia. Quando disse, logo no início, que me dirigia, principalmente, a todos os Bombeiros
Militares e Policiais Militares que moram ou trabalham em quartéis na capital do nosso Estado, foi devido a uma triste constatação: o pequeno número de pessoas que ali estavam reunidas no dia 14/01/2010 às 17:30, na passeata que partiu da Candelária e seguiu pela av. Rio Branco até a Cinelândia. Devo admitir: senti-me triste. Não podemos esperar que os nossos colegas façam por nós, aquilo que também nos cabe, por dever moral, por consciência, pela necessidade de dizer “um grande NÃO” a todo esse descaso do governo estadual. Estejam certos que, mesmo tendo visto um número de participantes muito abaixo do que poderia ter sido, eu (e tenho certeza que todos que lá estiveram), saí de lá com a minha alma lavada e a minha consciência de cidadão cumprida. Não nos esqueçamos, que apesar de sermos militares, somos, antes de tudo,
cidadãos e podemos manifestar nosso pensamento livremente, desde que de forma ordeira e pacífica.
Meus caros amigos: que nos unamos cada vez mais. Nós só podemos contar de fato, com a nossa união maciça e muita determinação. Se formos poucos, rirão de nós, não seremos ouvidos. No entanto somos muitos, podemos ser extremamente fortes e com totais condições de promovermos mudanças significativas e positivas para nós. Só precisamos mostrar a nossa cara, somarmos as nossas vozes para não sermos mais ignorados e, ao contrário, nos fazermos ser respeitados. Se formos unidos, tenho certeza, seremos bem sucedidos nos nossos ideais.
Abraço a todos,
Cap BM Artur

5 comentários:

  1. Cap Artur, nunca estivemos tão próximos de uma vitória o quanto estamos agora, digo, vitória em termos de luta por melhores salários. Ser Bombeiro Militar e poder estar presente nos momentos mais tristes e dramáticos do ser humano e ajudá-las, assim como recentemente em Angra dos Reis, Cascadura e agora no Haiti e tantas outras operações. É sem sombra de dúvidas uma das coisas mais gratificantes que vou levar comigo para o resto de minha vida.
    Em relação a NÃO REELEIÇÃO do Governador Sérgio Cabral, ninguém melhor que nós inativos, pois já doamos parte de nossas vidas por uma Corporação que nos engrandece, nos edifica e por vezes nos humilha, como sempre diziam os mais antigos "A casa é boa, ruim é quem manda na casa". Nos tiraram um percentual da Gratificação por Regime Especial de Trabalho (GRET) que recebíamos e isto fazia parte de nossos orçamentos, já tão contabilizados. No meu contracheque tiraram R$326,00, outros valores ainda maiores foram tirados de outros companheiros, diminuindo ainda mais nosso salário. Agora o Governador nos premiam com 5 % de aumento, ainda estão me devendo. E as pensionistas como ficam? estão na maioria das vêzes passando por muitas necessidades.
    Cap Artur, sei que fugi um pouco do que o senhor publicou em sua carta, mas é só para lembrar que existem sim, Bombeiros Militares de fora da capital do nosso estado na luta pelo nossos direitos, assim como a PEC 300 e que se faziam presentes naquela manifestação ordeira que fizemos dia 14/01/2010. Só que são muito poucos, é vergonhosa a quantidade que comparecem em relação a causa pela qual lutamos.
    No dia 14/01/2010 fiquei realmente decepcionado quando cheguei na Candelária, assim como outros poucos amigos que ali estavam. Era um número muito pequeno, imaginei que compareceriam uma multidão. Avenida Rio Branco, Cinelandia, Central do Brasil, é o point.
    Fico feliz em poder sair às ruas com homens e mulheres que deixam de lado títulos e tantas outras coisas para lutarem por uma causa justa e única, a nossa dignidade e valorização como ser humano. Como o senhor mesmo disse "se formos unidos, tenho certeza, seremos bem sucedidos nos nossos ideais". Também saí de lá com minha alma lavada e a minha consciência de cidadão cumprida.
    Obrigado por este espaço onde podemos nos desabafar e falar algo mais que está preso em nossos corações.
    Até dia 25/01/2010 - Marcha Nacional PEC 300.
    2º Sgt BM R/Rem - JPB

    ResponderExcluir
  2. senhor tenente tiraram o site da pec 300 do ar!!!
    será um boicote???
    será que os parlamentares estam com medo da nossa força????
    espero q isso seja um bom sinal...

    ResponderExcluir
  3. Cap. Artur meu companheiro uma das coisas que impediram à ida a passeata foi o tempo que virou e a hora ninguém quer tornar a vida da população, mas um inferno na verdade as percas seriam maiores que os ganhos vamos repensar e fazer direito quem faz errado faz duas vezes tem falado um dos nossos grandes mestres do CBMERJ.

    ResponderExcluir
  4. EU SUGIRO QUE FAÇAMOS INFORMATIVOS DE CONVOCAÇÃO A TODOS. SÓ ASSIM MOSTRAREMOS O QUANTO SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  5. TEMOS QUE TER UMA FORMA DE NOS CONVERGIRMOS. SÓ ASSIM FORMAREMOS UM BLOCO FORTE E COESO. SE NÃO VAI FICAR SAMBA DO CAVALO DOIDO.

    ResponderExcluir