sábado, 16 de janeiro de 2010

MARCHA DEMOCRÁTICA DO RIO NA LUTA PELA CIDADANIA













Éramos poucos.
Cem, um pouco mais, um pouco menos.
A maioria era de Bombeiros Militares.
Os Policiais Militares formaram um grupo reduzido, dentre eles vários do 3º BPM.
Éramos Praças e Oficiais, ativos e inativos.
Os ex-funcionários da Varig compareceram em bom número e com várias faixas.
Éramos médicos, fisioterapeutas, psicólogos, metroviários, ex-funcionários do SAMU 192, funcionários do IASERJ e da Perícia Médica, éramos o povo.
Demos um show de cidadania.
Atravessamos a Avenida Rio Branco, saindo da Candelária e seguindo até a Cinelândia, onde encerramos o ato nas escadarias da Câmara de Vereadores, ouvindo o cântico do Hino do Soldado do Fogo, entoado pelos Bombeiros Militares.
Eu postarei fotografias e vídeos da nossa luta, uma luta de poucos, em prol de milhares.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

3 comentários:

  1. Olá a todos
    Dirijo essas palavras, principalmente a todos os Bombeiros Militares e Policiais Militares que moram ou trabalham em quartéis na capital do nosso Estado.
    Estive outra vez, como sempre venho fazendo, participando de mais uma caminhada cívica em favor de nossa principal reivindicação, que é a nossa luz no fim do túnel: a aprovação, em Brasília da PEC 300. Existem outras aspirações, além destas e que em todas as manifestações ocorridas, são também reivindicadas. Cabe destacar o desejo unânime de Bombeiros e Policiais pela NÃO REELEIÇÃO do Governador Sérgio Cabral, principal responsável pelo agravamento de nossa precária situação, resultante de uma política salarial injusta, demagógica, separatista e ilegal, pois fere um dos pilares básicos do militarismo que é a hierarquia.
    Quando disse, logo no início, que me dirigia, principalmente, a todos os Bombeiros Militares e Policiais Militares que moram ou trabalham em quartéis na capital do nosso Estado, foi devido a uma triste constatação: o pequeno número de pessoas que ali estavam reunidas no dia 14/01/2010 às 17:30, na passeata que partiu da Candelária e seguiu pela av. Rio Branco até a Cinelândia. Devo admitir: senti-me triste. Não podemos esperar que os nossos colegas façam por nós, aquilo que também nos cabe, por dever moral, por consciência, pela necessidade de dizer “um grande NÃO” a todo esse descaso do governo estadual. Estejam certos que, mesmo tendo visto um número de participantes muito abaixo do que poderia ter sido, eu (e tenho certeza que todos que lá estiveram), saí de lá com a minha alma lavada e a minha consciência de cidadão cumprida. Não nos esqueçamos, que apesar de sermos militares, somos, antes de tudo, cidadãos e podemos manifestar nosso pensamento livremente, desde que de forma ordeira e pacífica.
    Meus caros amigos: que nos unamos cada vez mais. Nós só podemos contar de fato, com a nossa união maciça e muita determinação. Se formos pouco, rirão de nós, não seremos ouvidos. No entanto somos muitos, podemos ser extremamente fortes e com totais condições de promovermos mudanças significativas e positivas para nós. Só precisamos mostrar a nossa cara, somarmos as nossas vozes para não sermos mais ignorados e, ao contrário, nos fazermos ser respeitados. Se formos unidos, tenho certeza, seremos bem sucedidos nos nossos ideais.
    Abraço a todos
    Cap BM Artur

    ResponderExcluir
  2. O que o Capitão Arthur escreveu acima deve, ou pelo menos deveria, servir para os companheiros que só sabem reclamar e colocar a culpa de tudo nos oficiais como se as mudanças para melhor dependessem única e exclusivemente deles. Eu tenho 12 anos de corporação, mas antes de ser bombeiro já respirava esssa atmosfera, pois meu avô, assim como meu pai e 3 tios são bombeiros, todos na reserva, e nunca ouvi falar de um momento como o que estamos vivendo hoje, praças e oficiais unidos e se mobilizando, é claro que ainda precisamos de uma mobilização maior, são poucos os coronéis, poucos os oficiais, sim, ainda são poucos que estão "botando a cara", porém, se formos comparar em termos de efetivo, também são muito poucos os praças que estão comparecendo. Qualquer grupo que se forme para conversar, em qualquer quartel de bombeiros, do Estado, terá, no mínimo, todos os seu integrantes insatisfeitos e reclamando da situação, mas, na hora que ele tem que reclamar, no lugar que ele tem para reclamar, isto é nas marchas, nas passeatas, na ALERJ, em Brasília, mandando e-mails, dando telefonemas, ele não faz, só fica ali, naquele grupinho, reclamando, é mais cômodo.
    ACORDA BOMBEIRADA!!! Essa é a hora, vamos parar de SÓ reclamar, colocar a culpa de tudo nos oficiais, no pessoal da saúde etc, vamos parar de colocar a máscara em todo mundo e colocar em nós mesmos, em nossa desunião, em nosso pensamento de se dar bem individualmente. Vamos lutar por melhorias para toda a nossa classe, para os inativos, as pensionistas, TODOS.
    Não adianta não comparecer às marchas e depois ficar sabendo que estavam vazias e dizer que não foram por já saberem que não iria ninguém. Precisamos cada um fazer a sua parte, quando isso acontecer, aí sim seremos realmente FORTES.
    AJUDE VOCÊ TAMBÉM A FAZER HISTÓRIA NO CORPO DE BOMBEIROS.
    CB BM Schirmer.

    ResponderExcluir